collapse

Pesquisa



Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA

  • 4 Respostas
  • 5901 Visualizações
*

Offline Sife

  • ***
  • 50
  • 0
  • Sexo: Feminino
Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA
« em: Setembro 25, 2017, 01:46:38 pm »
Boa tarde colegas,

Entrou um vírus no sistema informático de um cliente, que inclui a contabilidade,facturação e gestão comercial deste cliente. Por azar o disco para onde estavam a ser feitas as copias de segurança, estava ligado ao servidor e perdeu-se  trabalho de seis meses, incluindo o fecho do ano contabilístico .
Penso que a questão da contabilidade passa, por refazer tudo novamente, mas e a facturação do cliente?
Todos os safts foram entregues, e existe arquivo em papel? como devemos proceder? Alguém sabe de algum parecer da AT, sobre este assunto ou já lhe aconteceu o mesmo?
Se refizer factura a factura, os safts não serão iguais, pois vão ter códigos diferentes certo?
Alguém que me ajude, por favor.

Obrigada
Sónia

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA
« Responder #1 em: Setembro 25, 2017, 04:34:12 pm »
A resposta que o fisco vai dar é £§€£€§§ seu, tem que recuperar tudo tal e qual...

Se não conseguir recuperar (não sei se já tentaram aceder às versões anteriores segundo o método posto abaixo que em muitos casos safa coisas deste estilo com pouca perda de dados...) a melhor coisa é copiar os elementos das facturas em papel, para o programa, incluindo erros e dados desactualizado s de forma a que cada factura fique tal e qual o original.
A contabilidade terá que ser lançada tudo de novo (no final pode admitir estar tudo igual se os balancetes baterem certo...).
Na facturação não se preocupe em mudar a data ao computador, o hash (conjunto de caracteres) da licença do programa não vai ser igual, e portanto o hash da assinatura de cada factura não vai ser igual, logo não vale a pena o trabalho de mudar a data ao computador, portanto apenas tem que meter as facturas por ordem cronológica (assim como eu digo, consegue meter hoje facturas de dia 10 - exemplo aleatório - mas depois de meter não consegue meter facturas de dia 9 e antes).

Se o seu servidor é windows server (outros também tem isto mas só sei usar no windows server):
- Primeiro tem que limpar o sistema ou pelo menos inactivar o vírus (que provavelmente está num posto de trabalho com partilhas para tudo o que foi afectado o servidor e o backup, e se isto se confirmar basta desligar os cabos de rede do servidor basta).
- Depois entra na pasta aonde tem as cópias de segurança (o computador a usar depende do sistema, se é posto ou servidor, se precisar de ser posto liga um computador, que tem a certeza estar limpo directamente por cabo ao servidor).
- Clica na pasta com o botão direito do rato.
- Da lista de opções que agora aparece, seleccionar propriedades.
- Na janela que agora abre, aceda ao separador Versões anteriores.
- Nas versões que agora aparecem, seleccionar uma versão da altura que saiba que tudo está ok.
- Clicar em Abrir.
- Copiar todos os ficheiros para uma pen.
- Enviar os ficheiros para a empresa que faz o programa.

Algumas programas super-mega-hiper-basicos não usam bases de dados "normais", as que usam são "simplificadas" (Por exemplo alguns programas da Filosoft) e então copiam os ficheiros de trabalho, e então se não conseguir reparar as cópias de segurança pode tentar recuperar os ficheiros, e se conseguir usar os ficheiros como cópias de segurança.
Mais concretamente, no exemplo da filosoft que eu dei acima, tem que abrir uma nova empresa vazia, igual à empresa anterior, e depois tem que trocar todos os ficheiros dessa empresa vazia pela empresa que recuperou.

Nos outros programas de gestão, mais "normais" se não conseguir recuperar os ficheiros de backup, como eu pus acima, na primeira parte, pode tentar recuperar os ficheiros do programa do mesmo modo, e neste caso precisa de enviar os ficheiros à empresa do programa, as bases de dados terão dependências em todo o computador e não vai poder recuperar como coloquei na segunda parte.
Depois de ter os ficheiros, a empresa vai gerar o backup e remete-lhe de volta, e então repõe o backup...

Se tiver ficheiros a recuperar demasiado grandes, na casa dos poucos gigas se usar um disco ou uma pen, terá que ter o disco ou a pen formatado em ntfs ou ex-fat, o tradicional fat32 só suporta ficheiros até um limite de tamanho de cada ficheiro de poucos gigas (fat não me lembro, penso só suportar ficheiros com menos de 4 ou 3gb).

*

Offline Sife

  • ***
  • 50
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA
« Responder #2 em: Setembro 26, 2017, 07:28:56 pm »
Obrigada,

A base de dados que já está reposta e é a de Fevereiro, a minha preocupação é com as diferenças que possam existir no saft, pois segundo o que percebi cada fatura terá um código diferente.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA
« Responder #3 em: Setembro 27, 2017, 10:17:39 am »
Obrigada,

A base de dados que já está reposta e é a de Fevereiro, a minha preocupação é com as diferenças que possam existir no saft, pois segundo o que percebi cada fatura terá um código diferente.
Exacto, o hash (conjunto de caracteres) gerado pelo processo de assinatura será diferente, mas se não conseguir recuperar ou os backup ou os dados originais não consegue fazer nada melhor, tem que ficar com esse código diferente.

*

Offline Sife

  • ***
  • 50
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Perdemos os dados de faturação e contabilidade AJUDA
« Responder #4 em: Setembro 27, 2017, 10:28:31 am »
 obrigada

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
3727 Visualizações
Última mensagem Dezembro 01, 2008, 01:54:57 pm
por Contabilistas.net
1 Respostas
2545 Visualizações
Última mensagem Novembro 29, 2012, 05:26:38 pm
por José Manuel Mota
4 Respostas
2772 Visualizações
Última mensagem Abril 09, 2013, 09:53:49 am
por odete
1 Respostas
3035 Visualizações
Última mensagem Julho 24, 2014, 11:41:50 am
por debsousa
20 Respostas
15160 Visualizações
Última mensagem Outubro 05, 2014, 11:50:45 am
por carlasoaresvaz

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.