Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Dúvidas Modelo 10

5 Respostas    8.728 Visualizações

Iniciado por ccdiana, Janeiro 22, 2018, 04:43:07 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ccdiana

Olá colegas,

Tenho lido tanta coisa sobre a Modelo 10 que já estou completamente confusa. :(
Em que situações devemos entregar esta declaração?
Apenas quando existem retenções na fonte pagas (excepto as da cat.A já comunicadas nas DMR's)? (ex: quando possuímos faturas de trabalhadores da Cat B e que foi paga Ret na Fonte à AT no mês correspondente).
Independentemente de existir ou não retenção na fonte, uma empres deve apresentar nesta declaração todas os valores relativos a faturas emitidas por um ENI?

Alguém me pode ajudar pf?

Melhores cumprimentos

VítorCorreia

Boa Tarde

As modelos 10 servem para declarar todos os rendimentos pagos, excetuando os que já estão nas DMR, referentes ao trabalho dependente.
Visto isto, terá de ser declarado na Modelo 10, desde o R.V. com ou sem retenção, a passar pelas faturas de trabalhadores independentes sujeitos a retenção, e a terminar nos recibos de renda.

Espero ter sido explicito

alexandersanto

E se for uma fatura passada por um restaurante na qual o dono esta colectado em nome individual? Também se declara na modelo 10?

E já agora no quadro 5 campo 3, da modelo 10, o valor declarado incluí também o IVA, ou seja é o valor total da fatura?

Alex


ccdiana

Também tenho um caso desses e tenho igualmente essa dúvida.

Já tem algum esclarecimnto clega?

Citação de: alexandersanto em Janeiro 30, 2018, 07:08:51 PM
E se for uma fatura passada por um restaurante na qual o dono esta colectado em nome individual? Também se declara na modelo 10?

E já agora no quadro 5 campo 3, da modelo 10, o valor declarado incluí também o IVA, ou seja é o valor total da fatura?

Alex

ANDS

Citação de: alexandersanto em Janeiro 30, 2018, 07:08:51 PM
E se for uma fatura passada por um restaurante na qual o dono esta colectado em nome individual? Também se declara na modelo 10?

E já agora no quadro 5 campo 3, da modelo 10, o valor declarado incluí também o IVA, ou seja é o valor total da fatura?

Alex
Por acaso nunca me tinha ocorrido essa questão do restaurante, mas faz sentido a sua questão. Nunca o considerei.

No quadro 5 campo 3 é valor base sem IVA. Esse valor que aí vai colocar, irá depois ser considerado como rendimento na Mod 3 do independente/empresário. Não faz muito sentido levar o IVA também, se bem que entendo que a sua questão se prenda com uma empresa que não deduz IVA.

Patacôncio

Olá,

No caso de um adiantamento a um prestador de serviços efetuado no mês de dezembro de N, cuja fatura/recibo apenas foi emitida no mês de fevereiro de N+1, na qual consta a retenção na fonte, em que mês deve ser efetuada a retenção (em dezembro ou em fevereiro)?

Obrigado