collapse

Pesquisa



Ata para a mudança da morada da sede social encontra-se incompleta

  • 3 Respostas
  • 13926 Visualizações
*

Offline Débora Mateus

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Feminino
Boa tarde colegas,

Venho por este meio solicitar a vossa colaboração a fim de me ajudarem a esclarecer como corrigir o erro duma ata relativa à mudança da morada da sede social que se encontra incompleta.

Foi elaborada uma ata para a mudança da morada da sede da empresa onde apenas consta a alteração da morada e não faz referência à alteração do respetivo artigo do pacto social.

Das duas hipóteses abaixo qual vos parece a forma mais correta de contornar este problema?

1) Elaborar uma segunda ata, em tudo semelhante à anterior, mas cuja ordem de trabalhos será "Alteração do Pacto Social" onde se irá referir qual o artigo do pacto social que foi alterado. Assim, teremos duas atas relativas à mesma questão, sendo a primeira referente à alteração da morada da sede da sociedade e a segunda ata, uma continuação da primeira, onde se altera o pacto social.

2) Elaborar uma nova ata, fazendo referência que anterior está incompleta, onde conste os dois pontos da ordem de trabalho, a saber, a alteração da morada da sede da empresa e a alteração do pacto social.

Da vossa experiência qual vos parece ser a forma correta de atuar?

Aproveito ainda a ocasião para vos perguntar qual o prazo para efetuar o registo da alteração da morada da sede na Conservatória do Registo Comercial após o facto ocorrido?

Muito obrigada,
Débora

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Ata para a mudança da morada da sede social encontra-se incompleta
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2018, 02:06:24 pm »
Elaborar outra acta.
A maneira mais simples é a assembleia reunir e delibera outra vez a mudança da sede, e acrescenta a alteração dos estatutos, sem mencionar a primeira acta.
Eu digo isto porque estou pessimista em relação às duas actas darem o "nó" na cabeça de quem tratar disto na conservatória, e se fizer assim como eu digo será igual a todas as alterações de estatutos que as funcionárias fazem...
E leia os estatutos, talvez não seja preciso acta da assembleia geral e com isso chatear os sócios ou accionistas todos, basta a administração (no caso das S. A.) ter autorização nos estatutos para que ela possa alterar a sede sozinha...

*

Offline Débora Mateus

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Ata para a mudança da morada da sede social encontra-se incompleta
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2018, 01:45:56 pm »
Boa tarde colegas,

Obrigada colega kushinadaime pela partilha da sua opinião.

No entanto, entrei em contacto com a Conservatória do Registo Comercial para esclarecer as dúvidas e obtive a seguinte resposta.

Não estando a ata errada, mas apenas incompleta, poderemos fazer um aditamento à ata onde mencionamos a alteração do artigo do pacto social e a nova redação do mesmo, que terá de ser assinado por quem obriga a sociedade.

Assim, efetua-se o registo na conservatória apenas de uma ata e não de duas atas. Cada ata está sujeita a um registo e cada registo são 200€.

Temos 60 dias para proceder ao registo na conservatória após a ocorrência do facto.

Obrigada,
Débora

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Ata para a mudança da morada da sede social encontra-se incompleta
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2018, 08:42:01 pm »
A informação está correcta se foi o órgão de gestão que fez a acta inicial, mas tenha o cuidado, se foi foi substituido um administrador (por exemplo) quem assina é o administrador que assinou a outra acta, basicamente as adendas são assinadas por quem assinou o documento original pois são correcções a declarações ou estipulações que eles fizeram.

A minha sugestão, como expliquei baseou-se apenas no meu pessimismo...

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
2019 Visualizações
Última mensagem Julho 27, 2012, 10:56:49 am
por jcsilva
0 Respostas
4330 Visualizações
Última mensagem Dezembro 09, 2013, 10:10:46 pm
por cace
1 Respostas
1850 Visualizações
Última mensagem Dezembro 04, 2015, 10:20:01 am
por jana1821
5 Respostas
2056 Visualizações
Última mensagem Abril 02, 2016, 10:53:58 am
por Shrek
1 Respostas
1097 Visualizações
Última mensagem Janeiro 17, 2024, 04:40:51 pm
por AndreiaM

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.