Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Iva Arredondamentos

4 Respostas    6.097 Visualizações

Iniciado por lenao20, Maio 30, 2019, 05:48:44 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

lenao20

Boa tarde,

Gostaria de colocar a seguinte questão:
Com a importação do ficheiro saft na contabilidade surgiu-me um problema em relação ao valor que o programa me integra na contabilidade em relação ao valor do iva e da minha 72. o valor contabilistico é diferente em relação ao total comunicado através do saft no e-fatura. As diferenças de arredondamentos de um trimestre em relação a conta de iva chega a  ser mais de 50 € . Já vos aconteceu o mesmo ?
Quando não tinha que lançar todas as faturas lançava pelo mapa mensal agora uma a uma acontece-me isto.

kushinadaime

O correcto é o lançamento de cada factura ser igual à factura emitida.
..........
Já verificou se não há facturas em que a matemática está incorreta?
E já verificou se não há facturas integradas por valores errados?
Cá para mim estes são os dois primeiros passos, que vão indicar aonde está o erro.

lenao20

o meu problema é que são mais de 3 mil faturas simplificadas :)

martasnows

Tenho exatamente o mesmo problema colega! E também num cliente com mais de 5000 faturas mensais (área da restauração) ... não sei como resolver pois o valor total do IVA é igual no E-Fatura e na Contabilidade mas separando as taxas as bases não batem certo com o imposto! Penso que sejam faturas com matemáticas trocadas mas é-me praticamente impossível descobrir quais tendo em conta a quantidade...

kushinadaime

Sendo integradas faz-se bem as contas.
Tira-se os extracto de contas 7 e 243 por semana, e vê-se os totais...
Na semana em causa Tira-se os extractos por dias e vê-se os totais...
Depois, se o erro se concentrar em dias específicos é ver o dia.

Alguns programas, tem uma função de diagnóstico de IVA exactamente para isto.

Cá para mim, isto é uma das principais séries usadas com arredondamento mal configurado, pelo que se fizerem uma amostragem aleatória de facturas dessas séries descobrem.