Boa tarde,
Sou um trabalhador independente à cerca de 7 meses que procuro um(a) contabilista (Distrito do Porto) no sentido de começar a receber orientação/ajuda fiscal. Ao longo destes meses tenho juntado uma série de questões que gostava de debater e esclarecer a título mais privado.
Gostava de saber onde posso procurar um profissional e que indicadores devo utilizar para o filtrar. Vocês tem um número de cédula? Existem níveis? Ou é o salve-se quem puder? São todos bons e vence aquele que tiver mais conversa!? Já contactei (via telefone, numa primeira abordagem) quatro contabilistas e todos tiveram a lata de me pedir o utilizador e password para aceder ao meu portal das finanças. Segundo eles, era para dar uma vista de olhos!

Está tudo tolo, é o que concluo! Espero que esta onda não passe para os gestores dos bancos. Senão daqui a nada terei que dar o pin do cartão para ele dar uma vista de olhos... Enfim!
Como é óbvio, pretendo pagar. Procuro é um serviço profissional, com seriedade e sigilo.
Entretanto gostava de saber a V/opinião referente ao mercado de contabilista. Pelo que tenho percebido (entre conversas com outros colegas da minha área) isto é um pouco salve-se quem puder, os processos das finanças são um pouco como instalar um programa no windows (next...next...
next), se vier uma carta das finanças é pagar e não pergunta o porquê.
Outra coisa que me tenho deparado é a falta de informação. Obviamente que encontro muita "coisa" na net. Mas o que eu gostava mesmo era de ler nas fontes. Pois existem sites que escrevem matérias sobre os assuntos, mas eu acho que devia-se era publicar as fontes e explicar como pesquisar na mesma. Senão andamos sempre no "disse que disse"! Eu como utilizador acho o site das finanças um pouco confuso... Por isso deixo a dica para os contabilistas que desejem clarificar e defender o seu trabalho. Espero que esta publicação seja útil.
Melhores Cumprimentos