collapse

Pesquisa



TI versus ENI

  • 6 Respostas
  • 5273 Visualizações
*

Offline anasoraia89

  • **
  • 20
  • 0
  • Sexo: Feminino
TI versus ENI
« em: Julho 15, 2019, 02:54:38 pm »
Caros colegas

Alguém me sabe dizer onde se encontra legislado a diferença entre um Trabalhador independente (TI) e um Empresário em Nome Individual (ENI)?
A segurança social diz que são todos TI's, mas que alguns destes são também ENI's, porque praticam vendas. Assim sendo como é que tenho clientes que tem turismo rural (e como tal não estão isentos de entregar a Declaração Trimestral e do respetivo pagamento) e outros que gerem imóveis de terceiros e ficaram enquadrados na SS como ENI's?
Já contactei a SS, mas não fazem nada e dizem ser esse o enquadramento.
Alguém me consegue elucidar com leis, decretos, etc?
Grata desde já.

*

Offline luisagoncalves

  • **
  • 35
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: TI versus ENI
« Responder #1 em: Julho 17, 2019, 11:08:48 am »
Posso estar enganada, mas esta diferenciação levanta muitas dúvidas... acho que é geral.
Segundo li, se não estiver trocada, TI's apenas prestam serviços enquanto que ENI's prestam serviços e venda de bens.

Se estiver enganada, que me corrijam os colegas que tiverem mais esclarecidos :)

Não sei qual a legislação que sustenta tal distinção.
Luísa Gonçalves

*

Offline anasoraia89

  • **
  • 20
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: TI versus ENI
« Responder #2 em: Julho 18, 2019, 11:22:12 am »
Posso estar enganada, mas esta diferenciação levanta muitas dúvidas... acho que é geral.
Segundo li, se não estiver trocada, TI's apenas prestam serviços enquanto que ENI's prestam serviços e venda de bens.

Se estiver enganada, que me corrijam os colegas que tiverem mais esclarecidos :)

Não sei qual a legislação que sustenta tal distinção.
Obrigado colega. Faz sentido o que diz, agora o que a SS diz é que não.
Sendo TI's que só prestam serviços (são esses os seus únicos CAE's) como é que os enquadraram em ENI's?
Queria refutar junto deles, mas queria algo em que sustentar o meu argumento.
Obrigado desde já pela ajuda :)

*

Offline nuno50

  • ***
  • 181
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: TI versus ENI
« Responder #3 em: Julho 18, 2019, 12:21:11 pm »
Faz sentido o que diz, agora o que a SS diz é que não.

Típico! A maior parte dos funcionários que por lá anda nada sabe. E fazem ainda pior, induzem em erro e provocam situações que resultam em coimas mas depois declinam qualquer responsabilida de. E na AT é igual.

*

Offline GENTIL

  • **
  • 15
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: TI versus ENI
« Responder #4 em: Dezembro 13, 2019, 03:02:00 pm »

Com votos de BOM NATAL subscrevo a afirmação do colega nuno50!

*

Offline nelsonm

  • ***
  • 141
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: TI versus ENI
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2019, 08:43:18 pm »
Boa noite,

Muito daí vem do que é preenchido na declaração de inicío de atividade de cada sujeito passivo. Por exemplo, seleccionado "Rendimentos Profissionais e Empresariais" assume que é um ENI, já ao marcar apenas "Rendimentos Profissionais" estamos perante um TI. O que também leva à atribuição de taxas de contribuição diferentes, 21,4% para TI e 25,2% para ENI.

*

Offline Joaquim Alexandre

  • ****
  • 348
  • 21
  • Sexo: Masculino
  • Ignorantia legis neminem excusat
Re: TI versus ENI
« Responder #6 em: Dezembro 17, 2019, 01:52:58 am »
Caros colegas

Alguém me sabe dizer onde se encontra legislado a diferença entre um Trabalhador independente (TI) e um Empresário em Nome Individual (ENI)?
A segurança social diz que são todos TI's, mas que alguns destes são também ENI's, porque praticam vendas. Assim sendo como é que tenho clientes que tem turismo rural (e como tal não estão isentos de entregar a Declaração Trimestral e do respetivo pagamento) e outros que gerem imóveis de terceiros e ficaram enquadrados na SS como ENI's?
Já contactei a SS, mas não fazem nada e dizem ser esse o enquadramento.
Alguém me consegue elucidar com leis, decretos, etc?
Grata desde já.

Boa tarde

TI e ENI são profissionais que exercem actividades em nome individual, porém, com carácter distintivo - apesar de um sujeito passivo poder ser, simultâneament e, TI e ENI.

Tudo depende da actividade que vai exercer e, em coerência, da forma como preenche a Declaração de Início de Actividade.

Assim:

TRABALHADOR INDEPENDENTE OU PROFISSIONAL LIBERAL

a) Aufere rendimentos profissionais;
b) A sua actividade encontra-se enquadrada por um dos códigos da tabela do artigo 151º do CIRS (excepto o código 1519, como se pode confirmar na página 3 das instruções de preenchimento do anexo B da Declaração Modelo 3);
c) Pode possuir programa próprio de facturação, ou emitir facturas manuais (dentro do limite legal de VN, volume de negócios), ou, ainda, usar o modelo de Factura-Recibo do Portal das Finanças.
d) Se o VN ultrapassar o limite de 10.000 € / ano, além de ter de enquadrar-se no regime normal do IVA em Janeiro do ano seguinte, tem de informar, a partir do mês em que tal limite é superado, todos os clientes possuidores de contabilidade organizada de que devem fazer-lhe a retenção, em sede de IRS, de 25% do valor base de cada factura;


EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL

a) Aufere rendimentos empresariais;
b) A sua actividade não se encontra enquadrada por um dos códigos da tabela do artigo 151º do CIRS - excepção feita ao código 1519;
c) Pode possuir programa próprio de facturação, ou emitir facturas manuais (dentro do limite legal de volume de negócios), ou, ainda, usar o modelo de Factura-Recibo do Portal das Finanças;
d) Se o VN ultrapassar o limite de 10.000 € / ano, além de ter de enquadrar-se no regime normal do IVA em Janeiro do ano seguinte, tem de informar, a partir do mês em que tal limite é superado, todos os clientes possuidores de contabilidade organizada de que devem fazer-lhe a retenção, em sede de IRS, de 11,5 % do valor base de cada factura, se se tratar, por exemplo, de actividades de serviço de limpeza ou de actividades não específicas, enquadradas pelo código 1519 - e só por esse - da tabela do artigo 151º do CIRS.

NOTA 1: Se a actividade consistir na venda de bens, não existe retenção de IRS;
NOTA 2: Se a actividade consistir em prestação de serviços em que os materiais possam ser separados da mão-de-obra, a retenção de 11,5% apenas recai sobre a mão-de-obra;

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
14 Respostas
48552 Visualizações
Última mensagem Maio 10, 2012, 03:21:19 pm
por Kitty18
2 Respostas
4142 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 26, 2013, 12:59:00 pm
por kushinadaime
2 Respostas
7994 Visualizações
Última mensagem Março 02, 2013, 11:45:49 am
por kushinadaime
1 Respostas
1975 Visualizações
Última mensagem Abril 26, 2014, 06:33:10 pm
por Sandra Georgina
0 Respostas
1566 Visualizações
Última mensagem Março 21, 2019, 04:05:37 pm
por Desígnio Positivo

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.