Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Novas regras exames OCC - Covid-19

Iniciado por marlenemarques, Setembro 19, 2020, 05:21:56 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

marlenemarques

Olá!  :)
Fiz a inscrição para o exame de Outubro de 2020, contudo ainda não recebi a carta da OCC a confirmar a presença no mesmo, vocês já receberam?
Mas a minha dúvida é sobre as novas regras, compreendi tudo expeto da nova forma de calculo da cotação final do exame. Pois esta frase :"Em cada parte de 1,5 horas, serão apresentadas 25 questões aos candidatos, esperando-se que respondam a pelo menos 20 dessas, para possibilidade de obtenção da cotação máxima" deixa-me baralhada!
Como temos de acertar 20 respostas em 25? Ou seja 40 em 50?
Se alguém conseguir me explicar eu fico grata.
Se existir outras regras que possa desconhecer digam...
Orbigada! 

veramagalhaes1984

Bom dia,

eu recebi apenas oficio em que a minha candidatura tinha sido aceite e que posteriormente seria informada de data, matéria, local... e até agora nada! ando completamente perdida no estudo

Rosário SS

Boa tarde,

Pelo que percebi se respondermos a 40 questões temos a pontuação máxima, ou seja, temos de responder no mínimo a 19 questões corretamente para passar no exame (sem considerar que erramos alguma).

A OCC costuma enviar a carta a informar onde será realizado o nosso exame umas 2/3 semanas antes do exame.

Pelo que li o exame pode ser presencial ou não. Caso seja online têm de nos informar até dia 30 de setembro, é isso?

veramagalhaes1984

espero mesmo que não seja online.. pois obriga a uma entrevista perante o júri :/

GonçaloDinis

Quanto às perguntas tambem não entendi muito bem. Será que vão descontar? E se, por exemplo, não responder a 10 questões, acertar 39, e errar uma? Mesmo que desconte 0,1 valores , tenho 19,1 ou 15,5 valores?

Sim, como aqui foi dito, a carta com a convocatoria so chega poucas semanas antes do dia do exame.

Posso estar enganado, mas não acredito que seja online. Acaba por ser mais complicado para os candidatos, assim como para a Ordem e para quem vigia os exames. Acredito que só mesmo em ultimo recurso recorrem a isso.

Daqui por mais uns dias penso termos resposta a isto tudo  ;)

pat85icia85

Olá, perante as mesmas dúvidas que todos vocês, a resposta que obtive da ordem por email foi a seguinte:

1)- O n.º total de questões é de 25, sendo que a cotação máxima será atribuída apenas a 20 questões;
2)- As questões erradas serão descontadas.

Após esta resposta, continuo sem perceber como vai ser este exame e, o facto de ser de 1:30h cada parte até me assusta  :-\

mpt

Citação de: veramagalhaes1984 em Setembro 21, 2020, 03:00:44 PM
espero mesmo que não seja online.. pois obriga a uma entrevista perante o júri :/

Boa tarde,
pode indicar-me sff onde leu a informação da realização do exame online?
Obrigada
Cumprimentos,
MT

veramagalhaes1984

Citação de: mpt em Setembro 22, 2020, 07:04:30 PM
Citação de: veramagalhaes1984 em Setembro 21, 2020, 03:00:44 PM

Boa tarde,
pode indicar-me sff onde leu a informação da realização do exame online?
Obrigada

tinha sido neste documento que pelos vistos sofreu alteração (pois agora não leio essa informação)

https://www.occ.pt/fotos/editor2/faq_alta3_3set2020.pdf

Helenafernandes5

O regime excecional foi eliminado do site da OCC (aquele que tinha como hipótese o exame online e entrevista)....

Rui Carmo

Bom dia a todos,

Já têm alguma novidade/desenvolvimento relativamente a este assunto? Mais concretamente, questiono se já receberam alguma carta? Continuo sem receber (à excepção da carta que me me confirmam a aceitação/inscrição para exame).. Relativamente ao estudo, confesso que estou um pouco atrapalhado. Está a ser bastante complicado. Tenho uma filha pequena e além disso já lá vai algum tempo em que não estudava então torna-se muito complicado gerir tudo. Espero ainda estar a tempo mas tenho de me aplicar a 1000% agora. Pergunto-vos honestamente, qual o conselho que me dão? Sabem-me elucidar os pesos das respectivas matérias no exame (por exemplo, Ética 10%; Financeira 30% etc)?

Muito obrigado a todos,

Boa sorte e bom estudo para todos!!
Rui

anacarrilho

Citação de: Rui Carmo em Outubro 08, 2020, 07:08:00 AM
Bom dia a todos,

Já têm alguma novidade/desenvolvimento relativamente a este assunto? Mais concretamente, questiono se já receberam alguma carta? Continuo sem receber (à excepção da carta que me me confirmam a aceitação/inscrição para exame).. Relativamente ao estudo, confesso que estou um pouco atrapalhado. Está a ser bastante complicado. Tenho uma filha pequena e além disso já lá vai algum tempo em que não estudava então torna-se muito complicado gerir tudo. Espero ainda estar a tempo mas tenho de me aplicar a 1000% agora. Pergunto-vos honestamente, qual o conselho que me dão? Sabem-me elucidar os pesos das respectivas matérias no exame (por exemplo, Ética 10%; Financeira 30% etc)?

Muito obrigado a todos,

Rui

Bom dia,

Ainda não recebi nenhuma carta, no entanto, penso que durante esta semana ou a próxima iremos receber a convocatória. De acordo com colegas que ligaram para a OCC, cada pergunta valerá 0,5 pontos, sendo que as erradas irá descontar 0,1 à semelhança dos outros exames. Isto significa que das 50 perguntas totais para podermos passar teremos que fazer 20 questões e acertá-las.

As ponderações de cada matéria variam de exame para exame. A primeira parte é um mix de matérias de Financeira, Ética, Fiscalidade e Analítica, sendo que a segunda parte é específica. Geralmente entre 5 a 7 questões de cada área.

É necessário ter atenção às últimas alterações em matérias de Ética e Deontologia, nomeadamente o Justo Impedimento, lei essa que saiu há dias, bem como levar um Código Fiscal actualizado.

Cumprimentos,
Ana Carrilho

Rui Carmo

Citação de: anacarrilho em Outubro 08, 2020, 09:19:35 AM
Citação de: Rui Carmo em Outubro 08, 2020, 07:08:00 AM
Bom dia a todos,

Muito obrigado a todos,

Rui

Bom dia,

Ainda não recebi nenhuma carta, no entanto, penso que durante esta semana ou a próxima iremos receber a convocatória. De acordo com colegas que ligaram para a OCC, cada pergunta valerá 0,5 pontos, sendo que as erradas irá descontar 0,1 à semelhança dos outros exames. Isto significa que das 50 perguntas totais para podermos passar teremos que fazer 20 questões e acertá-las.

As ponderações de cada matéria variam de exame para exame. A primeira parte é um mix de matérias de Financeira, Ética, Fiscalidade e Analítica, sendo que a segunda parte é específica. Geralmente entre 5 a 7 questões de cada área.

É necessário ter atenção às últimas alterações em matérias de Ética e Deontologia, nomeadamente o Justo Impedimento, lei essa que saiu há dias, bem como levar um Código Fiscal actualizado.

Cumprimentos,
Ana Carrilho

Muito obrigado pela resposta!

Cumprimentos,

Filipe1989

Boa tarde a todos!
Parece que a FAQ sobre os exames foi novamente atualizada
https://www.occ.pt/fotos/editor2/faq_altb.pdf

Ao contrário da de 3/set já não fala na divisão de 1h30 cada parte e menciona apenas 40 questões.

Helenafernandes5

Não ficaria nada mal há ordem publicar as regras em concreto para o exame.

GonçaloDinis

Sim as unicas diferenças em relação a setembro é referirem ser 40 perguntas e não dizem se o exame é dividido em 2 partes (1:30min + 1:30min).
Temo que ainda vamos ter um exame sem intervalo. Tambem gostava de saber se as questões erradas descontam.