collapse

Pesquisa

Novas regras exames OCC - Covid-19

• 18 Respostas
  • 576 Visualizações
*

Offline marlenemarques

• **
  • 24
  • 0
Novas regras exames OCC - Covid-19
« em: Setembro 19, 2020, 05:21:56 pm »
Olá!  :)
Fiz a inscrição para o exame de Outubro de 2020, contudo ainda não recebi a carta da OCC a confirmar a presença no mesmo, vocês já receberam?
Mas a minha dúvida é sobre as novas regras, compreendi tudo expeto da nova forma de calculo da cotação final do exame. Pois esta frase :"Em cada parte de 1,5 horas, serão apresentadas 25 questões aos candidatos, esperando-se que respondam a pelo menos 20 dessas, para possibilidade de obtenção da cotação máxima" deixa-me baralhada!
Como temos de acertar 20 respostas em 25? Ou seja 40 em 50?
Se alguém conseguir me explicar eu fico grata.
Se existir outras regras que possa desconhecer digam...
Orbigada! 

*

Offline veramagalhaes1984

• 108
  • 0
Re: Novas regras exames OCC - Covid-19
« Responder #1 em: Setembro 21, 2020, 10:57:01 am »
Bom dia,

eu recebi apenas oficio em que a minha candidatura tinha sido aceite e que posteriormente seria informada de data, matéria, local... e até agora nada! ando completamente perdida no estudo

« Responder #2 em: Setembro 21, 2020, 12:20:13 pm »
Boa tarde,

Pelo que percebi se respondermos a 40 questões temos a pontuação máxima, ou seja, temos de responder no mínimo a 19 questões corretamente para passar no exame (sem considerar que erramos alguma).

A OCC costuma enviar a carta a informar onde será realizado o nosso exame umas 2/3 semanas antes do exame.

Pelo que li o exame pode ser presencial ou não. Caso seja online têm de nos informar até dia 30 de setembro, é isso?

*

• 108
  • 0
« Responder #3 em: Setembro 21, 2020, 03:00:44 pm »
espero mesmo que não seja online.. pois obriga a uma entrevista perante o júri :/

*

Offline GonçaloDinis

• 204
  • 10
« Responder #4 em: Setembro 21, 2020, 08:22:31 pm »
Quanto às perguntas tambem não entendi muito bem. Será que vão descontar? E se, por exemplo, não responder a 10 questões, acertar 39, e errar uma? Mesmo que desconte 0,1 valores , tenho 19,1 ou 15,5 valores?

Sim, como aqui foi dito, a carta com a convocatoria so chega poucas semanas antes do dia do exame.

Posso estar enganado, mas não acredito que seja online. Acaba por ser mais complicado para os candidatos, assim como para a Ordem e para quem vigia os exames. Acredito que só mesmo em ultimo recurso recorrem a isso.

Daqui por mais uns dias penso termos resposta a isto tudo  ;)

*

Offline pat85icia85

• 128
  • 0
« Responder #5 em: Setembro 21, 2020, 08:57:32 pm »
Olá, perante as mesmas dúvidas que todos vocês, a resposta que obtive da ordem por email foi a seguinte:

1)- O n.º total de questões é de 25, sendo que a cotação máxima será atribuída apenas a 20 questões;
2)- As questões erradas serão descontadas.

Após esta resposta, continuo sem perceber como vai ser este exame e, o facto de ser de 1:30h cada parte até me assusta  :-\

*

Offline mpt

• **
  • 25
  • 0
« Responder #6 em: Setembro 22, 2020, 07:04:30 pm »
espero mesmo que não seja online.. pois obriga a uma entrevista perante o júri :/

Boa tarde,
pode indicar-me sff onde leu a informação da realização do exame online?
Obrigada
Cumprimentos,
MT

*

• 108
  • 0
« Responder #7 em: Setembro 25, 2020, 11:23:57 am »

Boa tarde,
pode indicar-me sff onde leu a informação da realização do exame online?
Obrigada

tinha sido neste documento que pelos vistos sofreu alteração (pois agora não leio essa informação)

https://www.occ.pt/fotos/editor2/faq_alta3_3set2020.pdf

*

Offline Helenafernandes5

• **
  • 17
  • -1
« Responder #8 em: Setembro 26, 2020, 06:27:11 pm »
O regime excecional foi eliminado do site da OCC (aquele que tinha como hipótese o exame online e entrevista)....

*

Offline Rui Carmo

• **
  • 27
  • 0
« Responder #9 em: Outubro 08, 2020, 07:08:00 am »
Bom dia a todos,

Já têm alguma novidade/desenvolvimento relativamente a este assunto? Mais concretamente, questiono se já receberam alguma carta? Continuo sem receber (à excepção da carta que me me confirmam a aceitação/inscrição para exame).. Relativamente ao estudo, confesso que estou um pouco atrapalhado. Está a ser bastante complicado. Tenho uma filha pequena e além disso já lá vai algum tempo em que não estudava então torna-se muito complicado gerir tudo. Espero ainda estar a tempo mas tenho de me aplicar a 1000% agora. Pergunto-vos honestamente, qual o conselho que me dão? Sabem-me elucidar os pesos das respectivas matérias no exame (por exemplo, Ética 10%; Financeira 30% etc)?

Muito obrigado a todos,

Boa sorte e bom estudo para todos!!
Rui

*

Offline anacarrilho

• 77
  • 4
« Responder #10 em: Outubro 08, 2020, 09:19:35 am »
Bom dia a todos,

Já têm alguma novidade/desenvolvimento relativamente a este assunto? Mais concretamente, questiono se já receberam alguma carta? Continuo sem receber (à excepção da carta que me me confirmam a aceitação/inscrição para exame).. Relativamente ao estudo, confesso que estou um pouco atrapalhado. Está a ser bastante complicado. Tenho uma filha pequena e além disso já lá vai algum tempo em que não estudava então torna-se muito complicado gerir tudo. Espero ainda estar a tempo mas tenho de me aplicar a 1000% agora. Pergunto-vos honestamente, qual o conselho que me dão? Sabem-me elucidar os pesos das respectivas matérias no exame (por exemplo, Ética 10%; Financeira 30% etc)?

Muito obrigado a todos,

Rui

Bom dia,

Ainda não recebi nenhuma carta, no entanto, penso que durante esta semana ou a próxima iremos receber a convocatória. De acordo com colegas que ligaram para a OCC, cada pergunta valerá 0,5 pontos, sendo que as erradas irá descontar 0,1 à semelhança dos outros exames. Isto significa que das 50 perguntas totais para podermos passar teremos que fazer 20 questões e acertá-las.

As ponderações de cada matéria variam de exame para exame. A primeira parte é um mix de matérias de Financeira, Ética, Fiscalidade e Analítica, sendo que a segunda parte é específica. Geralmente entre 5 a 7 questões de cada área.

É necessário ter atenção às últimas alterações em matérias de Ética e Deontologia, nomeadamente o Justo Impedimento, lei essa que saiu há dias, bem como levar um Código Fiscal actualizado.

Cumprimentos,
Ana Carrilho

*

Offline Rui Carmo

• **
  • 27
  • 0
« Responder #11 em: Outubro 08, 2020, 09:35:43 am »
Bom dia a todos,

Muito obrigado a todos,

Rui

Bom dia,

Ainda não recebi nenhuma carta, no entanto, penso que durante esta semana ou a próxima iremos receber a convocatória. De acordo com colegas que ligaram para a OCC, cada pergunta valerá 0,5 pontos, sendo que as erradas irá descontar 0,1 à semelhança dos outros exames. Isto significa que das 50 perguntas totais para podermos passar teremos que fazer 20 questões e acertá-las.

As ponderações de cada matéria variam de exame para exame. A primeira parte é um mix de matérias de Financeira, Ética, Fiscalidade e Analítica, sendo que a segunda parte é específica. Geralmente entre 5 a 7 questões de cada área.

É necessário ter atenção às últimas alterações em matérias de Ética e Deontologia, nomeadamente o Justo Impedimento, lei essa que saiu há dias, bem como levar um Código Fiscal actualizado.

Cumprimentos,
Ana Carrilho

Muito obrigado pela resposta!

Cumprimentos,

*

Offline Filipe1989

• 136
  • 1
« Responder #12 em: Outubro 12, 2020, 05:55:47 pm »
Boa tarde a todos!
Parece que a FAQ sobre os exames foi novamente atualizada
https://www.occ.pt/fotos/editor2/faq_altb.pdf

Ao contrário da de 3/set já não fala na divisão de 1h30 cada parte e menciona apenas 40 questões.

*

Offline Helenafernandes5

• **
  • 17
  • -1
« Responder #13 em: Outubro 12, 2020, 06:58:25 pm »
Não ficaria nada mal há ordem publicar as regras em concreto para o exame.

*

Offline GonçaloDinis

• 204
  • 10
« Responder #14 em: Outubro 12, 2020, 08:41:17 pm »
Sim as unicas diferenças em relação a setembro é referirem ser 40 perguntas e não dizem se o exame é dividido em 2 partes (1:30min + 1:30min).
Temo que ainda vamos ter um exame sem intervalo. Tambem gostava de saber se as questões erradas descontam.