Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

iva autoliquidação / isenção de iva artigo 14 do CIVA

1 Respostas    5.064 Visualizações

Iniciado por sofper, Setembro 29, 2022, 10:21:02 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

sofper

Bom dia colegas,
preciso da vossa ajuda para contabilizar duas situações que nunca me tinha aparecido:
1ª a minha empresa contratou uma empresa de transportes portuguesa para levar mercadoria para frança - nesta situação a transportadora passou uma fatura com 2500€ com iva isento artigo 14ºCIVA. Neste caso como lanço a fatura e na declaração de iva se tem aparecer em algum campo.

2ª  O mesmo camião, já em frança fez um serviço, de transportar uma mercadoria de um cliente para outro. Neste caso a fatura do transportador é de 400€ com iva autoliquidação. Quais as contas que lanço e na declaração de iva onde tem de constar.

Obrigada pela ajuda

AndreiaM

1ª - é isento por isso não tem que aparecer na declaração periódica do IVA.

2ª - é um serviço de transporte, por isso lança numa conta de transporte de mercadorias. Sendo IVA autoliquidação, IVA liquidado no campo 17 (base no campo 16) e iva dedutível no campo 24.

Salvo melhor opinião.

Citação de: sofper em Setembro 29, 2022, 10:21:02 AM
Bom dia colegas,
preciso da vossa ajuda para contabilizar duas situações que nunca me tinha aparecido:
1ª a minha empresa contratou uma empresa de transportes portuguesa para levar mercadoria para frança - nesta situação a transportadora passou uma fatura com 2500€ com iva isento artigo 14ºCIVA. Neste caso como lanço a fatura e na declaração de iva se tem aparecer em algum campo.

2ª  O mesmo camião, já em frança fez um serviço, de transportar uma mercadoria de um cliente para outro. Neste caso a fatura do transportador é de 400€ com iva autoliquidação. Quais as contas que lanço e na declaração de iva onde tem de constar.

Obrigada pela ajuda