Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Declaração de substituição do IVa

Iniciado por ANA PEREIRA 85508, Março 13, 2023, 04:10:24 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ANA PEREIRA 85508

Boa tarde colegas,
Será que me podem ajudar? Já alguém esteve numa situação identica?
Então, deduzi IVA de uma fatura de despesa que não deveria ter deduzido. Agora na conferência de documentos é que detetei esse erro, sendo que se trata da última declaração enviada pretendia enviar uma declaração de substituição.  Mas, tenho algumas dúvidas se vão aplicar coimas!!! A empresa tem reporte de iva e sem a dedução da referida fatura vai continuar a ter reporte. Se eu proceder à entrega de uma declaração de substituição penso que não se está sujeito a coima, será?
Obrigada,
Ana

AndreiaM

Não havendo imposto a pagar, em principio não haverá coima.
Contudo, caso apareça a coima, poderá pedir o afastamento da mesma, alegando que não há prejuízo efetivo à receita tributária.

Citação de: ANA PEREIRA 85508 em Março 13, 2023, 04:10:24 PM
Boa tarde colegas,
Será que me podem ajudar? Já alguém esteve numa situação identica?
Então, deduzi IVA de uma fatura de despesa que não deveria ter deduzido. Agora na conferência de documentos é que detetei esse erro, sendo que se trata da última declaração enviada pretendia enviar uma declaração de substituição.  Mas, tenho algumas dúvidas se vão aplicar coimas!!! A empresa tem reporte de iva e sem a dedução da referida fatura vai continuar a ter reporte. Se eu proceder à entrega de uma declaração de substituição penso que não se está sujeito a coima, será?
Obrigada,
Ana