Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Apuramento do IVA Trimestral

3 Respostas    4.999 Visualizações

Iniciado por Ângela Salgado, Novembro 29, 2011, 09:43:40 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ângela Salgado

Bom dia,

Eu tenho uma duvida relativamente ao apuramento do IVA.

Ao realizar o apuramento de IVA trimestral, obtive IVA a pagar. Acontece que a pessoa responsavel pela facturação fez uma anulação interna de uma factura de Setembro, pelo que o valor do IVA foi alterado.

Duvida, uma vez que se altera o valor de iva, e como se trata de iva liquidado, o valor a entregar ao estado diminuiu. Devo entregar uma declaração de substiutuição? Como recupero o IVA pago a mais?

Obrigado pela atenção
Cumprimentos,
Ângela Salgado

raquelsofiam

Olá

A factura nunca deveria ter sido anulada no sistema, deveria ter sido emitida uma Nota de crédito a anular a mesma.

Citação de: aritasalgado em Novembro 29, 2011, 09:43:40 AM
Bom dia,

Eu tenho uma duvida relativamente ao apuramento do IVA.

Ao realizar o apuramento de IVA trimestral, obtive IVA a pagar. Acontece que a pessoa responsavel pela facturação fez uma anulação interna de uma factura de Setembro, pelo que o valor do IVA foi alterado.

Duvida, uma vez que se altera o valor de iva, e como se trata de iva liquidado, o valor a entregar ao estado diminuiu. Devo entregar uma declaração de substiutuição? Como recupero o IVA pago a mais?

Obrigado pela atenção
Raquel Moreira

Ângela Salgado

Sim Raquel, isso já eu sei! e já chamei a atenção para o facto, mas de qualquer forma tenho que solucionar a situação.
Cumprimentos,
Ângela Salgado

jpaulobraga

NUNCA se anulam nem alteram faturas, as notas de créditos existem para isso mesmo.
Que justificação tem para anular a fatura e para a fatura n.º x não estar emitida!
Saudações
Paulo Braga