collapse

Pesquisa



Q 50

  • 26 Respostas
  • 7431 Visualizações
*

Offline Sonia (SV)

  • ****
  • 222
  • -1
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #15 em: Outubro 17, 2011, 10:30:08 pm »
também concordo
 
Esta questão está a gerar alguma discussão, vamos esperar o que OTOC diz
 
Eu também, pelas mesmas razões: artigo 1º conjugado com o artigo 19º do CDTOC!




Olá!


eu respondi: A todos os toc com inscrição em vigor e sociedades de contabilidade e de profissionais.


O exame de MAR 2009 tem uma questão parecida:
9. As sociedades de profissionais ou gabinetes de contabilidade:
b) Devem respeitar as regras estatutárias e deontológicas;


Depois de ver isto a mim parece-me que respondi correcto. é aguardar pela correcção da otoc.
Cumprimentos
Sónia

*

Offline Saraimc

  • *****
  • 3135
  • 23
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #16 em: Outubro 17, 2011, 11:32:26 pm »
Também respondi assim
 



Olá!


eu respondi: A todos os toc com inscrição em vigor e sociedades de contabilidade e de profissionais.


O exame de MAR 2009 tem uma questão parecida:
9. As sociedades de profissionais ou gabinetes de contabilidade:
b) Devem respeitar as regras estatutárias e deontológicas;


Depois de ver isto a mim parece-me que respondi correcto. é aguardar pela correcção da otoc.

*

Offline MAZOTOC

  • ***
  • 113
  • 1
Re: Q 50
« Responder #17 em: Outubro 18, 2011, 11:34:32 am »
Nenhuma das anteriores.
Por exclusão de partes: o mesmo não se aplica a quem tiver a inscrição suspensa (é obrigatório ter a inscrição em vigor), logo, a todos os técnicos tb não é, a questão que indica inscrição em vigor e sociedades de contabilidade. .., não se aplica ás sociedades mas sim apenas aos TOC`s

*

Offline EOST

  • **
  • 40
  • -2
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #18 em: Outubro 18, 2011, 12:45:53 pm »
Nenhuma das anteriores.
Por exclusão de partes: o mesmo não se aplica a quem tiver a inscrição suspensa (é obrigatório ter a inscrição em vigor), logo, a todos os técnicos tb não é, a questão que indica inscrição em vigor e sociedades de contabilidade. .., não se aplica ás sociedades mas sim apenas aos TOC`s

 
concordo . . . mas dizem q já saiu em exames anteriores e nao era esta resposta :S

*

Offline MAZOTOC

  • ***
  • 113
  • 1
Re: Q 50
« Responder #19 em: Outubro 18, 2011, 02:21:04 pm »
Já depois do exame, ao falar com um prof de Ética, apontou exactamente para o que eu menciono em cima.

*

Offline Isaura Sobral

  • *****
  • 1112
  • 35
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #20 em: Outubro 18, 2011, 02:35:06 pm »
Nenhuma das anteriores.
Por exclusão de partes: o mesmo não se aplica a quem tiver a inscrição suspensa (é obrigatório ter a inscrição em vigor), logo, a todos os técnicos tb não é, a questão que indica inscrição em vigor e sociedades de contabilidade. .., não se aplica ás sociedades mas sim apenas aos TOC`s

 
concordo . . . mas dizem q já saiu em exames anteriores e nao era esta resposta :S

Não se pode basear em questões semelhantes anteriores, isto porque uma palavra pode fazer toda a diferença no sentido de uma frase.
Desde de inicio e pelo motivos já invocados concordo com a resposta "nenhuma das anteriores"

*

Offline Patricia60504

  • **
  • 28
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #21 em: Outubro 18, 2011, 06:57:37 pm »
Boa tarde a todos,
A minha resposta foi com base nºartº1 do Codigo Ambito de Aplicação.´
O Código Deontológico aplica-se a todos os Técnicos Oficiais de Contas com inscrição em vigor quer erçam a sua actividade em regime de trabalho dependente ou independente, integrados ou não em sociedades de profissionais ou em empresas de contabilidade.

Melhores cumprimentos,
Patrícia Aveiro.

*

Offline Isaura Sobral

  • *****
  • 1112
  • 35
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #22 em: Outubro 20, 2011, 10:13:35 am »
Boa tarde a todos,
A minha resposta foi com base nºartº1 do Codigo Ambito de Aplicação.´
O Código Deontológico aplica-se a todos os Técnicos Oficiais de Contas com inscrição em vigor quer erçam a sua actividade em regime de trabalho dependente ou independente, integrados ou não em sociedades de profissionais ou em empresas de contabilidade.

Melhores cumprimentos,
Patrícia Aveiro.

Colega Patricia,
 
Não pode retirar do contexto a frase que lhe possa ter interesse. Como os colegas já mencionaram e  muito bem, há TOC's que por suspensão ou explusão, não têm a inscrição em vigor. No artigo que menciona fala de TOC's com inscrição em vigor...
 

*

Offline Isaura Sobral

  • *****
  • 1112
  • 35
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #23 em: Outubro 20, 2011, 10:16:02 am »
Na minha opinião não estamos a tirar o melhor proveito deste tópico. O importante é em conjunto e com base na legislação apurar a resposta mais correcta. Não devemos restringuirmo-nos às nossas respostas, até porque na hora do exame estamos sobre pressão e escapa-se muita coisa.
 
Isaura

*

Offline SaraR

  • ***
  • 80
  • 0
Re: Q 50
« Responder #24 em: Outubro 24, 2011, 01:38:06 pm »
Boa tarde,
 
Tambem respondi e axo k é nenhuma das anteriores, pelas razoes ja explicadas.
 
Cumprimentos

*

Offline Marcio Soares

  • ***
  • 96
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Q 50
« Responder #25 em: Outubro 26, 2011, 12:05:40 am »
Boa NOite
Não respondi, por dispensa porque já tinha esta cadeira concluida
Cumprimentos
Márcio Soares

*

Offline vera lisa

  • ***
  • 138
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Q 50
« Responder #26 em: Janeiro 19, 2012, 12:48:07 pm »
Olá a todos,


Eu respondi "nenhuma das anteriores" e após ter pedido a revisão da prova a OTOC aceitou a minha fundamentação.
A minha fundamentação foi a seguinte:


O art.º 1.º do Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas estabelece o âmbito de aplicação do mesmo: “O Código Deontológico aplica-se a todos os técnicos oficiais de contas com inscrição em vigor que exerçam a sua actividade em regime de trabalho dependente ou independente, integrados ou não em sociedades profissionais ou em sociedade de contabilidade”.
Na minha opinião a resposta considerada correcta na correcção do exame está incompleta uma vez que deveria dizer “a todos os técnicos oficiais de contas com inscrição em vigor” e não apenas “a todos os técnicos oficiais de contas”.
Optei pela resposta que considerei a mais correcta, “nenhuma das anteriores” uma vez que o artigo refere “... técnicos oficiais de contas com inscrição em vigor....”.
O Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas aplica-se aos técnicos oficiais de contas com inscrição em vigor e não áqueles cuja a inscrição se encontra suspensa ou cancelada. É necessário ter a inscrição em vigor para que seja aplicável o Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas.
Conforme o art.º 19.º do Estatuto dos Técnicos Oficiais de Contas “os membros cuja inscrição tenha sido cancelada nos termos do número anterior deixam de poder invocar o título profissional e de exercer as correspondente s funções, devendo devolver à Ordem a respectiva cédula e outros documentos identificativo s”.
Ora, aos técnicos oficiais de contas a quem tenha sido cancelada ou suspensa a inscrição, e esta, consequentemen te tenha deixado de estar em vigor, não se aplica o Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas.   
O artigo 5.º do Estatuto define os técnicos oficiais de contas com os profissionais, nacionais ou de qualquer outro Estado Membro da União Europeia, inscritos na Ordem nos termos da presente Estatuto, sendo-lhes atribuído em exclusividade, o uso desse título profissional, bem como o exercício das respectivas funções.
Ora, conclui-se que um técnico oficial de contas para invocar o título profissional e exercer a profissão tem necessariament e que estar inscrito na Ordem dos TOC. Contudo, essa inscrição pode ser suspensa ou cancelada voluntária, oficiosa ou compulsivament e, conforme os artigos 19.º, 20.º e 21º do Estatuto.
Quando a inscrição é suspensa ou cancelada, o técnico oficial de contas deixa de ter a inscrição em vigor e logo, já não se aplica o Código Deontológico.
O art.º 23.º do Estatuto estabelece ainda que os técnicos oficiais de contas retomam automaticament e a plenitude dos seus direitos e deveres após terminado o período de suspensão oficiosa ou compulsiva e os “técnicos oficiais de contas cuja inscrição tenha sido cancelada compulsivament e … podem recorrer ao conselho directivo a sua reinscrição…”
Ora, ao longo do Estatuto há referência a técnicos oficiais de contas cuja inscrição tenha sido cancelada ou suspensa.
Deste modo, conclui que a melhor resposta seria “nenhuma das anteriores” pelas razões anteriormente invocadas.

Espero que isto ajude aos futuros Colegas que estão a estudar para exame!! :)


Cumprimentos


Vera Lisa

 

Mensagens recentes

Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por Anitta
[Maio 15, 2024, 05:08:03 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por AndreiaM
[Maio 15, 2024, 02:21:14 pm]


Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por acmarques8
[Maio 15, 2024, 10:18:40 am]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 15, 2024, 09:17:39 am]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 07:22:18 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 14, 2024, 05:00:58 pm]


Re: Mobilização do saldo do Fundo de Compensação por MCMSC
[Maio 14, 2024, 04:54:52 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 04:52:06 pm]


Re: Penalização nas tributações autónomas por filipearmando
[Maio 14, 2024, 04:50:50 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 14, 2024, 03:44:09 pm]


Re: Resgate Fundos Compensação por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 03:40:21 pm]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 03:37:16 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 [16] 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.