João,
Penso que tens um pensamento correcto:
Aqui vai uma ajuda para todos nós;
Valor de uma acção
O valor de uma acção pode ser definido de várias formas, algumas mais ou menos objectivas e outras bastante subjectivas. Os conceitos de valor de uma acção que tomam como base variáveis formais (capital social, por exemplo) ou contabilistica s (situação líquida contabilistica, por exemplo) dão origem a montantes calculados com rigor.
Os conceitos que tomam como base variáveis de mercado, que flutuam permanentement e e que dependem, em cada momento do juízo dos investidores e dos mercados (a cotação ou preço de transacção das acções), dão origem a montantes cuja validade depende da aceitação que cada interveniente. Os valores calculados por avaliadores (os chamados price targets, por exemplo) dependem, em termos de credibilidade da própria aceitação dos avaliadores e do seu prestígio junto dos investidores e dos mercados.
Valor Nominal de uma acção
É a parte proporcional do capital social representado por uma acção. Corresponde à divisão do capital social da empresa pelo número de acções emitidas, se tiverem todas a mesma categoria. Trata-se de um valor meramente formal, sem qualquer significado na perspectiva da avaliação da empresa. Em certos países (por exemplo os Estados Unidos da América) as acções não têm inclusivamente valor nominal, por desnecessário.
Valor Contabilístico de uma acção
É a parte proporcional dos capitais próprios contabilístico s (situação líquida contabilística, igual à diferença entre os activos e os passivos contabilístico s) representado por uma acção. Apura-se dividindo o valor dos capitais próprios pelo número de acções emitidas.
Este cálculo deixa de ser muito rigoroso quando a empresa tem em circulação diferentes classes de acções não fungíveis (com diferentes direitos). O valor contabilístico da acção, apesar de mais importante que o valor nominal, na óptica da avaliação da empresa, tem igualmente pouca validade para esse fim.
Valor de Mercado de uma acção
É o valor a que as acções são transaccionada s em mercados de Bolsa. Se o mercado for eficiente, o valor de mercado de uma acção corresponde à melhor avaliação da própria empresa, num dado momento preciso. O valor de mercado de uma acção corresponde às expectativas dos investidores relativamente à evolução futura da empresa que a acção representa.
Vários factores têm influência nestas expectativas, designadamente:
as mais valias esperadas (especialmente para os investidores de curto prazo);
os dividendos esperados (quanto maior for o dividendo esperado mais atractiva se poderá tornar a acção);
a incerteza do negócio, que depende do risco da empresa, do sector em que se insere e do ambiente económico geral;
o crescimento potencial do negócio, que depende da qualidade da sua gestão e do potencial de crescimento do sector em que se insere, entre outros;
a remuneração de aplicações alternativas, tais como aplicações em depósitos ou em dívida publica, que condicionam o nível de remuneração que os investirores exigem para investir em instrumentos com risco.