Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

empresario nome indivual

10 Respostas    6.213 Visualizações

Iniciado por FilipaSaraiva, Abril 16, 2012, 03:29:39 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

FilipaSaraiva

Boa Tarde,

Necessitava de saber se existe alguma incompatibilidade em ser trabalhador por conta de outrém, ser sócio não remunerado de outra empresa e iniciar actividade em nome individual.

Obrigada

Leminha

não vejo incompatibilidade, só se for relativamente as funções exercidas, pois não pode fazer concorrência a empresa empregadora. e tb parece que um sócio de uma empresa não deve fazer a contabilidade dessa mesma empresa ( parece que está no código deontológico dos toc's), a não ser que essa empresa seja de contabilidades.
Um abraço,
Cumprimentos

dreiamachado

Enquanto mero socio pode fazer a contabilidade. So nao pode ser se for socio gerente. Isto foi-me dito pela OTOC,

Citação de: Leminha em Abril 17, 2012, 12:03:34 AM
não vejo incompatibilidade, só se for relativamente as funções exercidas, pois não pode fazer concorrência a empresa empregadora. e tb parece que um sócio de uma empresa não deve fazer a contabilidade dessa mesma empresa ( parece que está no código deontológico dos toc's), a não ser que essa empresa seja de contabilidades.
Andreia Fernandes Machado

Isaura Sobral

Bom dia,

Conforme referiu a colega Leminha, não existindo conflito de interesses (concorrência) não há qualquer problema.

Cumpts,
IS

FilipaSaraiva

Obrigada pelas respostas.

Em relação à situação referida esta pessoa trabalha numa empresa de peças auto, é sócia de uma empresa de venda de bicicletas e acessórios, mas ele não me disse ao certo qual a actividade que quer exercer como empresário em nome individual, mas penso que será para venda de produtos ligados também ao sector de vendas de peças auto.
Se for com esse objectivo, já existe concorrência... Logo incompatibilidade!!!
Estou certa?

Isaura Sobral

Citação de: FilipaSaraiva em Abril 17, 2012, 05:49:02 PM
Obrigada pelas respostas.

Em relação à situação referida esta pessoa trabalha numa empresa de peças auto, é sócia de uma empresa de venda de bicicletas e acessórios, mas ele não me disse ao certo qual a actividade que quer exercer como empresário em nome individual, mas penso que será para venda de produtos ligados também ao sector de vendas de peças auto.
Se for com esse objectivo, já existe concorrência... Logo incompatibilidade!!!
Estou certa?

Se nada disser no contrato de trabalho, mesmo que seja a mesma atividade, pode exercer.

IS

FilipaSaraiva

Emilly

Bom dia,

Aproveito este tópico para colocar uma questão sobre os empresário em nome individual.

Pela nova legislação, os ENI com contabilidade organizada são obrigados a fornecer os extractos bancários?

Obrigado

Emilly

dreiamachado

Sim... Com contabilidade Organizada são sempre obrigados. e a ter uma conta so para a actividade de independente
Andreia Fernandes Machado

Emilly

lumpuki

Citação de: Leminha em Abril 17, 2012, 12:03:34 AM

Muito obrigado

Antiga a questão, mas respondeu uma das minhas principais dúvidas.

Cumps
S. Lumpuki