Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

IVA - Decl.Periodica Pequenos Retalhistas

3 Respostas    6.217 Visualizações

Iniciado por hades, Agosto 19, 2012, 09:11:45 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

hades

Boa Tarde Colega

desejaria se possível tirar algumas duvidas, sobre o presente regime.

No que diz respeito aos 90% de compras, estamos perante as classe 3, ou o sumatorio  da classe 3 e 6 (isto é Compras classe 3 a dividir pelo total das compras mais a despesas da classe 6).

Por sua vez, qual o IVA que pode deduzir das classe 6. No meu entender é dedutível como qualquer outra empresa. Estarei errado?

Atentamente

kushinadaime

É tipo, uma loja de tuning para venda tem que ser mais que 90% do que a venda de peças alteradas.

AndreiaM

Bom dia,

Na minha opinião, para os 90% só devemos ter em consideração as compras (classe 3).

Quanto aos outros bens e serviços, poderá deduzir o IVA na totalidade, excepto se forem bens que estejam excluídos do direito à dedução (artigo 60º nº 2 - CIVA).

Cumprimentos

Citação de: hades em Agosto 19, 2012, 09:11:45 PM
Boa Tarde Colega

desejaria se possível tirar algumas duvidas, sobre o presente regime.

No que diz respeito aos 90% de compras, estamos perante as classe 3, ou o sumatorio  da classe 3 e 6 (isto é Compras classe 3 a dividir pelo total das compras mais a despesas da classe 6).

Por sua vez, qual o IVA que pode deduzir das classe 6. No meu entender é dedutível como qualquer outra empresa. Estarei errado?

Atentamente

Isaura Sobral

Boa tarde,

Para o regime dos pequenos retalhistas deve consultar os art.º 60 e seguintes do CIVA.
Conforme o n.º 6 do art.º 60, considera-se 90% das compras (classe 3).
Neste regime apenas considera, para efeitos de dedução do IVA, as aquisições de bens elencadas no n.º 2 do art.º 60 por remissão do n.º 3 do art.º 61 do CIVA. Ou seja, não deduz IVA dos serviços adquiridos.

No regime dos pequenos retalhistas a declaração do IVA é substituida pelo Modelo 1024 no caso de IVA a recuperar e pelo Modelo P2 no caso de IVA a pagar.

Cumpts,
IS