Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Reembolso de IVA

5 Respostas    6.995 Visualizações

Iniciado por u2_band, Agosto 27, 2012, 10:00:54 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

u2_band

Bom dia Colegas;

Um contribuinte, sujeito passivo de IVA, foi à Alemanha comprar 2 carros para posterior venda em Portugal (tem como actividade a compra e venda de automóveis). Na Alemanha não se identificou como sujeito passivo de IVA, para que a aquisição dos carros não estivesse sujeita a IVA.
Tem a possibilidade de vir a recuperar o IVA que teve suportar na aquisição das viaturas? Em caso afirmativo, alguém pode-me facultar os passos necessários para tal?
Obrigado.

Cumprimentos;

Nuno Silva

leandro76

Caro colega, se o comprador não se apresentou como sujeito passivo da compra desses carros na alemanha então teve de suportar o IVA sem hipótese de reembolso (na minha opinião) em todo o caso se calhar o melhor era pedir um nota de crédito para a anular a fatura e pedir uma nova apresentado-se como sujeito passivo.

Esperemos que outros colegas se pronunciem sobre esta duvida.

Cumprimentos,
Leandro

u2_band

Boa Tarde Colega Leandro.

Obrigado pela sua resposta.
Estou aguardar resposta, pela pesquisa que elaborei e fiz na legislação é possível pedir o reembolso do IVA ao Estado Alemão. Gostava de ver mais opiniões.
Obrigado pela sua opinião.

Cumprimentos;

Nuno Silva

MCSF

Boa tarde

Envio em anexo documentação... penso que o poderá ajudar.

Cumprimentos

Citação de: u2_band em Agosto 27, 2012, 10:00:54 AM
Bom dia Colegas;

Um contribuinte, sujeito passivo de IVA, foi à Alemanha comprar 2 carros para posterior venda em Portugal (tem como actividade a compra e venda de automóveis). Na Alemanha não se identificou como sujeito passivo de IVA, para que a aquisição dos carros não estivesse sujeita a IVA.
Tem a possibilidade de vir a recuperar o IVA que teve suportar na aquisição das viaturas? Em caso afirmativo, alguém pode-me facultar os passos necessários para tal?
Obrigado.

Cumprimentos;

Nuno Silva

u2_band

Muito Obrigado Colega.
Excelente informação.

Bem haja..

Nuno Silva

r_carrasqueira

Caro Colega,

Poderá pedir esse reembolso estando cumpridas certas permissas, tal como a empresa em questão ser sujeito passivo do imposto e inscrita nas finanças para transacções intracomunitárias.
Partindo desse pressuposto poderá fazer o pedido directamente às finanças Alemãs via Internet, ou poderá socorrer-se de empresas existentes no mercado que tratam desse reembolso de IVA mediante o pagamento de uma percentagem do reembolso.

Espero ter ajudado,

RC