Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Início do Estágio OTOC

Iniciado por taniaterra, Janeiro 02, 2013, 03:47:46 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

taniaterra

Boa tarde. Antes de mais bom ano a todos....!
Na próxima 2ª feira dia 7 vou iniciar o estágio para a Ordem num gabinete de contabilidade e estou um pouco nervosa pois já acabei o curso em 2009 e já esqueci muita coisa. Em 2010 tirei um curso de contabilidade já com o SNC mas quando não se pratica no dia-a-dia esquece-se.
Estou preocupada com o início do estágio pois não sei o que me espera. =)
Que conselhos me podem dar por favor?

Cumprimentos,
Tânia Gomes
Cumprimentos,
Tânia Gomes

Rosinda Cristina

Olá Taniaterra

Penso que não se deve preocupar para já de inicio.
Primeiro na certa será lhe explicado como funciona o procedimento nesse gabinete a nível de tarefas.
Depois aos pucos começará a classificar documentos e a lançar no softawre e aos poucos irá se ambientar a todas as outras tarefas.

Quando se der conta nem se aperceberá que já passaram mais de três anos da data da sua Licenciatura. No entanto é bem verdade que o trabalho num gabinete "foge" um pouquito a todos os conceitos extensos que aprendemos na escola..porque regra geral se trabalha com empresas de pequena dimensão.

Mas será uma experiência gratificante, estou certa.

Convém é ter noção de quais são os formalismos que a Ordem, lhe vai solicitar para que o estágio seja aprovado, e puder-se candidatar a exame.
Estes aspetos sim, na certa envolveram algum cuidado e alguma atenção.

De resto penso, que ir exercer as funções na área que estudou, será gratificante o sufeciente para a motivar-se, empenhar-se e obter sucesso :-)

dbotelho15

Olá Taniaterra,

Concordo com o que a colega disse anteriormente. Não se deve preocupar, pois nos primeiros tempos irá aprender como o programa de contabilidade funciona e a nivel de classificação de documentos terá de ter em atenção que algumas coisas mudaram em relação ao POC, mas certamente terá colegas que irão ajudar-lhe! :)

Eu pessoalmente estou numa situção semelhante à sua, à excepção de já trabalhar e basear-me a minha inscrição na OTOC num relatório de experiência profissional. O único senão é que trabalho numa empresa de construção civil e não abordo diariamente vários temas que podem surgir no exame, o que me preocupa  :-\ Até já me falaram que a probabilidade de vir cá alguem da OTOC é elevada uma vez que não trabalho directamente na área...  :(

Muita boa sorte!! :)
Cumprimentos,
Botelho

taniaterra

Boa tarde colegas.
Muito obrigado pelos conselhos.
Espero que corra bem.... há-de correr =) Como assim, ninguém nasceu ensinado..... quero e tenho muito para aprender.
Muito obrigada =)

Cumprimentos a todos
Cumprimentos,
Tânia Gomes

SamantaCabeceiro

Boa sorte taniaterra :)

Concordo com a opinião das colegas.  Eu também me encontro numa situação deste género, ou melhor, na segunda-feira vou a um gabinete para saber se me aceitam para o estágio... sinto-me nervosa, pois como a taniterra, já acabei a licenciatura em 2011.

Boa sorte para todos :)

danyipca

Pessoal há que ser positivo. Porque a pessoas que querem fazer estagio e nao conseguem por isso voces ja deram um passo a frente. Portanto o passo que tem que seguir é efetuarem o estagio com sucesso para vencerem mais uma etapa.

Cumprimentos
MC

taniaterra

afinal tanto nervosismo para nada..... está a correr muito bem e pelo menos até agora estou a gostar =)
Para quem ainda vai enfrentar esse passo muito boa sorte e não se sintam nervosos que corre tudo bem =)

Cumps
Cumprimentos,
Tânia Gomes

Rosinda Cristina

Fico contente taniaterra que esteja a gostar da nova experiência profissional, tudo de bom  ;)

taniaterra

Cumprimentos,
Tânia Gomes