collapse

Pesquisa



Compensa estar registado como empresa?

  • 8 Respostas
  • 10526 Visualizações
*

Offline carlos

  • *
  • 1
  • 0
Compensa estar registado como empresa?
« em: Fevereiro 24, 2011, 09:23:00 pm »
Olá a todos

Gostaria de pedir a vossa ajuda/explicação para o meu problema por favor.

Trabalho sozinho em casa a vender software, mas a minha micro empresa está muito mal. Tenho grandes dificuldades para pagar o contabilista que creio ser obrigatório pagar um mínimo de cerca de 180 Euros/mês+IVA, e nos meses de Janeiro e Agosto são sempre meses em que se paga 360Euros+IVA (consideram subsidio de Natal e Ferias), porque tenho contabilidade organizada.

A verdade é que há meses que nem isso ganho e então estou a tentar descobrir se existe alguma solução para eu não ter estas despesas de contabilidade obrigatórias.
Tipo se por exemplo existe algum regime em que eu me possa inserir que não obrigue esta despesa.

Já perguntei isso ao meu contabilista mas claro que ele diz que compensa ter contabilidade organizada, mas eu estou de tal maneira mal que já não sei o que fazer...

Se fechar a empresa e depois me aparecer uma venda de um software depois fico sem poder fazer uma factura, se por outro lado não fecho a empresa o pouco que ganho vai grande parte para pagar a contabilidade.

Visto que basicamente não tenho stocks de nada,apenas compro via internet e depois vendo ou dou formação será que não existe algum regime que seja mais leve?
 
Já agora é normal pagar este subsidio de Natal e Férias á contabilidade?

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado
Carlos

*

Offline MiguelN

  • ***
  • 69
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #1 em: Fevereiro 25, 2011, 09:46:21 am »
Bom dia Carlos.

Eu sou técnico de contabilidade não sou a pessoa mais indicada para lhe dar uma resposta mais correcta. Depende de caso para caso mas se vende e presta serviços ser lhe-a mais vantajoso estar no regime de contabilidade organizada mas visto facturar tão pouco já tenho as minhas duvidas.
quanto a pagar o sub. ferias e sub. natal depende dos contabilistas. no meu caso no gabinete onde trabalhamos nenhum cliente paga.

mas como lhe digo não sou a pessoa mais indicada...


cump.
Atmus
Cump.
Miguel Neves

*

Offline MonicaM

  • ****
  • 859
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2011, 03:39:28 pm »
Caro Colega:

O que eu lhe sugiro é:

1º - Pedir um balancete á data de 31/12/2010 ao seu actual TOC, sei com a desculpa que é para um possivel emprestimo;

2º - Procurar outro TOC na sua zona, e peça a opnião dele sobre esse assunto;

3º - Depois pergunte também a ele quanto lhe levaria pela sua contabilidade, existem muitos gabinetes e colegas que apenas cobram os 12 honorarios.


Cumprimentos
MónicaM

*

Offline Leminha

  • ****
  • 244
  • 3
  • Sexo: Feminino
  • TOC e Formadora
Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #3 em: Fevereiro 27, 2011, 11:32:42 pm »
Boa Noite sou TOC e nunca ouvi falar de pagar o subsídio de férias nem de natal. Isso é um direito para os trabalhadores que a empresa empregadora deve suportar. No caso do seu TOC ele não é o seu trabalhador, pois não você é o cliente dele. Desde quando é que os clientes pagam esses subsídios aos seus fornecedores?  :o
Estou espantada com certos abusos dos nossos colegas. Mas atenção, o senhor assinou qq contrato de prestação de serviço? Veja se nesse contrato existe lá uma cláusula que fala dos subsídios. Mas mesmo que existe acho essa cláusula abusiva.
Quanto ao outro regime é o regime de contabilidade simplificada, mas só pode estar enquadrado nesse regime se não ultrapassar um certo limite que já não me recordo agora, mas basta consultar o código de IRS na parte da categoria B. Mas pessoalmente tb não aconselho, porque irá poupar de um lado e pagará mais em imposto, porque esse regime não considera a totalidade dos seus custos anuais, por outro lado, a não ser que esteja isenta de IVA, terá que enviar na mesma as declarações de IVA e isso é melhor ser mesmo um TOC a fazê-lo. Por fim com o novo código contributivo (SEgurança Social), tb é mais vantajoso para trabalhadores em nome individual ter contabilidade organizada. Mas francamente, trata depressa de troca de TOC, são TOC's assim que dão aos TOC's a fama de serem  ums "Gatunos".
E sem querer ser oportunista, se tiver na régião de Castelo Branco ofereço os meus serviços.  :P
De qualquer desejo-lhe boa sorte para o seu negocio e tem de ter força porque isto não está bem para ninguem. Por isso tem de se aguentar e minimizar esse custo que pessoalmente achos escandaloso...

Cumprimentos.
Um abraço,
Cumprimentos

Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #4 em: Março 08, 2011, 02:34:04 am »
Cada caso é um caso. Para uns poderá ser mais vantajoso ser empresário em nome individual em regime simplificado ou com contabilidade organizada e para outros poderá ser mais vantajoso constituir uma empresa. É uma questão de simular quanto pagará de contribuições para a segurança social e de IRS ou IRC. São contas fáceis de se fazer.

Fale com o seu TOC e peça-lhe ajuda nesse sentido. Com os dados do período anterior na mão e uma previsão do próximo período essa simulação faz-se em menos de 1 hora. Em relação aos 14 pagamentos, isso é uma questão de fraccionamento, até podiam ser 24 o apenas 1, contando que ao fim do ano o valor seja o mesmo.
« Última modificação: Março 08, 2011, 02:38:23 am por Guerreiro »

Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #5 em: Março 08, 2011, 01:01:27 pm »
Carlos boa tarde,
Sou TOC, e sou sócia gerente de uma sociedade de toc´s na zona de Setúbal.
Jamais em vários anos de trabalho por conta de outrém, ouvir falar de pagamento de 14 avenças...
A opção ou não por regime simplificado pode ser sim mais vantajosa no entanto depende de vários factores, que apresento desde já a minha disponibilidad e para estudar, basta-me um balancete a 31/12/10 e algumas previsões para verificar se lhe será mais vantajoso ou não o regime simplificado.
Ainda que não seja da àrea da minha empresa, podemos trocar e-mails ou documentação por correio e/ou fax conforme lhe for mais conveniente.
Quanto ao valor da avença confirmo que o regime simplificado tem uma avença bem inferior, e uma vez que a minha empresa também é nova no mercado, percebo perfeitamente a situação financeira pela qual está a passar, certamente não teremos problema em chegar a um consenso.
Qualquer dúvida ou questão, sem qualquer compromisso, por favor contacte-me através do seguinte email: salome23232@hotmail.com

*

Offline SaraD

  • ***
  • 71
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #6 em: Março 15, 2011, 09:00:45 pm »
Quanto ao outro regime é o regime de contabilidade simplificada, mas só pode estar enquadrado nesse regime se não ultrapassar um certo limite que já não me recordo agora, mas basta consultar o código de IRS na parte da categoria B. Mas pessoalmente tb não aconselho, porque irá poupar de um lado e pagará mais em imposto, porque esse regime não considera a totalidade dos seus custos anuais


Penso que no regime simplificado, o fisco considera como sendo custos 30% (excepto se exercer actividade no ramo hoteleiro, de restauração e bebidas, nem os ganhos resultem da venda de mercadorias e produtos_neste s casos o fisco considera 20% do total dos ganhos como rendimento sujeito a imposto) do valor dos rendimentos.
Controller de Gestão/Finenceir

*

Offline Rui Silva

  • ****
  • 264
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #7 em: Março 30, 2011, 01:40:37 am »
Caros...
Regime simplificado em IRC acabou!!!! Pelo menos desde 2008.
A situação do pagamento das "férias e subsídio de natal" não é comum, mas um contrato é valido quando os dois lados estão de acordo. 180€*14 meses = 2520€ = 210€ mensais. Acredito que encontre colegas que lhe tratem da contabilidade por menos dinheiro. É consultar o mercado.
Boa sorte.
Cumprimentos,
Rui Silva

Re:Compensa estar registado como empresa?
« Responder #8 em: Abril 26, 2011, 05:31:24 pm »
Boa tarde,
Quanto ao pagamento de 14 meses, concerteza que não é de agora, e que houve um acordo entre o cliente e o Toc.
Relativamente ao pagamento de 180 euros  por mes  depende da quantidade de documentos, nº de trabalhadores, e volume de facturação.
Há colegas a levar 50 euros por uma contabilidade organizada.
Esses mesmos colegas andam a morrer á fome , depois chegam ao fim do mes falta o dinheiro para pagar a Seg. Social e os ordenados aos trabalhadores, e é por isso que tenho visto nos Centros Regionais da Segurança Social . editais a penhorarem os bens aos Tocs.
Por outro lado é aquilo que ouvimos na comunicação social e á nossa volta , que é os Tocs a ficarem com dinheiro dos clientes que seria para pagar o IVA, IRS, IRC e Segurança Social.
Não esquecendo que quase todos os Tocs, vem deixando de receber dos seus clientes milhares de euros, que vão deixando de pagar, e mais tarde fecham as empresas, ou muda de TOC, e o novo colega não respeita o código Ontologico.

Ou nós os Tocs, ganhamos juizo e cobramos o justo valor ao cliente, e desempenhamos a nossa função com rigor, ou acabamos na hora da amargura com os bens penhorados.
Turquelalc

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
2853 Visualizações
Última mensagem Julho 02, 2014, 11:46:58 am
por saraiva23
1 Respostas
1836 Visualizações
Última mensagem Dezembro 04, 2015, 10:20:01 am
por jana1821
4 Respostas
6260 Visualizações
Última mensagem Junho 13, 2016, 01:50:48 pm
por kushinadaime
5 Respostas
3413 Visualizações
Última mensagem Setembro 13, 2017, 03:45:01 pm
por paulalage
1 Respostas
2893 Visualizações
Última mensagem Abril 01, 2019, 12:29:51 pm
por Cláudia_Magalhães

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30