collapse

Pesquisa



Transmissão de Dividas clientes

  • 5 Respostas
  • 2654 Visualizações
*

Offline raguiar

  • ***
  • 171
  • 4
  • Sexo: Masculino
Transmissão de Dividas clientes
« em: Agosto 19, 2014, 06:01:02 pm »
Boa tarde,

Tive uma pequena "discussão" contabilística com um TOC já com a sua idade. Não querendo deixar de parte a experiência profissional, tive essa "discussão" sobre o seguinte situação:

Passar um divida de 6 faturas no total de +- 10.000,00 €, sendo as mais antigas de 2011, para um outro cliente. Ora, acontece que essa divida é de uma Junta de Freguesia e há uma secretaria que aceita pagar essa divida mas exige a a fatura em nome da mesma. Posto isto, na minha modesta opinião, é simplesmente emitir NC a anular essas faturas e emitir novas a essa outra entidade, sei que os IVAS são diferentes, mas isso só faz com que a divida aumente mais um pouco devido ao aumento do IVA.

Esse tal senhor TOC já de idade diz que não há forma legal de passar a divida para a outra entidade.

A minha questão é, qual a solução e quais a base legal (legislação), para eu poder procurar e resolver esse problema, ou até mesmo provar o que eu acho, caso tenha razão.

*

Offline umbelina

  • ***
  • 174
  • 15
  • Sexo: Feminino
Re: Transmissão de Dividas clientes
« Responder #1 em: Agosto 19, 2014, 09:35:48 pm »
Boa tarde,

Tive uma pequena "discussão" contabilística com um TOC já com a sua idade. Não querendo deixar de parte a experiência profissional, tive essa "discussão" sobre o seguinte situação:

Passar um divida de 6 faturas no total de +- 10.000,00 €, sendo as mais antigas de 2011, para um outro cliente. Ora, acontece que essa divida é de uma Junta de Freguesia e há uma secretaria que aceita pagar essa divida mas exige a a fatura em nome da mesma. Posto isto, na minha modesta opinião, é simplesmente emitir NC a anular essas faturas e emitir novas a essa outra entidade, sei que os IVAS são diferentes, mas isso só faz com que a divida aumente mais um pouco devido ao aumento do IVA.

Esse tal senhor TOC já de idade diz que não há forma legal de passar a divida para a outra entidade.

A minha questão é, qual a solução e quais a base legal (legislação), para eu poder procurar e resolver esse problema, ou até mesmo provar o que eu acho, caso tenha razão.
Boa noite,
Na minha modesta opinião, como se trata duma divida ao estado ou similares não pode ser considerada como perda.
Também considero que a melhor solução será emitir uma nota de credito e proceder a nova faturação

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Transmissão de Dividas clientes
« Responder #2 em: Agosto 20, 2014, 08:54:31 am »
Faz-se um documento escrito, em que A cede a B o crédito que tem de y euros.
Se A prestar alguma garantia, como aval ao devedor também se escreve em tal documento.
C, o devedor, tem que assinar em como consente, se a possibilidade de ceder ou negociar os créditos não estiver escrita, por exemplo no contracto de fornecimento.
Dependo das característica s do contracto está sujeito a imposto de selo nas rubricas 17.1.X

*

Offline raguiar

  • ***
  • 171
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão de Dividas clientes
« Responder #3 em: Agosto 20, 2014, 11:21:44 am »
Faz-se um documento escrito, em que A cede a B o crédito que tem de y euros.
Se A prestar alguma garantia, como aval ao devedor também se escreve em tal documento.
C, o devedor, tem que assinar em como consente, se a possibilidade de ceder ou negociar os créditos não estiver escrita, por exemplo no contracto de fornecimento.
Dependo das característica s do contracto está sujeito a imposto de selo nas rubricas 17.1.X

Penso que a entidade não poderá aceitar esse contrato. A secretaria que aceita pagar tal divida, diz que tem de ter faturas deste ano para poder enquadrar como se fosse obras efectuadas este ano, deve ser para poder justificar a saida do dinheiro de forma mais legal.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Transmissão de Dividas clientes
« Responder #4 em: Agosto 20, 2014, 12:04:10 pm »
Penso que a entidade não poderá aceitar esse contrato. A secretaria que aceita pagar tal divida, diz que tem de ter faturas deste ano para poder enquadrar como se fosse obras efectuadas este ano, deve ser para poder justificar a saída do dinheiro de forma mais legal.
Parece-me estranho, a minha ideia, a minha solução é a única que ela pode aceitar, estou quase convicto disto, pois é apenas uma operação apenas financeira que não envolve a autarquia (além do consentimento), além de ser a opção correcta.
As facturas que foram sugeridas por ela, estarão a documentar esta operação como despesa, o julgo ser impossível de ela aceitar sem orçamento e concurso público, ou sem aplicar o procedimento reduzido de ajuste (não sei... mas 10.000,00 é pouco dinheiro, especulo, não sei o limite de cor que ainda é possivel o ajuste).

*

Offline raguiar

  • ***
  • 171
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão de Dividas clientes
« Responder #5 em: Agosto 20, 2014, 03:06:55 pm »

Parece-me estranho, a minha ideia, a minha solução é a única que ela pode aceitar, estou quase convicto disto, pois é apenas uma operação apenas financeira que não envolve a autarquia (além do consentimento), além de ser a opção correcta.
As facturas que foram sugeridas por ela, estarão a documentar esta operação como despesa, o julgo ser impossível de ela aceitar sem orçamento e concurso público, ou sem aplicar o procedimento reduzido de ajuste (não sei... mas 10.000,00 é pouco dinheiro, especulo, não sei o limite de cor que ainda é possivel o ajuste).

[/quote]

Mas elaborar NC e facturar novamente à entidade que se compromete a pagar também não é uma solução?

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
3597 Visualizações
Última mensagem Setembro 30, 2011, 08:17:41 pm
por Sandra_
4 Respostas
3045 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 20, 2012, 01:08:28 pm
por paulo clara
4 Respostas
3377 Visualizações
Última mensagem Julho 08, 2012, 09:47:15 am
por asousa87
2 Respostas
2102 Visualizações
Última mensagem Agosto 16, 2012, 11:56:44 am
por j0rge
4 Respostas
4422 Visualizações
Última mensagem Dezembro 19, 2013, 12:15:26 am
por scoop

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30