collapse

Pesquisa



Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?

  • 65 Respostas
  • 40959 Visualizações
*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #60 em: Agosto 14, 2016, 11:36:33 am »
Boa tarde Colega@ brandus,

Quanto aos Adiantamentos de clientes relativos a Serviços, também entram no calculo do apuramento da margem para efeitos de Iva? Já que estes seguem na comunicação via SAFT!!!

Olá colega

É a primeira vez que tenho uma agência de viagens, é possível esclarecer algumas dúvidas?

Cumprimentos,
Aurora Almeida

Força!

O caso dos adiantamentos de clientes é diferente. Imaginemos que um serviço tem data de partida em Outubro, mas em Agosto o cliente faz um adiantamento. Eu faço da seguinte forma:

Factura ao cliente em Agosto
211... cliente
218... adiantamento de cliente

Depois, em Outubro faço o lançamento de regularização:

218...
721... venda

O mesmo acontece com os custos relativos a esse serviço. O objectivo é que o IVA sobre o RML seja calculado em Outubro de forma correcta.

*

Offline fatimalinhares

  • **
  • 6
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #61 em: Agosto 14, 2016, 02:32:28 pm »
Muito obrigada colega@ brandus, como sempre muito esclarecedor!!
Fatima Linhares

*

Offline FREITAS_KATIA

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #62 em: Agosto 27, 2017, 10:30:20 pm »
Boa noite,

Sei que este post já tem algum tempo, mas apenas iniciei a contabilização de uma agência de viagens à pouco tempo.
Depois de ler os tópicos anteriores, mas acho que quanto mais se lê pior é já ponho em causa a minha interpretação.
A questão é simples: uma agência compra um bilhete de avião (por exemplo: porto - frança) à Ryanair por 50€ e vende por 75€.
Os 50€ são lançados numa 62 e os 75€ é lançado numa 72. E na declaração periódica de IVA estes 75€ vão para o campo 9 (isentas)?
Estou a pensar correto? Nesta situação não se aplica o regime da margem de lucro.

Obrigada

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #63 em: Setembro 11, 2017, 02:20:02 pm »
Boa noite,

Sei que este post já tem algum tempo, mas apenas iniciei a contabilização de uma agência de viagens à pouco tempo.
Depois de ler os tópicos anteriores, mas acho que quanto mais se lê pior é já ponho em causa a minha interpretação.
A questão é simples: uma agência compra um bilhete de avião (por exemplo: porto - frança) à Ryanair por 50€ e vende por 75€.
Os 50€ são lançados numa 62 e os 75€ é lançado numa 72. E na declaração periódica de IVA estes 75€ vão para o campo 9 (isentas)?
Estou a pensar correto? Nesta situação não se aplica o regime da margem de lucro.

Obrigada

Olá!
Vendido separadamente não se aplica o RML, apesar do destino ser na CE. Se incluído num pacote, já seria abrangido pelo RML.
 ;)

*

Offline Ricardo Costa

  • **
  • 29
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #64 em: Setembro 28, 2018, 09:32:37 am »
Bom dia Brandus,

Abusando um pouco da sua paciência gostaria de lhe perguntar como efectua o lançamento de uma fatura deste tipo de RML. em caso pessoal estou a registar apenas na 72 o valor correspondente à margem, que critério optou? já li que alguns lançam o valor total na 72 subdividindo-a no valor sujeito e o valor de custo.

Outra duvida que tenho é o momento em que regista uma fatura. por exemplo: um file para a passagem de ano de 50 passagens onde são vendidos algumas passagens no mês de Setembro, outras em Outubro e outras em Dezembro e no fim a empresa não vende 5 passagens. como calcula o custo? em que mês lança as faturas de Setembro tendo em conta o IVA trimestral?

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade das agências de viagens - alguém da área?
« Responder #65 em: Setembro 28, 2018, 01:47:38 pm »
Bom dia Brandus,

Abusando um pouco da sua paciência gostaria de lhe perguntar como efectua o lançamento de uma fatura deste tipo de RML. em caso pessoal estou a registar apenas na 72 o valor correspondente à margem, que critério optou? já li que alguns lançam o valor total na 72 subdividindo-a no valor sujeito e o valor de custo.

Outra duvida que tenho é o momento em que regista uma fatura. por exemplo: um file para a passagem de ano de 50 passagens onde são vendidos algumas passagens no mês de Setembro, outras em Outubro e outras em Dezembro e no fim a empresa não vende 5 passagens. como calcula o custo? em que mês lança as faturas de Setembro tendo em conta o IVA trimestral?

Boas!

A ver se percebi as questões: em relação à primeira, a facturação é feita pela totalidade para a 72 correspondente, e os custos são lançados na totalidade na 62 correspondente . Na margem apurada já está incluído o IVA a 23%, pelo que faço um lançamento da base numa 7229 + o IVA na 2433 por contrapartida de uma 729.

Em relação à segunda questão, lanço todos os proveitos e custos no mês da partida da viagem. Ou seja, se houver adiantamentos de clientes, passam por uma 218 e são regularizados para a 72 correspondente nesse mês. A mesma coisa com os adiantamentos a fornecedores, que passam por uma 228, sendo que as facturas lanço sempre no mês da partida, independenteme nte da data das mesmas.

Espero ter esclarecido.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
9120 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 01, 2013, 07:24:23 am
por incriativa
2 Respostas
3452 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 04, 2013, 11:00:13 am
por andreia32
2 Respostas
2591 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 14, 2014, 03:12:39 pm
por paulalage
36 Respostas
24416 Visualizações
Última mensagem Outubro 20, 2016, 04:20:30 pm
por brandus
0 Respostas
3386 Visualizações
Última mensagem Agosto 27, 2019, 05:00:29 pm
por Contabilistas.net

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 [27]
28 29 30