Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Cessaçao em IRC

2 Respostas    5.124 Visualizações

Iniciado por Carolina Vilaça, Setembro 25, 2014, 03:30:48 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carolina Vilaça

Numa empresa insolvente, quem pode cessar a empresa em IRC!?
Como se faz a cessação???

Obrigada

ruifsrodrigues

Citação de: Carolina Vilaça em Setembro 25, 2014, 03:30:48 PM
Numa empresa insolvente, quem pode cessar a empresa em IRC!?
Como se faz a cessação???

Obrigada

Colega em principio cessará com sentença após a declaração de insolvência da empresa emanada pelo tribunal, isto é feito automaticamente.
Tem de ter em conta que poderá não ser assim tão linear, quando a empresa tiver pagamentos em atraso de iva ou outros impostos, cabendo ao administrador de insolvência liquidar tais quantias após a venda da massa insolvente.
Leia este link:
http://www.asjp.pt/2012/08/06/financas-e-justica-nao-se-entendem-sobre-empresas-em-insolvencia/



Cumprimentos
Rui Rodrigues

preciozu

Boa tarde,

Para efeitos de IRC, a cessação de atividade só ocorre na data do encerramento da liquidação, que coincide com a data em que for pedido o respetivo registo [alínea a) do n.º 5 do artigo 8.º]. A cessação de atividade obriga ao cumprimento das seguintes obrigações declarativas:

No prazo de 30 dias a contar da data da cessação:

– Declaração de cessação (n.º 6 do artigo 118.º); Até ao 30.º dia seguinte ao da data da cessação, independentemente de esse dia ser útil ou não útil:

– Declaração Modelo 22 respeitante ao período de tributação em que ocorre a cessação (n.º 3 do artigo 120.º), onde é apurado o lucro tributável referente a esse período;

– Declaração Modelo 22 referente ao período de tributação anterior, se ainda não tiver decorrido o prazo para a sua apresentação (n.º 3 do artigo 120.º);

– Declaração anual (IES) respeitante ao período de tributação em que ocorre a cessação, a qual deve integrar o último balanço anterior à
partilha (n.º 4 do artigo 121.º); – Declaração anual (IES) referente ao período de tributação anterior, se ainda não tiver decorrido o prazo para a sua apresentação (n.º 4 do artigo 121.º).

O balanço que deve figurar na IES referente ao período em que ocorreu a cessação é o balanço anterior à partilha dos bens patrimoniais pelos sócios. A partilha deve obedecer ao disposto no artigo 81.º do Código do IRC.
Cumprimentos,
Marcos Proença