Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Empresa recente

0 Respostas    6 Visualizações

Iniciado por AAlves2026, Hoje at 05:39:18 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

AAlves2026

Boa tarde a todos,

Constituí a minha 1° empresa em Julho/26 e tem sido uma experiência desafiante! Nunca tinha trabalhado com contabilistas e gostaria de saber se o que tenho experienciado é normal e se devo ajustar as minhas expectativas. Estamos em Out/26 e ainda não recebi pelo correio os códigos das Finanças nem da SS. Já pedi novamente e nada. Já fui aos balcões, enviei emails e ninguém sabe como resolver. Tenho gerido tudo sozinha, criei eu a empresa online, porque  nunca recebi qualquer orientação dos contabilistas. O primeiro apenas registou o início de atividade e nunca mais disse nada. Após 1 mês ainda nem sequer me tinha indicado os honorários nem feito nenhuma reunião, apesar de eu insistir porque precisava tomar decisões. Passei para uma segunda que apresentou o pacote de serviços que incluía apoio a decisões e até o meu IRS  pessoal. Ficou de enviar contrato e passou mais 1 mês e nada. Finalmente reunimos e afinal o pacote de serviços já não era nada como tinha sido apresentado. Ainda não foi feito o registo do gerente como remunerado ou não remunerado (Mod RV 1001). Indicou-me as opções mas sem analisar valores. Tal como em relação aos negócios, percebi que tinha de ser eu a fazer as contas e a tomar as decisões sozinha. Pela falta de transparência e inatividade, e após ter perdido mais 1 mês sem que nada avançasse, vi-me obrigada a passar para  um 3° contabilista, cuja reunião aguardo! Estes são alguns exemplos de muitas outras coisas e atitudes que se passaram nestes meses. É suposto ser assim? Sempre pensei que os contabilistas ajudavam exatamente nas contas, apresentavam as opções com base em cálculos. Orientavam, diziam os passos a seguir, as etapas, o que era preciso em cada momento. Esta expetativa é muito elevada em relação ao que se espera de um contabilista? E estes tempos de espera e passividade no contacto com os clientes? Tenho de ajustar o meu relógio para tempos de espera de meses sempre que precisar de alguma coisa? Tudo vai funcionar a este ritmo e com esta dificuldade e dinâmica? É que se estivesse à espera dos contabilistas ainda hoje não tinha empresa nem negócios, que já estão em andamento. Mas se assim for, tenho de repensar esta opção em ter uma empresa. Porque, após 2,5 meses, após 2 contabilistas, ainda não tenho acesso às Finanças nem SS, não sei que documentos faltam ainda registar, que passos devo seguir, que contabilidade está por apresentar, etc. Isto só em relação às formalidades da empresa no aspecto contabilístico. Porque já percebi que depois em relação aos negócios e a tomada de decisão nem vale a pena contar com os contabilistas!