Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Segurança Social ENI

4 Respostas    4.470 Visualizações

Iniciado por rossio, Setembro 14, 2014, 08:29:54 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

rossio

Um empresário em nome individual com contabilidade organizada que esta isento de pagamento de Seg Social até 30 de Setembro, qual o valor que vai pagar a partir dessa data?

Obrigado!

Fátima V

Bom dia,

O enquadramento é feito em Outubro, em Dezembro faz o 1º pagamento referente ao mês de Novembro. Os valores dependem dos rendimentos do ano anterior.

Cumprimentos,
Fátima

jpaulobraga


O rendimento relevante dos trabalhadores independentes é apurado pela instituição de Segurança Social competente com base nos valores comunicados via eletrónica pela administração fiscal, declarados e sujeitos a tributação no âmbito da categoria B.

O Rendimento relevante de um trabalhador independente corresponde a:
1 ? 70% do valor total de prestações de serviço do ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva
e/ou
2 ? 20% dos rendimentos associados à produção e venda de bens no ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva

Sempre que o rendimento relevante seja determinado pelos coeficientes de 70% e/ou 20%, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 1º escalão.

No caso de um trabalhador independente abrangido pelo regime de contabilidade organizada, o rendimento relevante corresponde ao valor do lucro tributável, sempre que este seja de valor inferior ao obtido pela formula 70% do valor da prestação de serviços e/ou 20% do valor das vendas. Neste caso, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 2º escalão.  
Assim, no seu caso o valor mínimo será 218,52€ (1,5 * 419,22€  * 34,75%)





Citação de: rossio em Setembro 14, 2014, 08:29:54 PM
Um empresário em nome individual com contabilidade organizada que esta isento de pagamento de Seg Social até 30 de Setembro, qual o valor que vai pagar a partir dessa data?

Obrigado!
Saudações
Paulo Braga

rossio

Citação de: jpaulobraga em Setembro 15, 2014, 10:24:09 AM
O rendimento relevante dos trabalhadores independentes é apurado pela instituição de Segurança Social competente com base nos valores comunicados via eletrónica pela administração fiscal, declarados e sujeitos a tributação no âmbito da categoria B.

O Rendimento relevante de um trabalhador independente corresponde a:
1 ? 70% do valor total de prestações de serviço do ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva
e/ou
2 ? 20% dos rendimentos associados à produção e venda de bens no ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva

Sempre que o rendimento relevante seja determinado pelos coeficientes de 70% e/ou 20%, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 1º escalão.

No caso de um trabalhador independente abrangido pelo regime de contabilidade organizada, o rendimento relevante corresponde ao valor do lucro tributável, sempre que este seja de valor inferior ao obtido pela formula 70% do valor da prestação de serviços e/ou 20% do valor das vendas. Neste caso, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 2º escalão.  
Assim, no seu caso o valor mínimo será 218,52€ (1,5 * 419,22€  * 34,75%)





Citação de: rossio em Setembro 14, 2014, 08:29:54 PM
Um empresário em nome individual com contabilidade organizada que esta isento de pagamento de Seg Social até 30 de Setembro, qual o valor que vai pagar a partir dessa data?

Obrigado!

Obrigado pela resposta, a questão é que este ENI em 2013 estava no regime simplificado onde faturou cerca de 14000€ este ano já com contabilidade organizada vai faturar cerca de 70.000€ (55.000€ de mercadorias e 15.000€ de serviços).

Assim como faço as contas?

dbotelho15


Grata pela explicação. Também me serviu!


Citação de: jpaulobraga em Setembro 15, 2014, 10:24:09 AM
O rendimento relevante dos trabalhadores independentes é apurado pela instituição de Segurança Social competente com base nos valores comunicados via eletrónica pela administração fiscal, declarados e sujeitos a tributação no âmbito da categoria B.

O Rendimento relevante de um trabalhador independente corresponde a:
1 ? 70% do valor total de prestações de serviço do ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva
e/ou
2 ? 20% dos rendimentos associados à produção e venda de bens no ano civil anterior ao momento da fixação da Base de Incidência Contributiva

Sempre que o rendimento relevante seja determinado pelos coeficientes de 70% e/ou 20%, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 1º escalão.

No caso de um trabalhador independente abrangido pelo regime de contabilidade organizada, o rendimento relevante corresponde ao valor do lucro tributável, sempre que este seja de valor inferior ao obtido pela formula 70% do valor da prestação de serviços e/ou 20% do valor das vendas. Neste caso, o limite mínimo da base de incidência contributiva corresponde ao 2º escalão.  
Assim, no seu caso o valor mínimo será 218,52€ (1,5 * 419,22€  * 34,75%)





Citação de: rossio em Setembro 14, 2014, 08:29:54 PM
Um empresário em nome individual com contabilidade organizada que esta isento de pagamento de Seg Social até 30 de Setembro, qual o valor que vai pagar a partir dessa data?

Obrigado!
Cumprimentos,
Botelho