Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Faturas de anos anteriores

3 Respostas    10.331 Visualizações

Iniciado por miguelmarques, Outubro 02, 2012, 08:21:42 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

miguelmarques

Bom dia,

Surgiu-me uma duvida,

Ao receber da gerência faturas de 2011 e 2010 referente a compras nacionais e comunitárias, que estavam da sua posse para conferência de preços e medidas e ficaram esquecidas, fiquei com duvida sobre qual a melhor classificação a dar a estes documentos.

Devo recuperar o iva nas facturas nacionais e imputar o resto a correcoes de exercicios anteriores implicando a sua reflexao na mod 22 de 2012, quadro 07?

Obrigado

Isaura Sobral

Sim, deve reconhecer na conta 6881 - correções relativas a periodos anteriores o valor do gasto e regularizar o IVA no campo 40 da DP. Obviamente que terá de refletir a operação na M22.

Cumpts,
IS

kushinadaime

Quanto a impostos não há nada a acrescentar.
Quanto a contabilidade depende do valor, se for um valor muito grande numa empresa de NCRF tens que refazer as demonstrações financeiras, se for um valor moderado tens que fazer um novo anexo para esses anos (datado de agora) e descreveres essas facturas nos acontecimentos após a data de balanço, se for um valor imaterial lanças na conta 6881 - Correcções de exercícios anteriores e esqueces.
Pode-me estar a escapar algo, lê a ncrf dos erros.
E não esqueças de ver o IES, não o conheço de cor, mas tirado os casos de valores insignificantes tens que o substituir

saraiva23

Boa tarde.
e se for uma nota de crédito intracomunitária?
Alguma sugestão?
Obrigado.



Citação de: Isaura Sobral em Outubro 02, 2012, 03:49:47 PM
Sim, deve reconhecer na conta 6881 - correções relativas a periodos anteriores o valor do gasto e regularizar o IVA no campo 40 da DP. Obviamente que terá de refletir a operação na M22.

Cumpts,
IS