Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Pagamento de Iva

4 Respostas    3.135 Visualizações

Iniciado por debsousa, Julho 29, 2015, 11:40:07 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

debsousa

Boa tarde,

Tenho um cliente que pagou um valor adiantado às finanças. Ou seja, eu emiti a guia de pagamento mas as finanças voltaram a emiti-la posteriormente.
A guia que eles emitiram está sempre em dívida. E no sistema eles vêm um crédito do mesmo valor mas não abatem um com o outro.  ::) ::)

Hoje a minha cliente foi às finanças e disseram que ela deveria pagar a guia da AT e posteriormente a contabilidade fazia encontro de contas na próxima DPIva.

Isto faz sentido?? Ela tem de pagar para depois fazer encontro??

Como faço esse encontro de contas? Envio uma DPIva de 4.000,00 e uma guia P2 de 3.000,00 por exemplo?
  :-\ :-\

Obrigada a quem puder ajudar.
Cumprimentos,
Débora Sousa

AndreiaM

Mas isso faz parte de algum plano de pagamento? Ou tem a ver com o IVA do último trimestre?

Citação de: debsousa em Julho 29, 2015, 11:40:07 AM
Boa tarde,

Tenho um cliente que pagou um valor adiantado às finanças. Ou seja, eu emiti a guia de pagamento mas as finanças voltaram a emiti-la posteriormente.
A guia que eles emitiram está sempre em dívida. E no sistema eles vêm um crédito do mesmo valor mas não abatem um com o outro.  ::) ::)

Hoje a minha cliente foi às finanças e disseram que ela deveria pagar a guia da AT e posteriormente a contabilidade fazia encontro de contas na próxima DPIva.

Isto faz sentido?? Ela tem de pagar para depois fazer encontro??

Como faço esse encontro de contas? Envio uma DPIva de 4.000,00 e uma guia P2 de 3.000,00 por exemplo?
  :-\ :-\

Obrigada a quem puder ajudar.

Fernando Costa

É estranho, o facto de as finanças emitirem uma guia para pagamento, sem ser a mando de alguém.
Salvo se houver razões para o fazerem oficiosamente, como é lógico.
Mas ,mesmo assim mais estranho é, quem efetuou o pagamento não ter verificado, que já estava pago. Nos dias de hoje pagar duas vezes a mesma coisa?....mas, acontece...
Mas, como perguntou a colega AndreiaM, se faz parte de algum plano de pagamento, esqueça incluir esses valores na conta corrente do Iva, só vai arranjar problemas. Se tem algum plano e pagou duas vezes, certamente que as finanças deduziram os dois pagamentos no valor em dívida.
Cprs
FC

debsousa

Bem vai aqui uma grande confusão.... Expliquei mal a questão.
Oficiosamente, a inspetora da AT mandou-me fazer 2 substituições de DPIva. Eu fiz as substituições e emiti a guia que se obtém no portal. Quanto à outra, a guia não aparecia automaticamente e eu emiti uma guia P2. A cliente pagou ambas as guias.
Pela lógica a história acabava aqui.... Mas a AT a 31/03 não tendo ainda conhecimento que a guia P2 que eu tinha emitido tinha sido paga a 30/03 emitiram um oficio com certidão de dívida do mesmo valor. Assim, no portal existe 2 guias e apenas um pagamento.....

Nas repartições, 1 funcionário diz uma coisa outro diz outra... enfim....
Cumprimentos,
Débora Sousa

jana1821

Não querendo enganar penso que deve utilizar o campo 61.

A mim também já aconteceu-me essa situação e o cliente tinha de pagar a guia de IVA e depois o IVA fica a reportar, mas como não sendo TOC, quando se dá esta situação tiram-me logo o comando e sei mais ou menos o processo  :P

Mas tenho quase a certeza que é este o campo ;)
Cumprimentos
Joana Pereira