Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Resultados Tranitados vs. RLP (IPSS)

4 Respostas    6.178 Visualizações

Iniciado por PATRICIAM, Fevereiro 16, 2017, 10:03:23 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

PATRICIAM

Boa noite colegas.

Caso seja possível, pedia a vossa ajuda no seguinte.

Pela primeira vez tenho uma IPSS em mãos, pelo que tenho muitas dúvidas. Esta instituição apresenta um saldo devedor na conta de Resultados Transitados, pois teve sempre resultado negativo até 2015. Em 2016 o resultado passou a ser positivo e a minha dúvida é, o que devo fazer ao saldo de Resultados Transitados? Sendo uma IPSS, o que devo registar na contabilidade relativamente ao RLP positivo?

Desde já, muito obrigada!

Patrícia

anabelapereira

Olá Patricia.
O resultados vão sendo acumulados nesta conta 56. Não é obrigatorio constituir reservas, embora a direção da ipss pode faze-lo se assim o entender. para isso tem de deliberar.

Contec.pt


luisc

No momento da aprovação das contas e atribuição dos resultados pela Assembleia-geral dos associados, esse resultado positivo ou negativo poderá ser transferido para uma subconta da conta 56 - "Resultados transitados", para uma subconta da conta 55 - "Reservas" ou para uma subconta criada para o efeito, dependendo do destino dado a esses resultados, tendo em atenção que no caso das Associações, atendendo à respetiva natureza, não poderão existir distribuição de resultados pelos associados ou pelos membros dos órgãos estatutários.

Se o destino do resultado, atribuído pela Assembleia-geral, for o aumento do fundo social da Associação, deverá transferir esse resultado para a conta 51 - "Fundo Social"; se o destino for a constituição de reserva (legal ou livre), deverá transferir esse resultado para conta 55 - "Reservas"; se o destino for a retenção desses resultados para afetar aos fins estatutários, ainda que não na forma de aumento do fundo social ou de reservas, poderá ser transferido para outra conta criada para o efeito nos fundos patrimoniais.
(ver estatutos da associação)

kushinadaime

Atenção, que nos protocolos e coisas do género que ela tiver, se é que tem, poderá ter ou não ter lá escrito que tem que fazer reservas, que serão reservas contratuais.