collapse

Pesquisa



Condicionantes de trabalhador independente com subsidio de desemprego parcial

  • 0 Respostas
  • 5112 Visualizações
*

Offline ruidaponte

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Masculino
Bom dia,

Estou neste momento a auferir subsidio de desemprego e vou iniciar atividade como trabalhador independente pelo que pretendia passar para o regime de subsidio de desemprego parcial. Neste âmbito tenho as seguintes questões:

- Há alguma implicação quanto ao subsidio de desemprego parcial no caso de optar pelo regime tributário de empresário em nome individual? E nesse caso para a Segurança social existiria separação entre a prestação de serviços e o fornecimento de bens quanto às contribuições?

- Nas condições respeitantes ao montante a pagar de Subsidio de desemprego parcial é mencionado o seguinte: “O montante do subsídio de desemprego parcial é recalculado sempre que o valor presumido não seja confirmado.”

No caso do valor de facturação anual efectivo estar acima do valor de faturação anual presumido na declaração de inicio da atividade quando e como será feito o respetivo acerto de valores devidos junto da SS?

- Quando dou inicio de atividade tenho de escolher entre o regime simplificado ou contabilidade organizada. Posso escolher qualquer uma das opções estando no regime de subsidio de desemprego parcial ou existem implicações mediante a opção?

- Nas condições de atribuição do subsidio de desemprego parcial é referido o seguinte “Exercer ou vir a exercer uma atividade profissional independente, desde que o valor do rendimento anual do trabalho independente seja inferior ao montante do subsídio de desemprego.
Considera-se relevante, para este efeito, o rendimento dos trabalhadores independentes correspondente a 70% do valor dos serviços prestados ou a 20% do valor das vendas de mercadorias e de produtos, bem como das prestações de serviços efetuadas no âmbito de atividades hoteleiras e similares, restauração e bebidas, auferidos no ano civil imediatamente anterior.”

Do que entendo do texto o calculo das contribuições incidem apenas sobre 20% dos rendimentos associados à venda de bens. Ou tal só se aplica no contexto das actividades hoteleiras? No caso de se aplicar a todas as transacções de bens gostaria de saber se se aplica a mesma regra no âmbito do calculo do subsidio de desemprego parcial. Isto é, no caso de eu fazer a venda de bens o calculo da diferença entre o meu rendimento por recibos verdes e o subsidio de desemprego será feito tomará em conta apenas 20% desses rendimentos? E como serão declarados junto da SS as parcelas da venda de bens e prestação de serviços? E onde o devo fazer?

Obrigado!

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
7138 Visualizações
Última mensagem Janeiro 26, 2012, 01:44:02 pm
por CristinaA
7 Respostas
15458 Visualizações
Última mensagem Maio 11, 2022, 10:05:23 am
por cristianecsoliveira
2 Respostas
3169 Visualizações
Última mensagem Outubro 01, 2013, 11:26:50 am
por Rosinda Cristina
3 Respostas
3373 Visualizações
Última mensagem Setembro 16, 2015, 10:11:25 am
por casim
0 Respostas
2263 Visualizações
Última mensagem Dezembro 20, 2019, 07:37:09 pm
por JéssicaPG

Receba novos posts por e-mail

Powered by follow.it

Empregos

Técnica/o de Contabilidade | Trofa por O139
[Maio 31, 2026, 07:40:39 pm]

Mensagens recentes

Residência/morada fiscal por smarisavidal
[Hoje às 01:13:02 am]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 18, 2026, 03:16:25 pm]


Prorrogação do prazo de entrega MODELO 22 do IRC 2025 | 30.06.2026 por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:04:10 pm]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:00:28 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 01:57:24 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 17, 2026, 10:06:36 am]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 16, 2026, 02:36:18 pm]


Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 15, 2026, 09:51:40 am]


IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 13, 2026, 02:16:45 pm]


Re: Despesas de formação por AndreiaM
[Junho 11, 2026, 03:19:36 pm]


Despesas de formação por smarisavidal
[Junho 10, 2026, 04:20:39 pm]


Re: IRS Anexo J por AndreiaM
[Junho 09, 2026, 02:26:46 pm]

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Junho 2026
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 [22] 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.