Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

A minha prestação no exame OCC Março 2022

3 Respostas    6.532 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Março 26, 2022, 11:43:37 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Carvalho

Caros membros,


Hoje, 26 de Março 2022, será para grande parte de vós o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Mais um exame ainda a ser realizado num contexto pandémico, sabemos por isso das dificuldades acrescidas para a realização da prova. Neste cenário, presumo que o "Contabilistas.net" é uma vez mais o "parceiro" ideal para acompanhar todos aqueles que de outra forma estariam isolados e até extremamente desmotivados face à impossibilidade de partilharem o estudo.
Ora, mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "caminhada" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Os 15 anos de experiência Contabilistas.net

Esta foi uma edição em que mais uma vez tivemos um papel activo na preparação, e digo-o "activo" porque apresentamos os testes diários. Por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas.net", esta é vincadamente a nossa missão, para reforçar esta ideia, estamos a trabalhar no nosso modelo de curso personalizado que em breve esperamos apresentar, nós pretendemos continuar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.

Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós, o "contabilistas.net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
4 - Acha relevante o "contabilistas.net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?

NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC Outubro 2021".


Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

veraluciaribeiro

Boa Tarde,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes. na minha opiniao o que achei mais dificil foi a parte da fiscalidade
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde Manhã
3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova? sim sem duvida, recorro muitas vezes ao forum sempre que me surgem duvidas.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução? sim de forma ajudar, quem nao seja aprovado a estudar e entender o que falhou, bem como a quem esteja por 1 questão possa a ajudar caso queira recorrer.

Obrigada
Vera Ribeiro
Boa Sorte a todos!

Maria G.

Bom dia,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes: é muita matéria para estudar e a forma como colocam as perguntas por vezes não é a melhor, é muita pressão. A parte mais dificil talvez seja fiscalidade, embora no meu caso essa seja a área em que estou mais a vontade.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde: Tarde
3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova? : claro que sim, poder ver as duvidas dos colegas ajuda a resolver as nossas e ter as resoluções é uma mais valia.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?: Sim muito relevante, um trabalho excelente da Vossa parte, obrigada.

Um obrigada a este site de apoio e a todos que nele participam, vou também tentar deixar o contributo para os próximos a ir a exame, foco e não desistam estudem todas as matérias que não fique nenhuma de lado porque todos os pontinhos são precisos para o tão desejado aprovado.

FIL2

1- Achei a dificuldade em linha com o que tem sido nos últimos exames. Algumas perguntas simples, outras, na minha opinião, demasiado específicas para o tempo que se tem para procurar nos códigos e dada a quantidade de conteúdos abordados.
2- Manhã
3- Bastante útil para perceber a resolução dos exames e partilhar dúvidas e anseios com os colegas
4- Sim, principalmente nos casos em que entre nós não conseguimos perceber a resolução do exercício, até de modo a ajudar colegas em exames posteriores.