Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Gasolina Mistura

14 Respostas    11.986 Visualizações

Iniciado por pedja, Setembro 15, 2014, 03:14:52 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

pedja

Boa tarde,

Um empresário agrícola tem 2 motoroçadoras que são alimentadas a gasolina.
Nos talões o descritivo refere "gasolina mistura" e que é diferente da gasolina que os automóveis consomem.
Pode ser aceite ?? A 100% ou parcialmente ??


debsousa

Salvo outra opinião, sendo para equipamentos será 100% dedutível (sem certeza).
Cumprimentos,
Débora Sousa

almeida santos

Na minha opinião Tratando-se de gasolina, não será deduzido qualquer imposto

debsousa

Desculpe não reparei que era gasolina. respondi pensando que era gasóleo para máquinas.
Cumprimentos,
Débora Sousa

pedja

Bom dia,

Então posso aceitar o custo e não deduzir o IVA ??

debsousa

Cumprimentos,
Débora Sousa


gomes.jmc1

Artigo 21.º - Exclusões do direito à dedução
   1- Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
         b) Despesas respeitantes a combustíveis normalmente utilizáveis em viaturas automóveis, ........


Salvo melhor opinião é dedutível a 100% uma vez que as moto-roçadoras não são viaturas automóveis, por isso não está excluído o direito à dedução pelo artº 21 do CIVA.

Miguel


pedja

Agora é que está lançada a confusão !!!
Por isso gosto tanto deste fórum..
Mais alguém se quer pronunciar ??

debsousa

O colega justificou muito bem! Concordo e  :-[ infelizmente eu não deduzia o iva de gasolina das máquinas e afinal pudemos....
Obrigada!

Citação de: gomes.jmc1 em Setembro 16, 2014, 10:08:15 PM
Artigo 21.º - Exclusões do direito à dedução
   1- Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
         b) Despesas respeitantes a combustíveis normalmente utilizáveis em viaturas automóveis, ........


Salvo melhor opinião é dedutível a 100% uma vez que as moto-roçadoras não são viaturas automóveis, por isso não está excluído o direito à dedução pelo artº 21 do CIVA.

Miguel
Cumprimentos,
Débora Sousa

verita90

O artigo diz que é excluído de direito à dedução as despesas de combustíveis normalmente utilizáveis em viaturas automóveis.
Normalmente usa-se gasolina, pois em relação ao gasóleo já temos umas "nuances" especiais em relação à matéria, logo a meu ver está excluído o direito de dedução do imposto independentemente do uso que derem ao combustível.

Citação de: gomes.jmc1 em Setembro 16, 2014, 10:08:15 PM
Artigo 21.º - Exclusões do direito à dedução
   1- Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
         b) Despesas respeitantes a combustíveis normalmente utilizáveis em viaturas automóveis, ........


Salvo melhor opinião é dedutível a 100% uma vez que as moto-roçadoras não são viaturas automóveis, por isso não está excluído o direito à dedução pelo artº 21 do CIVA.

Miguel
Best Regards,
Vera Gueifão

verita90

Citação de: pedja em Setembro 15, 2014, 03:14:52 PM
Boa tarde,

Um empresário agrícola tem 2 motoroçadoras que são alimentadas a gasolina.
Nos talões o descritivo refere "gasolina mistura" e que é diferente da gasolina que os automóveis consomem. Agora se for gasolina que realmente não é utilizada para veículos automóveis então, acho que não entra no artº 21º
Pode ser aceite ?? A 100% ou parcialmente ??
Best Regards,
Vera Gueifão

gomes.jmc1

Ainda não estou convencido, mas parece que não é dedutível o IVA suportado na aquisição de Gasolina, seja ela utilizado no quer que seja....

Agora deixo aqui uma pergunta: e o IVA suportado na aquisição de óleo (para fritos)?, sei de veículos que circulam com esse tipo de combustível...



kushinadaime

huummm
Pelo nome é gasolina para motores a gasolina "com chumbo" (o chumbo propriamente dito está substituído por aditivos) usada em carros velhos, mas provavelmente não é esta a gasolina de que fala...
As roçadoras são motores a 2 tempos sem circuito de lubrificação, o óleo tem que ser misturado no combustível, e há quem venda a mistura feita, o problema é que não sei o nome dela...
Se for o segundo caso pode, a meu ver deduzir o IVA, pois esta gasolina só pode ser usada em carros e motas clássicas, daquelas realmente antigas e raras, o seu uso normal são em máquinas que usem motores a gasolina realmente pequenos.

gomes.jmc1

Apesar de não concordar o IVA não é dedutível

Ver:

- Informação vinculativa - processo nº 3658, despacho do SDG dos Impostos, substituto legal do Director - Geral,
em 2012-08-01.

- Informação vinculativa - processo nº D051 2009019 - despacho do SDG dos Impostos, substituto legal do Director
- Geral, em 29-05-2009