Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Anomalia detetada pela AT entre a DP IVA e as informações no e-fatura

9 Respostas    8.963 Visualizações

Iniciado por MuitasContas, Julho 08, 2014, 02:12:38 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

MuitasContas

Alguém sabe deslindrar como o sistema da e-fatura calcula as bases tributáveis do IVA dedutivel da Declaração Periódica de IVA?

Tenho o seguinte caso no e-fatura, citando:

"O Montante de IVA deduzido AA.AAA.AA €) inscrito nas suas declarações periódicas de IVA, para o periodo em análise é superior ao montante de IVA, conhecido pela AT e admitido como passivel de de dedução (BB.BBB.BB €).

AA.AAA,AA € = somatório dos campos (20D + 21D + 22D + 23D + 24D) para o periodo considerado. (...)"

sendo o D, a base de IVA que deu origem ao IVA dedutivel, calculado, a partir dos campos 20 a 24 da declaração de IVA. 

Mas o valor REAL da BASE não se aproxima do valor calculado por eles. 
E o IVA dedutivel é inferior ao IVA declarado pelos fornecedores.

Têm conhecimento de erros do e-fatura que explique estas aberrações?

Muito Obrigada.

debsousa

Colega, confirme se deduziu faturas do período anterior.
Eu tive uma situação semelhante, em que faturas de Dezembro, recebidas posteriormente foram contabilizadas e deduzidas em Janeiro. Foi enviada justificação e até agora não houve mais nenhum contato por parte da AT.
Cumprimentos,
Débora Sousa

MuitasContas

#2
Citação de: debsousa em Julho 08, 2014, 02:54:04 PM
Colega, confirme se deduziu faturas do período anterior.
Eu tive uma situação semelhante, em que faturas de Dezembro, recebidas posteriormente foram contabilizadas e deduzidas em Janeiro. Foi enviada justificação e até agora não houve mais nenhum contato por parte da AT.

Tb pensei o mesmo e já verifiquei. Todas as faturas contabilizadas são do 1º Trimestre. Só 1 não foi registada pelo fornecedor, mas é um valor minusculo (5 ou 10 E), no entanto as faturas contabilizadas totalizam valor inferior ao constante no e-fatura (12T do ano anterior+03T deste ano).

Dá para entender a AT e suas máquinas fiscais.?

Cumprimentos,

debsousa

Não sei lhe ajudar....
Boa sorte e partilhe as informações que conseguir colega. Pode haver mais pessoas nessa situação
Cumprimentos,
Débora Sousa

MuitasContas

Solução:

aproveitar a caixa de mensagem com 600 carateres, para "justificar" a divergência, para explicar que o IVA dedutivel está como nas faturas  e que o erro não tem sentido.

Neste meu caso, ELES é que deviam justificar, como determinaram IVA dedutivel a mais, quando confrontando com o IVA comunicado pelos fornecedores, o valor é inferior.

Há cada uma!


debsousa

É o país que temos,....  :o :-X ??? ::) :'(
Citação de: MuitasContas em Julho 18, 2014, 11:40:25 AM
Solução:

aproveitar a caixa de mensagem com 600 carateres, para "justificar" a divergência, para explicar que o IVA dedutivel está como nas faturas  e que o erro não tem sentido.

Neste meu caso, ELES é que deviam justificar, como determinaram IVA dedutivel a mais, quando confrontando com o IVA comunicado pelos fornecedores, o valor é inferior.

Há cada uma!
Cumprimentos,
Débora Sousa

Janea

Boa tarde,

conseguiram chegar ao valor considerado pela ATa como IVA comunicado?
exportando para excel o valor das faturas dos fornecedores + C11D + C17D + (97D+98D+99D+100D+101D+102D) x 23% + IVA pagoimportações nao consigo chegar ao valor apurado? alguma dica? :)

Obrigada.

GSOUSA

Boa tarde,

Confirme p.f. se ja nao se encontra regularizado???

Penso que nao estao a considerar o campo 40 e 41.

Cumprimentos

soniabasilia

Citação de: MuitasContas em Julho 08, 2014, 02:12:38 PM
Alguém sabe deslindrar como o sistema da e-fatura calcula as bases tributáveis do IVA dedutivel da Declaração Periódica de IVA?

Tenho o seguinte caso no e-fatura, citando:

"O Montante de IVA deduzido AA.AAA.AA €) inscrito nas suas declarações periódicas de IVA, para o periodo em análise é superior ao montante de IVA, conhecido pela AT e admitido como passivel de de dedução (BB.BBB.BB €).

AA.AAA,AA € = somatório dos campos (20D + 21D + 22D + 23D + 24D) para o periodo considerado. (...)"

sendo o D, a base de IVA que deu origem ao IVA dedutivel, calculado, a partir dos campos 20 a 24 da declaração de IVA. 

Mas o valor REAL da BASE não se aproxima do valor calculado por eles. 
E o IVA dedutivel é inferior ao IVA declarado pelos fornecedores.

Têm conhecimento de erros do e-fatura que explique estas aberrações?

Muito Obrigada.

Caros colegas eu já tive uma situação incrível, era um ano inteiro de divergências, ou seja eu deduzia IVA no campo 24 a mais do que era comunicado pelos Fornecedores, como era um ano inteiro achei tremendamente estranho, até que se fez LUZ e fui verificar um certo numero de Contribuinte, ver se ele declarava ao EFATURA, para espanto meu nem uma factura era declarada estamos a falar de uma RENDA COM IVA e AGUA, e quem é esse contribuinte nem mais nem menos a CAMARA MUNICIPAL DA MADEIRA, quando eu dei esse esclarecimento no EFATURA, ninguém se dignou a dar-me uma resposta estou a aguardar.

Sanvic

Não tive a mesma situação mas a inversa, ou seja, que o valor que estava a declarar de IVA liquidado divergia do valor apresentado no e-factura. Verifiquei, somei, verifiquei novamente e não tenho diferença... enfim enviei a declaração e nada até hoje de divergências.