Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Tratamento contabilístico de notas de crédit

7 Respostas    5.603 Visualizações

Iniciado por ppaauulloo, Dezembro 03, 2014, 01:52:46 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ppaauulloo

Boa tarde,
Sou Técnico Oficial de Conta de uma microentidade que em dezembro de 2013 apresentou-me duas facturas de um fornecedor, ambas somam cerca de 19000€
As facturas foram lançadas na conta de conservação e reparação.
Entretanto procedi ao fecho das contas da empresa (entreguei Modelo 22  e IES).
Em outubro  de 2014 o meu cliente envia-me duas notas de crédito relativamente àquelas facturas.
A minha questão é:
Qual o tratamento contabilístico que devo efetuar no que diz respeito às notas de crédito?
Será necessário corrigir as demonstrações financeiras de 2013?
Obrigado!

debsousa

As notas de crédito têm data de 2014 ou de 2013?
Cumprimentos,
Débora Sousa


debsousa

Lance normalmente em 2014 e não tem de retificar nada de 2013.
Cumprimentos,
Débora Sousa

ppaauulloo

mas lanço na conta 7881 (uma vez que é para anular o gasto considerado em 2013)

debsousa

Na minha opinião não.
Eu uso essa conta para lançar documentos com data de emissão anterior ao ano do exercício. Ou seja, se a nota de crédito fosse de 2013, eu contabilizaria nessa conta.
Cumprimentos,
Débora Sousa

ppaauulloo


debsousa

pois.... tem razão....
Não sei qual será a melhor opção.
Não é muito comum, um ano depois, anular faturas.....
Aguarde outras opiniões...
Cumprimentos,
Débora Sousa