Boa tarde colegas,
Em 2021, entreguei um IRS de 2020 em que o sujeito passivo alienou um apartamento e pretendia fazer reinvestimento
.
Entreguei o anexo G devidamente preenchido com os valores de aquisição e alienação do imóvel e o valor que pretendia reinvestir.
A pessoa em questão iria reinvestir na construção de uma moradia.
Nesse mesmo ano adquiriu o terreno onde iria construir sem recurso ao crédito, por isso coloquei no campo 5008 o valor do terreno que tinha sido adquirido nesse mesmo ano a seguir à alienação.
Posteriormente o contribuinte recebeu um email a dizer DEVERÁ RETIRAR O VALOR INSCRITO NO QUADRO 5 CAMPO 5008; APENAS DEVERÁ SER DECLARADO O REINVESTIMENTO AQUANDO DA CONCLUSÃO DAS OBRAS, OU EM LIMITE NOS 36 MESES SEGUINTES A ALIENAÇÃO.
Agora estou a preencher o anexo G com as despesas de construção que houve ao longo dos anos e dá erro, não me deixa colocar valores nos campos 5005, 5009 e 5010, apenas me deixa preencher o campo 5011 que é o campo que corresponde ao 3º ano.
Já tiveram alguma situação destas?
Como resolveram?