Na questão 1 relativa à pergunta: "A conta 9x - contas refletidas apenas é movimentada quando a empresa adota o sistema:" a resposta dada na correcção foi a "c) Duplo contabilístico e tem por objetivo fazer a ligação com as contas das classes 3, 6, 7 e 8 da contabilidade geral."
Seria possível explicar-me o porquê de ser considerada a conta da classe 8?
Pergunto pois pelos power points que estudei dados pelo Professor Ferrolho no ISCAL sobre "OS SISTEMAS DE ARTICULAÇÃO CONTABILÍSTICA" indica que:
"90 - CONTAS REFLECTIDAS
A conta 90 apenas é movimentada quando a empresa adota o sistema duplo contabilístico .
As subcontas devem apresentar no final de cada mês saldos iguais aos das contas correspondente s às classes 3, 6 e 7 da Contabilidade Financeira, embora tenham sinal contrário, isto é, os saldos são credores quando se trata de custos e existências e devedores se respeitarem a proveitos."
Obrigada,
AS
Boa noite Adriana,
Justamente por ver opiniões diferentes relativamente a esta questão, entendi colocá-la, pois pode vir a ser uma questão de exame.
Vou justificar a minha resposta e colocar uns acetatos relativos a uma formação da OTOC e assim já não serão surpreendidos caso apareça uma questão semelhante.
Tirem as vossas conclusões:
Não se esqueçam que o saldo da conta Resultados Analíticos têm de coincidir
no final do período com o saldo da conta Resultados Líquidos, apurados na Contabilidade Geral, logo, os resultados têm que estar refletidos.
Plano de Contas
9x - Contas Refletidas (pode ser 90 ou 91)
91 01 Existências Iniciais Refletidas
91 03 Compras Refletidas
91 04 Existências Finais Refletidas
91 06 Gastos Refletidos
91 07 Vendas Refletidas
91 08 Resultados Refletidos
DUPLO CONTABILÍSTICO
“A ligação entre os dois subsistemas, que funcionam pelo método digráfico ou das partidas dobradas, faz-se através das chamadas “Contas Refletidas”, que funcionam como contas de ligação entre os dois ramos da contabilidade. Estas asseguram a digrafia e a concordância dos valores nos dois ramos da contabilidade.
A contabilidade geral escritura as operações relativas aos gastos e perdas, na classe 6, e rendimentos e ganhos, na classe 7, cujos saldos são posteriormente transferidos para a conta 81 – Resultado Líquido do Período.
No que diz respeito à contabilidade analítica, utilizamos as contas refletidas, as quais se destinam a servir de contrapartida ao movimento da classe 3 - Inventários, 6 - Gastos, 7 – Rendimentos e 8 - Resultados. Estas contas designam-se por refletidas porque, embora os seus saldos coincidam em valor com as suas congéneres na contabilidade geral, na contabilidade analítica apresentam sinal contrário. Os dois subsistemas são auto-balanceantes.”(Sebenta IPCA pág. 59)
http://contabilistas.info/index.php?topic=2403.0“Estas contas destinam-se a servir de contrapartida para os movimentos da contabilidade analítica, em relação às contas da contabilidade geral (contas das classes 3, 6, 7 e 8 (1)
(1) Segundo Pires Caiado, Contabilidade Analítica, pág. 116 “...a evolução recente do tratamento automático das informações contabilística
s mostra que estas contas deixaram de ter o interesse que tradicionalmen
te se lhe atribuía…” Formação segmentada 0708 OTOC - Contratos de Construção e Actividades Imobiliárias-Aspectos Contabilístico
s e Fiscais (NIRF,19) - Pág. 163 acetato
A intenção é apenas a de alertar e não confundir. Caso apareça uma questão desta no exame, tenho a certeza que os colegas vão lembrar-se dos testes diários

continuação de bom estudo!