collapse

Pesquisa

Duvidas para o exame

• 15 Respostas
  • 251 Visualizações
*

Offline j0rge

• 490
  • 6
Duvidas para o exame
« em: Fevereiro 20, 2013, 03:03:00 pm »
Boa tarde,

Tenho algumas duvidas e talvez algum dos colegas possa ajudar-me.

Quando uma empresa vende 2 activos tangíveis e tem mais valias em 1 e menos valia em outro devemos fazer o tratamento individual por cada bem? e se for em instrumentos financeiros?

Confirmem se a afirmação esta correcta. Os dividendos distribuídos por empresas ficam sujeitos a retenção na fonte a titulo definitivo e são retidos no momento da distribuição, isto quando pagos a pessoas singulares. Caso sejam pagos a empresas ( IRC) são sujeitos a retenção na fonte retidos no momento que são distribuídos. Verdade?  ou os dividendos nunca é a taxa definitiva?

A cedência de pontos que fala o Art 8 do estatuto é sempre de 30 pontos correcto? Visto que os TOC que trabalhem para outro TOC no exercício das suas funções  tem direito aos 30 pontos. Um toc com 22 pontos é aquele que trabalha para apenas uma empresa exercendo as suas funções no regime de trabalhador dependente?

São questao simples mas não tenho certeza e coloco aqui para debate.

Obrigado pela ajuda. Cumprimentos

« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 04:36:12 pm por j0rge »

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
Re: Duvidas para o exame
« Responder #1 em: Fevereiro 20, 2013, 04:41:09 pm »
Venho falar sobre os pontos, as restantes espero que obtenha ajuda mas não estou muito segura...
Os empresários em nome individual e os trabalhadores dependentes têm 22 pontos e se outro toc lhes ceder pontuação é 22 pontos que cede e isso se desempenhar em exclusivo a profissão de toc, caso contrário apenas terá 11 pontos para ceder.
As sociedades profissionais e as de contabilidade é que têm 30 pontos e quem trabalha para elas sendo toc tb tem os 30 pontos que pode ceder e não há cedência de pontos entre sócios.
Bom estudo!
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 05:00:40 pm por Liquinhas »
Saudações cordiais (",)

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #2 em: Fevereiro 20, 2013, 05:03:22 pm »
Vou partilhar este quadro que ajuda ao esclarecimento . E criou a minha duvida.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 05:04:06 pm por j0rge »

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2013, 05:28:10 pm »
Já vi essa informação no site da Otoc que fui lá agora!
O meu patrão foi auditado em 2011 e na altura tinha 22 pontos. Sei que não achou justo e a situação deve ter mudado entretanto.
Estive numa formação o ano passado e a formadora disse que os empresários em nome individual tinham 22 pontos. Pode ser uma questão que venha a aparecer em exame, as questões de ética são muito traiçoeiras. Mas julgo que essa alteração virá quando fôr aprovado o novo estatuto em que é apresentada a figura do contabilista certificado ;)
Mas obrigada pela chamada de atenção!!!
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 05:50:46 pm por Liquinhas »
Saudações cordiais (",)

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2013, 05:38:48 pm »
Também é importante referir que um TOC nunca pode ceder os 11 pontos visto que não trabalha num gabinete de contabilidade.

O que acho estranho é segundo interpretação do PDF a maioria dos gabinetes de contabilidade tem TOC com 30 pontos ou melhor todos tem 30 pontos.

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2013, 06:01:24 pm »
Se fôr um Toc que trabalhe para um empresa que não seja de contabilidade ou profissional ao abrigo de contrato individual de trabalho (trabalhador dependente) tem 22 pontos ;) espero muito honestamente que não saia nada sobre empresários em nome individual... mesmo... porque não sei o que responder, se 22 ou se 30 pontos... :S
Mas pensando bem... o art. 8º diz que um toc que desempenhe as suas funções a título principal no regime liberal tem 30 pontos...
Se aparecer em exame e se eu puder arriscar respondo, contrariamente ao que me foi ensinado, 30 pontos.
Há gabinetes de contabilidade que não prestam exclusivamente o serviço de Toc e por isso não são sociedades de contabilidade.

« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 06:15:57 pm por Liquinhas »
Saudações cordiais (",)

*

Offline isabel.reste

• **
  • 10
  • 0
« Responder #6 em: Fevereiro 20, 2013, 06:04:07 pm »
Respondendo a "Quando uma empresa vende 2 activos tangíveis e tem mais valias em 1 e menos valia em outro devemos fazer o tratamento individual por cada bem?", se forem ambos no mesmo periodo de tributação, apura o saldo positivo entre as mais e menos valias, segundo o artigo 48ª do CIRC...

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #7 em: Fevereiro 20, 2013, 09:30:45 pm »
Respondendo a "Quando uma empresa vende 2 activos tangíveis e tem mais valias em 1 e menos valia em outro devemos fazer o tratamento individual por cada bem?", se forem ambos no mesmo periodo de tributação, apura o saldo positivo entre as mais e menos valias, segundo o artigo 48ª do CIRC...

em termos de tributação final, mas se for com vista a reinvestimento da mais valia?

*

Offline isabel.reste

• **
  • 10
  • 0
« Responder #8 em: Fevereiro 20, 2013, 11:34:26 pm »
É isso...está no artigo 48º nº 1 CIRC, considera-se a diferença positiva entre mais e menos valias e só em considerada em metade, a mais valia obtida, se for reinvestido o total do valor obtido com a venda dos activos fixos tangíveis... se for reinvestido parte, faz-se o proporcional.. .
Não sei s ajudei..

« Responder #9 em: Fevereiro 21, 2013, 03:01:26 pm »
Ola colegas,
Posso levar este documento para exame??
Cumpts
Monica Mendes

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #10 em: Fevereiro 21, 2013, 03:11:50 pm »
Acho que é uma anotação. Não vou levar. Tambem o art 8 do EOTOC é suficiente.  Esta questão:

"Confirmem se a afirmação esta correcta. Os dividendos distribuídos por empresas ficam sujeitos a retenção na fonte a titulo definitivo e são retidos no momento da distribuição, isto quando pagos a pessoas singulares. Caso sejam pagos a empresas ( IRC) são sujeitos a retenção na fonte retidos no momento que são distribuídos. ou os dividendos é a taxa definitiva para as empresas? "

*

Offline NSANTOS

• 269
  • 2
« Responder #11 em: Fevereiro 21, 2013, 04:16:43 pm »
Boa tarde colegas,

Antes de mais " O maior dos Sucessos" para quem vai a exame.

No que respeita as afirmações, 1.º aconselho-vos sempre a olharem para as questões da forma mais prática possivel, porquê?
Quando são aplicados dividendos? Em participações sociais das sociedades, por quotas ou por acções- certo.
Se for um sujeito passivo, ex.: tenho títulos de participação num banco, no fim do ano o banco lança juros na minha conta mas logo de seguida é-me debitado/retirado o valor correspondente ao irs (julgo que nesta situação qualquer um de vocês já se deparou), logo a afirmação esta certa.
Em relação a uma empresa é igual só que em vez de ser retido irs é irc.
E, quando é que é suposto fazermos a retenção no momento/período em que é decidido aplicar essas verbas das sociedades em dividendos pelos sócios ( que somente é a remuneração que qualquer investidor/sócio tem por estar/representar uma sociedade)
Não sei se fui muito clara, peço desculpa mas peço que para além  DE MANTEREM A CALMA, 1.º RESPONDAM AQUELAS QUE SABEM, DEPOIS ANALISEM AS QUE TÊM DÚVIDAS, UTILIZEM A IMAGINAÇÃO E LEVEM PARA CASOS PRÁTICOS DO DIA A DIA E AI,  POR EXCLUSÃO DE PARTES SERÁ MAIS FÁCIL ESCOLHER.

Boa sorte ;)

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #12 em: Fevereiro 22, 2013, 11:48:27 am »
Obrigado nsantos pela ajuda. Foi claro nos dividendos a distribuir pelas sociedades, são retidos no momento em que é decido a sua aplicação e não no momento em que são colocados a disposição.

Relativamente a questão do IRC continua com duvidas os rendimentos das empresas de depósitos a prazo ou dividendos não é obrigatório serem englobados?  Na minha opinião não é aplicado a  taxas liberatório mas sim a taxa de retenção na fonte visto que vão ser englobados. E taxa de retenção na fonte aplicar será 25% e não 28% da taxa liberatório.   

*

Offline AndreiaM

• 5279
  • 191
« Responder #13 em: Fevereiro 22, 2013, 12:06:21 pm »
Bom dia,

Em sede de IRC não há a opção pelo englobamento. Só em termos de IRS e fora do âmbito do exercício de actividades empresariais e profissionais (artigo 71º nº 6 - CIRS).
Estes rendimentos estão sempre sujeitos à taxa liberatória de 28%.

Espero ter ajudado

Relativamente a questão do IRC continua com duvidas os rendimentos das empresas de depósitos a prazo ou dividendos não é obrigatório serem englobados?  Na minha opinião não é aplicado a  taxas liberatório mas sim a taxa de retenção na fonte visto que vão ser englobados. E taxa de retenção na fonte aplicar será 25% e não 28% da taxa liberatório.   

*

Offline j0rge

• 490
  • 6
« Responder #14 em: Fevereiro 22, 2013, 01:18:38 pm »
Ah bom então a minha interpretação estava errada. os dividendos pagas a empresas tambem estarão sujeitos a taxa liberatório e consequentemen te não será possível ser englobados. A verdade é que recebi informações diferentes.