Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

adiantamento para pagamento de despesas

5 Respostas    17.045 Visualizações

Iniciado por joaocalisto, Março 12, 2013, 10:40:41 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

joaocalisto

Boa noite

podiam esclarecer-me de uma situação. Eu passo recibos verdes a 2 anos e neste momento a empresa pediu-me que efectuasse uma despesa extra em nome da empresa e passa-sse um recibo verde como adiantamento para pagamento de despesas por cota e em nome do cliente.

Ja verifiquei que estao isentas de IVA e de Retenção na fonte mas aparecem no nossa "Total Importancia" e por conseguinte tem de ser colocadas na declaração de IRS ou não? Como sao em nome do cliente nao tem logica aparecer na nossa total importancia mas aparece... Ou entao quando preenchemos o IRS temos de subtrair este valor?

Obrigado
JC

AndreiaM

Boa noite,

Os adiantamentos para pagamentos de despesas por conta e em nome do cliente não estão sujeitos a IVA nem a retenção nem são considerados rendimentos.
Mas, para que este documento seja válido terá que o comprovar mediante a apresentação de facturas em nome do cliente que comprovem esse adiantamento, caso contrário será considerado adiantamento por conta de honorários e, como tal, sujeito a IVA e IRS.

Espero ter ajudado

Citação de: joaocalisto em Março 12, 2013, 10:40:41 PM

Boa noite

podiam esclarecer-me de uma situação. Eu passo recibos verdes a 2 anos e neste momento a empresa pediu-me que efectuasse uma despesa extra em nome da empresa e passa-sse um recibo verde como adiantamento para pagamento de despesas por cota e em nome do cliente.

Ja verifiquei que estao isentas de IVA e de Retenção na fonte mas aparecem no nossa "Total Importancia" e por conseguinte tem de ser colocadas na declaração de IRS ou não? Como sao em nome do cliente nao tem logica aparecer na nossa total importancia mas aparece... Ou entao quando preenchemos o IRS temos de subtrair este valor?

Obrigado
JC

nekinha

por acaso não tem a legislação que expressa isso???? :-[

AndreiaM

Artigo 16º nº 6 alínea c) - CIVA
Artigo 116º nº 1 alínea b) - CIRS

Espero ter ajudado

Citação de: nekinha em Setembro 16, 2013, 12:42:22 PM
por acaso não tem a legislação que expressa isso???? :-[

nekinha

Dora A

Olá colega Andreia,

Poderia me tirar uma duvida, quando recebe o recibo verde relativo a adiantamento para pagamento por conta de despesas por conta e em nome do cliente, já vem com os documentos anexados que justificam as despesas, ou enviam primeiro o recibo no qual contabilizamos na conta 278, e posterior enviam os documentos pagos em nome do cliente, que anulamos da conta 278 e debitamos a conta de custos.

Citação de: AndreiaM em Março 12, 2013, 10:51:59 PM
Boa noite,

Os adiantamentos para pagamentos de despesas por conta e em nome do cliente não estão sujeitos a IVA nem a retenção nem são considerados rendimentos.
Mas, para que este documento seja válido terá que o comprovar mediante a apresentação de facturas em nome do cliente que comprovem esse adiantamento, caso contrário será considerado adiantamento por conta de honorários e, como tal, sujeito a IVA e IRS.

Espero ter ajudado

Citação de: joaocalisto em Março 12, 2013, 10:40:41 PM

Boa noite

Obrigado
JC
Cumprimentos
Dora A