Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Aquisição de livros

10 Respostas    10.725 Visualizações

Iniciado por mikegarcia, Abril 25, 2013, 06:33:37 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

mikegarcia

Surgiu-me uma dúvida.

A aquisição de livros poderá ser aceite como gasto uma actividade da empresa?

Cumprimentos

Hélder

Fátima V

Boa noite,

Sim, livros específicos tais como:

Legislação
Livros relacionados com a actividade da empresa

Deverá registar os mesmos em livros e documentação técnica na conta 6232.
Cumprimentos,
Fátima

mikegarcia

Boa noite fátima. Obrigado Pela ajuda.

A nível de IRC, o mesmo em que artigo se enquadra? Andei a ver o artigo 23 do IRC e só encontro material de consumo corrente. Penso que aqui é só qnquadrado consumíveis e não livros.

Cumprimentos

Hélder

AndreiaM

Boa noite,

Eu sou da opinião que os livros, sendo indispensáveis para a actividade da empresa, enquadram-se no artigo 23º do CIRC.

Espero ter ajudado

Citação de: mikegarcia em Abril 25, 2013, 10:33:45 PM

A nível de IRC, o mesmo em que artigo se enquadra? Andei a ver o artigo 23 do IRC e só encontro material de consumo corrente. Penso que aqui é só qnquadrado consumíveis e não livros.

Cumprimentos

Hélder

kushinadaime

Citação de: mikegarcia em Abril 25, 2013, 10:33:45 PM

Cumprimentos

Hélder

Artigo 23º Gastos

1 — Consideram-se gastos os que comprovadamente sejam indispensáveis para a realização dos rendimentos sujeitos a imposto ou para a manutenção da fonte produtora, nomeadamente:
a) ... e outros gastos gerais de produção...;
...
d) De natureza administrativa, tais como...
e) Os relativos a análises, racionalização, investigação e consulta;
...
A meu ver o que se seque em "...tais como..." da alímea d) devem ser vistos como exemplo, não é uma expressão restrintiva como por exemplo a expressão "nomeadamente os...", por isso a expressão limita os gastos a coisas dentro desta lógica, mas aceita gastos não enumerados aqui.
E no mesmo artigo tens outros exemplos aonde se enca
ixa.

mikegarcia

Dentro da mesma temática. A atribuição de subsídios é totalmente aceite na contabilidade organizada?

kushinadaime

Citação de: mikegarcia em Maio 03, 2013, 09:08:49 PM
Dentro da mesma temática. A atribuição de subsídios é totalmente aceite na contabilidade organizada?
Sim, é aceite sem limites, pode é não ser aceite para irc e teres que acrescer.
Que tipo de subsídios é que estás a pensar?

mikegarcia

O caso prático fala de um subsídio que foi recebido para montar um escritório médico.

Desde já obrigado :)

mikegarcia

Se eu implementar um sistema de vigilância na minha loja, este custo é totalmente aceite? Estou a assumir que sim, mas tenho dúvidas.

AndreiaM

Sim, é aceite.

Citação de: mikegarcia em Maio 09, 2013, 03:01:51 PM
Se eu implementar um sistema de vigilância na minha loja, este custo é totalmente aceite? Estou a assumir que sim, mas tenho dúvidas.

mikegarcia

Olá a todos.

Tenho uma dúvida relativamente aos gastos.

A segurança social e irc são totalmente aceites como gasto?, se sim poderiam ser enquadrados na alinea f) nº1, artigo 23 do IRC?

Toda a ajuda é bem vinda :)