Dúvida Q 39 23 Fev (repetição)

5 Respostas    6.238 Visualizações

Iniciado por Liquinhas, Junho 27, 2013, 06:24:28 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Liquinhas

Boas tardes!
Acho que posso estar a vir tarde com esta minha dúvida mas alguém tem tipo um resumo do que se soma e subtrai consoante é saldo escriturado no banco ou na empresa?
Eu tenho um que disponibilizei na parte de financeira à uns tempos mas não bate certo com este exame...
No meu resumo tenho:
Conciliação bancária
Saldo escriturado na empresa
+ cheques em trânsito: emitidos ainda não apresentados ao banco
+ transferência recebidas ou depósitos
- transferências realizadas ou levantamentos ou pagamentos
- débito de juros ou pagamento de juros ou despesas bancárias
+ credito de juros ou recebimento de juros
- débito realizado por lapso pelo banco
+ crédito realizado por lapso pelo banco
= Saldo no banco

Por esta questão do exame e segundo o meu resumo... eu devia ter subtraído o depósito noturno e não somado...

Alguém me consegue dar uma mãozinha??!

Muito obrigada!
Saudações cordiais (",)

DANIELA FERREIRA

não da certo pk pede o saldo da conta depósitos a ordem e não o saldo do banco mas não acerto uma ..... :-[  :(

Liquinhas

Na minha "fórmula" parte-se do saldo da empresa sendo que os sinais são contrários se partirmos do saldo do banco e em lugar de, por exemplo, somar subtrai-se e vice versa qd temos o saldo do banco.
Saudações cordiais (",)

Carinaa

Boa tarde.

Não percebo porque ao valor devolvido da livrança não se faz nada. Alguém me pode ajudar?

Obrigada :)

CFerreira

Olá,
temos de ver qual o ponto de partida: saldo do extrato bancário ou saldo da contabilidade.
Na Q39 trata-se de ajustar o saldo do extrato bancário para obter o saldo da contabilidade.
Os depósitos efetuados no cofre noturno já foram registados na contabilidade, mas o registo no banco não é imediado e não está refletido no extrato bancário. Como tal, e tratando-se de receita, tem que se somar, ou seja, aumentar o saldo do extrato bancário, como se o valor já tivesse entrado na conta bancária.
Se o ponto de partida fosse o saldo da contabilidade, tinha que se subtrair.

Quanto à livrança penso que por se tratar de uma garantia, embora o valor não possa ser movimentado enquanto tal, não saiu da conta bancária, pelo que não considera. Talvez alguém possa explicar melhor como funciona.
http://contabilistas.info/index.php?topic=10777.0
Cumprimentos
Célia

AndreiaM

Neste caso, foi uma livrança que foi dada como garantia de um empréstimo. Só seria descontada pelo banco, caso o devedor do empréstimo não cumprisse com as prestações.
É dito que a livrança foi devolvida, quer dizer que não foi necessária a sua utilização, pelo que não gera qualquer movimento na conta bancária.
Por isso, não tem influência na reconciliação bancária.

Espero ter ajudado

Citação de: Carinaa em Setembro 19, 2013, 12:14:45 PM
Boa tarde.

Não percebo porque ao valor devolvido da livrança não se faz nada. Alguém me pode ajudar?

Obrigada :)