Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Contabilização

9 Respostas    9.789 Visualizações

Iniciado por pedja, Agosto 28, 2013, 03:10:10 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

pedja

Boa tarde,


Agradecia a vossa opinião sobre que contas utilizar na contabilização dos seguintes factos:

1- Abertura conta bancária por parte do sócio e que teve o valor mínimo de 100€
2- Recebimento de um subsidio de apoio ao jovem agricultor


Obrigado pela vossa ajuda

AndreiaM

Boa tarde,

Citação1- Abertura conta bancária por parte do sócio e que teve o valor mínimo de 100€
D 12
C 268


Citação2- Recebimento de um subsidio de apoio ao jovem agricultor
Se for um prémio de primeira instalação, em que reveste a forma de subsidio não reembolsável que não é destinado a efectuar dispêndios específicos, compra de activos ou incorrer em qualquer gasto de exploração, então deve ser reconhecido como rendimento no período em que a entidade se qualificar para o receber, com a divulgação necessária, em notas do anexo às demonstrações financeiras, para assegurar que o seu efeito seja claramente compreendido, independentemente do momento do recebimento.

Normalmente, a entidade está apta para receber o prémio, no momento da celebração do contrato. Contabilisticamente, é nesse momento que o incentivo deve ser reconhecido como ganho, independentemente do seu recebimento.
Se por acaso a assinatura do contrato ocorreu no ano passado e o recebimento se deu só este ano, o ganho deveria ter sido considerado no ano passado.

Momento em que a entidade está apta para receber o prémio:
D 278
C 75

No momento do seu recebimento:
C 278
D 12

Espero ter ajudado

pedja

Boa tarde e desde já obrigado pelo excelente ajuda..

Já agora, como proceder a contabilização numa requisição de cheques ??


Obrigado

debsousa

Olá,

Eu contabilizo:
D6227 - Comissão
D6227 - Imposto selo
C12 - banco

Cumps,
Débora
Cumprimentos,
Débora Sousa

pedja

Boa tarde..

O imposto de selo não poderia ir para uma 68123??

kushinadaime

Citação de: pedja em Agosto 30, 2013, 05:10:56 PM
Boa tarde..

O imposto de selo não poderia ir para uma 68123??
Sim pode.
Mas eu acho mais correcto "capitalizar" o selo na conta da despesa por  causa da consistência, levamos a compras o transporte delas, levamos a activos fixos a instalação do bem, e mais, este imposto é do banco e não da empresa.

ruilage

Sim, deve ser na 681231 - Imposto de selo suportado (liquidado por terceiros)

Citação de: pedja em Agosto 30, 2013, 05:10:56 PM
Boa tarde..

O imposto de selo não poderia ir para uma 68123??

pedja

Boa tarde,

Nesta situação é considerado o proveito todo no mesmo ano ou podemos imputar o valor a uma conta 7 anualmente numa base proporcional em relação aos custos da actividade??



Citação de: mangovsky em Agosto 28, 2013, 06:33:36 PM
Boa tarde,

Citação1- Abertura conta bancária por parte do sócio e que teve o valor mínimo de 100€
D 12
C 268


Citação2- Recebimento de um subsidio de apoio ao jovem agricultor
Se for um prémio de primeira instalação, em que reveste a forma de subsidio não reembolsável que não é destinado a efectuar dispêndios específicos, compra de activos ou incorrer em qualquer gasto de exploração, então deve ser reconhecido como rendimento no período em que a entidade se qualificar para o receber, com a divulgação necessária, em notas do anexo às demonstrações financeiras, para assegurar que o seu efeito seja claramente compreendido, independentemente do momento do recebimento.

Normalmente, a entidade está apta para receber o prémio, no momento da celebração do contrato. Contabilisticamente, é nesse momento que o incentivo deve ser reconhecido como ganho, independentemente do seu recebimento.
Se por acaso a assinatura do contrato ocorreu no ano passado e o recebimento se deu só este ano, o ganho deveria ter sido considerado no ano passado.

Momento em que a entidade está apta para receber o prémio:
D 278
C 75

No momento do seu recebimento:
C 278
D 12

Espero ter ajudado

Xana Pereira

Boa tarde caros colegas :)

Relativamente à contabilização das despesas bancárias como costumam proceder:

Exemplos:
- 100€ relativos a imposto de selo s/crédito/ utilização de descoberto - neste caso usam a 6227 ou 68123?

- comissão - 35€ e imposto de selo s/comissão - 1,40€ - levam tudo à conta 6227 ou separam 6227-35€ e 68123 - 1,40€?

Em que casos concretos usam a 68123?


Obrigada :)
Xana Pereira

debsousa

O imposto de selo dos bancos eu levo à 6227. Porque o IS é entregue pelo banco ao estado embora o cobre à minha empresa.

A 6812 é usada quando o IS é devido por mim ao estado.
Cumprimentos,
Débora Sousa