Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Alteração de fecho de contas

4 Respostas    4.906 Visualizações

Iniciado por debsousa, Outubro 15, 2013, 12:27:42 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

debsousa

Boa tarde,

Devido a uma comunicação das finanças, tive de substituir o Modelo 22 e IES de 2012 de uma empresa. A minha dúvida é em relação à acta. Devo fazer uma acta com data actual, indicando que se trata de aprovação de contas de 2012 alterada? Como devo fazer?
Cumprimentos,
Débora Sousa

AndreiaM

Boa tarde,

A alteração foi a nível fiscal e não contabilístico, pelo que sou da opinião que não tem que alterar a ata de aprovação de contas.

Espero ter ajudado

Citação de: debsousa em Outubro 15, 2013, 12:27:42 PM
Boa tarde,

Devido a uma comunicação das finanças, tive de substituir o Modelo 22 e IES de 2012 de uma empresa. A minha dúvida é em relação à acta. Devo fazer uma acta com data actual, indicando que se trata de aprovação de contas de 2012 alterada? Como devo fazer?

debsousa

Boa tarde,

Antes demais obrigada pela sua ajuda. No entanto, essa alteração a nivel fiscal, alterou o resultado liquido do exercicio e o valor da 24(irc a pagar). Assim, sendo o valor de RL a transferir já não é o montante que está na acta inicial. Que devo fazer?
Cumprimentos,
Débora Sousa

AndreiaM

Boa tarde,

O valor lançado no fecho do ano a nível de imposto sobre o rendimento é apenas uma estimativa.
Aquando do apuramento do IRC a pagar/receber, a diferença entre o valor estimado o e valor pago/recebido irá para uma conta de excesso/insuficiência de estimativa no ano seguinte.

Não sei se me fiz entender.

Espero ter ajudado

Citação de: debsousa em Outubro 15, 2013, 12:53:27 PM
Boa tarde,

Antes demais obrigada pela sua ajuda. No entanto, essa alteração a nivel fiscal, alterou o resultado liquido do exercicio e o valor da 24(irc a pagar). Assim, sendo o valor de RL a transferir já não é o montante que está na acta inicial. Que devo fazer?

debsousa

Cumprimentos,
Débora Sousa