Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Apuramentode IRS por métodos indiretos por parte da AT

6 Respostas    5.573 Visualizações

Iniciado por Hugo Gomes, Novembro 08, 2013, 02:56:04 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Hugo Gomes

Boa tarde,

em maio deste ano assumi uma contabilidade cujo irs de 2011 não tinha sido entregue dentro do prazo. A AT notificou o cliente em Outubro de 2012 e mesmo assim não foi entregue. Posteriormente em 2012 após notificação de apuro dos métodos indirectos o irs foi submetido. Acontece que mesmo assim o irs foi calculado como contabilidade simplificada e não como organizada regime em que estava e está inserido.
Tudo isto resultou num apuro de 29000,00€ quando se fosse pelo método de contabilidade organizada seriam apenas 6000,00€.
As coimas por entrega da declaração em atraso foram pagas dentro do prazo.

Reclamei desse situação já no mês de Setembro e veio agora resposta negativa ou seja pedido indeferido.

Alguém me pode ajudar com alguma situação idêntica ou ideia para reclamação.

AndreiaM

Boa tarde,

Se não ultrapassou os 150.000€ de volume de negócios nesse ano e não entregou declaração de alterações para optar pelo regime de contabilidade organizada, passou oficiosamente para o regime simplificado.

Se for esse o caso, não há muito a fazer :(
Ou tem que esperar 3 anos para voltar ao regime de contabilidade organizada ou então ultrapassa os 150.000€ de volume de negócios.

Espero ter ajudado

Citação de: Hugo Gomes em Novembro 08, 2013, 02:56:04 PM
Boa tarde,

em maio deste ano assumi uma contabilidade cujo irs de 2011 não tinha sido entregue dentro do prazo. A AT notificou o cliente em Outubro de 2012 e mesmo assim não foi entregue. Posteriormente em 2012 após notificação de apuro dos métodos indirectos o irs foi submetido. Acontece que mesmo assim o irs foi calculado como contabilidade simplificada e não como organizada regime em que estava e está inserido.
Tudo isto resultou num apuro de 29000,00€ quando se fosse pelo método de contabilidade organizada seriam apenas 6000,00€.
As coimas por entrega da declaração em atraso foram pagas dentro do prazo.

Reclamei desse situação já no mês de Setembro e veio agora resposta negativa ou seja pedido indeferido.

Alguém me pode ajudar com alguma situação idêntica ou ideia para reclamação.

Hugo Gomes

pelo contrário, a opção pelo regime de contabilidade organizada foi feito, o problema foi não terem entregue o irs nos prazos exigidos, mesmo após notificação da AT.

AndreiaM

Não me parece que o facto de ter entregue a declaração fora de prazo, origine o enquadramento e o consequente apuramento do imposto com base no regime simplificado.
Em que ano foi feita a opção pelo regime de contabilidade organizada?

Citação de: Hugo Gomes em Novembro 12, 2013, 09:32:12 AM
pelo contrário, a opção pelo regime de contabilidade organizada foi feito, o problema foi não terem entregue o irs nos prazos exigidos, mesmo após notificação da AT.

Hugo Gomes

tenho o comprovativo do enquadramento no regime de contabilidade organizada para o periodo de 01/01/2010 a 31/12/2012, e em 2013 renovou automaticamente.

O problema é
1- não entregou irs em maio de 2012
2 - recebeu notificação da AT a 2/11/2012 com 30 dias para enviar e não enviou
3 - só em 2013 submeteu declaração

AndreiaM

Atenção que, se em algum destes anos (2010, 2011 ou 2012), não ultrapassou os 150.000€ de volume de negócios e não entregou declaração de alterações, passou oficiosamente para o regime simplificado.
Está a acontecer isso com muitos contribuintes!

Citação de: Hugo Gomes em Novembro 13, 2013, 09:20:06 AM
tenho o comprovativo do enquadramento no regime de contabilidade organizada para o periodo de 01/01/2010 a 31/12/2012, e em 2013 renovou automaticamente.

Hugo Gomes

o enquadramento foi renovado isso já foi rverificado