Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

IRS em separado

5 Respostas    5.013 Visualizações

Iniciado por pmdias, Fevereiro 02, 2014, 07:41:04 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

pmdias

Boa noite amigos

Tenho uma duvida que gostava da vossa ajuda se possível. Eu estou junto com a minha parceira á mais de 5 anos e meto o IRS em conjunto. Ela neste momento esta desempregada á mais de 2 anos e atualmente não recebe qualquer apoio do estado. Eu posso este ano meter o IRS em separado? Ate porque tenho uma filha na creche e penso que se meter o IRS em separado a mensalidade é substancialmente mais baixa. A minha duvida é se posso meter ou não em separado, visto que sempre meti em conjunto com ela.
Obrigado

AndreiaM

Boa noite,

A entrega da declaração em conjunto para os unidos de facto é uma opção, pelo que a qualquer momento podem entregar o IRS em separado.

Espero ter ajudado

Citação de: pmdias em Fevereiro 02, 2014, 07:41:04 PM
Boa noite amigos

Tenho uma duvida que gostava da vossa ajuda se possível. Eu estou junto com a minha parceira á mais de 5 anos e meto o IRS em conjunto. Ela neste momento esta desempregada á mais de 2 anos e atualmente não recebe qualquer apoio do estado. Eu posso este ano meter o IRS em separado? Ate porque tenho uma filha na creche e penso que se meter o IRS em separado a mensalidade é substancialmente mais baixa. A minha duvida é se posso meter ou não em separado, visto que sempre meti em conjunto com ela.
Obrigado

Shrek

Como a colega Mangovsky disse para as pessoas em união de facto a entrega do irs em conjunto é uma opção, mas quanto ao facto de entregar sózinho ter mais benefícios tenho as minhas sinceras dúvidas e claro que cada caso tem que ser analisado individualmente, mas caso tenhas despesas da sua companheira que possa incluir no irs "saúde, educação, etc" não tendo as suas e as da sua filha passado já o limite, será vantajoso em termos de irs visto ela não estar a usufruir qualquer tipo de rendimento, enquanto esteve empregada ai sim penso que traria benefícios a entrega em separado mas mais uma vez teria que ser analisado.
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]

pmdias

Citação de: Shrek em Fevereiro 02, 2014, 09:33:09 PM
Como a colega Mangovsky disse para as pessoas em união de facto a entrega do irs em conjunto é uma opção, mas quanto ao facto de entregar sózinho ter mais benefícios tenho as minhas sinceras dúvidas e claro que cada caso tem que ser analisado individualmente, mas caso tenhas despesas da sua companheira que possa incluir no irs "saúde, educação, etc" não tendo as suas e as da sua filha passado já o limite, será vantajoso em termos de irs visto ela não estar a usufruir qualquer tipo de rendimento, enquanto esteve empregada ai sim penso que traria benefícios a entrega em separado mas mais uma vez teria que ser analisado.

Obrigado pelas rapidas respostas

As minhas despezas são do credito habitação e algumas despezas de saude com a minha filha. A minha parceira tem a declaração da creche da minha filha em nome dela.

Ana Vieira

Boa noite,

Nesse caso justificasse que a sua companheira faça parte da entrega do irs...

j0rge

Boa dia,

Acho que deve fazer um simulação a ver que situação é mais vantajosa. As regras do IRS tem uma coisa que defendem os casais, o Art 69 do CIRS, ou seja os rendimentos do casal são somados e divididos por 2 e depois é apurada a taxa aplicar. Olhando a isto é de espera que seja mais vantajoso fazer em conjunto.