Boa tarde,
Antes de mais não sei se este tópico estará bem enquadrado nesta área, mas gostaria de partilhar convosco uma situação e saber vossa opinião.
Como passei no exame da Ordem em Outubro fui com familiares à cerimónia de entrega dos certificados. Momento este muito especial na minha vida não fosse marcado por um roubo no hall de entrada da Pousada da Juventude de Lisboa no momento que procedia ao checkout.
Resumindo a história:
Quando dirigi-me ao hall de entrada, por volta das 7h45, reparei num senhor que se encontrava sentado na sala de estar, num ambiente com pouca iluminação, mesmo em frente do recepcionista. Enquanto falava com este e com as malas a aproximadament
e a um metro de distância atrás de nós, reparei no seu olhar estranho para o senhor que se encontrava na sala e que acabara por abandonar a referida Pousada calmamente.
Após a nossa curta conversa e quando íamos para o táxi verificamos a ausência da mala que continha um portátil e que provavelmente acabara de ser roubada pela única pessoa que esteve no hall de entrada para além de nós – o senhor que já se encontrava lá antes de nós.
Após insistir diversas vezes para o funcionário chamar a polícia ou o responsável pela Pousada ou até mesmo verificar as imagens de videovigilânci
a, este não manifestou qualquer interesse em colaborar. Então liguei do meu próprio telemóvel para o 112 a fim de saber se poderiam ajudar-me a contactar a polícia mais próxima do local, enquanto o dito recepcionista pesquisava na internet
Infelizmente e devido à demora principalmente do recepcionista em prestar ajuda não foi possível apanharmos o avião obrigando-nos a ficar no aeroporto mais de 3 horas até ao voo seguinte tendo de desembolsar 600€ por novas passagens (3pessoas)!
Ora, como é que num estabeleciment
o desta natureza deixam entrar pessoas estranhas que ficam confortavelmen
te na sala de estar como se tratassem de hóspedes? Porque é que às 7h45 está um homem às escuras na sala sem o recepcionista questioná-lo sobre as suas intenções naquele espaço? Como é que numa Pousada, que atende diariamente dezenas de pessoas, não têm os contactos de emergência?
Quero acreditar que todos os trabalhadores das Pousadas têm formação adequada para agir perante situações do género. Como é que o recepcionista naquele momento não reage perante os meus pedidos?
Passados mais de 2meses do sucedido e após reclamação no dia do roubo, conversa com gerente da Pousada, notificação na PSP, email e carta a solicitar o reembolso da estadia não é que não obtive qualquer resposta!?
Sinto-me lesada derivado ao comportamento pouco profissional do recepcionista. É assim que resolvem os problemas em Portugal? Há um roubo dentro de uma Pousada e não há responsáveis?
Qual o vossa opinião sobre o exposto? Conhecem alguma entidade a quem possa reclamar uma vez mais?
Reaver o portátil é um facto que não conseguirei, mas o meu caso poderá servir de exemplo para tomarem as devidas medidas de segurança nestes locais, assim como ter em atenção a conduta dos profissionais que representam e devem zelar pelo bem estar dos hospedes.
Muito obrigada pela vossa possível colaboração e desulpem o texto enorme