Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Dissolução

19 Respostas    13.724 Visualizações

Iniciado por debsousa, Fevereiro 11, 2014, 11:43:38 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

debsousa

Vou ter de fazer o Modelo 22, IES e outros procedimentos pela 1ª em relação a uma sociedade que pretende cessar atividade na próxima 6ª feira.
Alguém podia me explicar (em termos simples e práticos, por favor), o que tenho de fazer??  ::)
Já preparei o fecho de 2013 e está tudo ok. Falta é saber agora que lançamentos e que procedimentos faço em 2014. Muito obrigada!
Estou aflita, com isto, com ivas, com M10....  ::)
Cumprimentos,
Débora Sousa

Sonia356

Em relação ao ano de 2013, vai fazer tudo normalmente. Em relação a 2014, após dissolução e liquidação da firma, a conservatória írá informar a cessação às finanças, depois tem prazo para enviar as declarações, o próprio site das finanças irá avisá-lo dos prazos a cumprir.
S.R.

debsousa

Colega, não consigo validar o Modelo 22 de 2013, porque diz que não é possível enviar agora por não ser declaração de cessação. Vou ter de enviar o Modelo 22 de 2014, primeiro do que o de 2013?
E quanto aos lançamentos na contabilidade? Algum em especial que tenha de efectuar?
Não se preenche uma declaração de cessação para as finanças? nem para a segurança social?
:-\ :-\
Cumprimentos,
Débora Sousa

Sonia356

Não coloque que se trata de declaração de periodo de cessação, em 2013 ainda estava em atividade.
S.R.

debsousa

Eu não coloquei. Eu escolhi "em actividade" e por esse motivo ele não deixa eu enviar essa declaração agora...
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Mais uma questão sobre a mesma empresa:

No apuramento do último iva (Jan-Mar/2014), dará reporte (teve despesas com iva dedutível e vendas isentas). O que faço? Solicito reembolso? Fecha a empresa com esse saldo na 24?

:o :-\ :'(

Já estou a desesperar...
Cumprimentos,
Débora Sousa

Sonia356

Espere 1º a empresa cessar, para então fazer os últimos lançamentos de 2014, e entregar as respetivas declarações. Se ficar saldo de alguma conta 1 ou 2 na data da cessação é normal. Pode então saldar tudo em contrapartida da conta do sócio.
Em relação ao Modelo 22 de 2013, não vejo porquê não poder entregar agora...
S.R.

debsousa

"Z76Só poderá entregar declarações para 2013 caso se trate de uma cessação ou uma alteração de período de tributação ou não residente sem estabelecimento estável"

É este erro que dá....
Cumprimentos,
Débora Sousa

Sonia356

Assinalou algum campo no quadro 4 CARACTERÍSTICAS DA DECLARAÇÃO?
S.R.

Sonia356

Também épossivel que a entrega do Modelo 22 referente a 2013 não esteja ainda disponivel. Os impressos só foram publicados recentemente. É melhor esperar mais uns dias.
S.R.

debsousa

Citação de: Sonia356 em Fevereiro 11, 2014, 03:53:26 PM
Assinalou algum campo no quadro 4 CARACTERÍSTICAS DA DECLARAÇÃO?

Assinalei o n.º 1 "1ª Declaração do Periodo"
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Citação de: Sonia356 em Fevereiro 11, 2014, 03:58:08 PM
Também épossivel que a entrega do Modelo 22 referente a 2013 não esteja ainda disponivel. Os impressos só foram publicados recentemente. É melhor esperar mais uns dias.

Vou esperar. Obrigada.
Devo enviar as 2 ao mesmo tempo, praticamente (2013 e 2014), não é?
Cumprimentos,
Débora Sousa

kushinadaime

Cessa a actividade na sexta feira, espera que no portal das finanças apareça a actividade para IRC cessada, demora um dia ou dois, e depois no prazo de 30 dias a contar de 6 feira tem que mandar os modelos 22 e IES de 2013 e 2014.

Sonia356

A versão do modelo 22 por via informática é:
IRC - Modelo 22 (2013) Versão 1.0.18
Aplicação 2013
Esta aplicação lê ficheiros da versão 15 (impressos vigentes em 2013)

É possivel que seja entretanto atualizado.
S.R.

debsousa

Muito obrigada a ambos os colegas.
Mais umas questões:
Contabilisticamente, que contas terão saldo no balanço final?
Faço uma acta de aprovação de contas de 2014?

Cumprimentos,
Débora Sousa