Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

IVA - Exportação em B2C

2 Respostas    3.943 Visualizações

Iniciado por Miguel23, Março 27, 2014, 11:42:18 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Miguel23

Caros,

Agradeço desde já o tempo por vós dispensado na consulta da minha dúvida. Efectivamente expus esta questão à AT mas confesso que fiquei um pouco confuso com o esclarecimento sobre a mesma.

Irei em breve e através do e-commerce (vendas à distância) providenciar um serviço de entregas (transmissão de bens) na União Europeia através de transitária sub-contratada.

Neste caso 95% dos nossos potenciais clientes serão consumidores finais a residir em estados membros.

A transportadora indica que nos serviços prestados à minha empresa, não irá facturar IVA (apenas no doméstico continental) para Ilhas e Exportação.

E nós, facturamos o custo de transportes ao consumidor final com IVA de 23%? Já me falaram em redébito, ou seja, facturar apenas o que a nós nos é facturado pela transportadora.

Reforço que a dúvida não é sobre a aplicação do IVA nos produtos a comercializar mas sim no ENVIO EXPORTAÇÃO A CONSUMIDORES FINAIS.

Obrigado desde já pelos esclarecimentos,

cmmr

Bom dia,

Comercial e fiscalmente nada o impede de facturar com IVA e comprar o produto/serviço isento de IVA.
Aliás, até é costume o vendedor colocar uma pequena quantia adicional aos valores dos portes para compensar o risco / trabalho que se corre em contratar o mesmo e custos de embalagem.
Por exemplo:
Portes que a empresa lhe cobra: 100€ isento de IVA
Portes que a sua empresa vai cobrar ao cliente final : 120€ + 27.60€ = 147.60€ (ou se quiser cobrar unicamente o que paga de  portes: 120€+23€ = 123€)
Mensalmente ou trimestralmente, entrega os 27.60€(ou os 23.00€) ao Estado na declaração periódica de IVA.

Cumprimentos

Um conselho: esqueça os redébitos :) não complique o que é simples
Carlos Moreira Rodrigues

Miguel23

Citação de: cmmr em Março 27, 2014, 11:54:41 AM
Bom dia,

Comercial e fiscalmente nada o impede de facturar com IVA e comprar o produto/serviço isento de IVA.
Aliás, até é costume o vendedor colocar uma pequena quantia adicional aos valores dos portes para compensar o risco / trabalho que se corre em contratar o mesmo e custos de embalagem.
Por exemplo:
Portes que a empresa lhe cobra: 100€ isento de IVA
Portes que a sua empresa vai cobrar ao cliente final : 120€ + 27.60€ = 147.60€ (ou se quiser cobrar unicamente o que paga de  portes: 120€+23€ = 123€)
Mensalmente ou trimestralmente, entrega os 27.60€(ou os 23.00€) ao Estado na declaração periódica de IVA.

Cumprimentos

Um conselho: esqueça os redébitos :) não complique o que é simples

Carissimo,

Obrigado pelo pronto esclarecimento. Só não acho normal que em Portugal se ligue para a entidade responsável pelo IVA e se reencaminhe 7 vezes uma chamada até nos darem um esclarecimento, embora algo confuso...

Obrigado e um abraço :)