Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

União de facto??

4 Respostas    4.569 Visualizações

Iniciado por hardman, Abril 04, 2014, 10:49:00 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

hardman

Bom dia.

Tenho a seguinte dúvida:

Um casal de namorados comprou uma casa em Novembro/2012 para habitação própria. Alteraram a morada nas finanças ainda em 2012.

No IRS de 2013, podem entregar juntos ou tem que ser separado?

Como é feita a contagem dos 2 anos?

Li que o fisco considera a situação do contribuinte a 31/12 do ano a que respeitam os rendimentos.

Em 31/12/2012: 1 ano
Em 31/12/2013: será o segundo ano >> correto??

ou

novembro/2012 a 31/12/2013 >> 1 ano e 1 mês??

Obrigado

debsousa

Atualmente tenho conhecimento do prazo de 2 anos para começarem a declarar juntos, mas na altura que adquiri casa, não sabia disso e declarei logo no 1º ano como unida de facto, e até à data não tive problemas, o que me leva a crer que as finanças não são rigorosas quanto ao prazo.

De qualquer modo acho que em 2013 já pode entregar junto.
Cumprimentos,
Débora Sousa

Fifi

Boa tarde,

Relativamente a esta questão falo com conhecimento de causa.
Uma vez que a alteração do domicilio fiscal ocorreu em 2012, em 2013 apenas tinha passado um ano, pelo que, completa o prazo estabelecido para poder entregar declaração de IRS (2 anos), apenas este ano, assim sendo quando declarar os rendimentos respeitantes a 2014 poderá optar e entregar como unidos de facto.

Cumprimentos,

Elisabete Silva

hardman

Citação de: Fifi em Abril 04, 2014, 02:43:25 PM
Boa tarde,

Relativamente a esta questão falo com conhecimento de causa.
Uma vez que a alteração do domicilio fiscal ocorreu em 2012, em 2013 apenas tinha passado um ano, pelo que, completa o prazo estabelecido para poder entregar declaração de IRS (2 anos), apenas este ano, assim sendo quando declarar os rendimentos respeitantes a 2014 poderá optar e entregar como unidos de facto.

Cumprimentos,

Elisabete Silva

Obrigado pelo esclarecimento dado.
A sua resposta vai de encontro ao que me informaram nas finanças.

Cumprimentos,
Marco

debsousa

obrigada pelo esclarecimento colega.  :)
Cumprimentos,
Débora Sousa