Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

ENCERRAMENTO DA ACTIVIDADE

4 Respostas    4.387 Visualizações

Iniciado por monicasantos, Agosto 19, 2014, 06:52:23 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

monicasantos

Olá colegas.
Preciso da vossa preciosa ajuda.
Tenho uma empresa que cessou em Iva em Agosto de 2012, no entanto não cessou a actividade por pensar que os filhos quereriam seguir com o negócio, o que tal não aconteceu.

Acontece que pretende encerrar a actividade agora.

Vendeu todo o imobilizado agora.

Tenho de apurar este iva e entregar ao estado, como faço isso uma vez que a empresa cessou em Iva em Agosto de 2012.

Tendo mais valias com estas vendas, pois estavam todas depreciadas, como procedo ao encerramento agora?

Obrigado.

Mónica

AndreiaM

Para entregar esse imposto ao estado, deve reiniciar a actividade em sede de IVA.
Não pode ter faturas emitidas anteriores à data do reinicio.

Citação de: monicasantos em Agosto 19, 2014, 06:52:23 PM
Olá colegas.
Tenho uma empresa que cessou em Iva em Agosto de 2012, no entanto não cessou a actividade por pensar que os filhos quereriam seguir com o negócio, o que tal não aconteceu.

Tenho de apurar este iva e entregar ao estado, como faço isso uma vez que a empresa cessou em Iva em Agosto de 2012.

Tendo mais valias com estas vendas, pois estavam todas depreciadas, como procedo ao encerramento agora?

Obrigado.

Mónica

paulalage

Citação de: mangovsky em Agosto 19, 2014, 10:22:11 PM
Para entregar esse imposto ao estado, deve reiniciar a actividade em sede de IVA.
Não pode ter faturas emitidas anteriores à data do reinicio.

Citação de: monicasantos em Agosto 19, 2014, 06:52:23 PM
Olá colegas.

Obrigado.

Mónica

Concordo! :)
Paula Lage
Cumprimentos,
Paula Lage

João Vitor

Boa tarde, colega,

anexo um artigo recente da OTOC sobre a Cessação da atividade em IVA. Espero que ajude.

monicasantos

Obrigado a todos.

No entanto continuo com duvidas em relação ao encerramento. Poderei encerrar hoje o ano de 2014? Já fiz bastantes encerramentos mas nunca me surgiu esta situação.
Já fiz encerramentos em Outubro, mas só tinha movimentos de recebimentos e pagamentos, ou seja, o IRC e a IEs foram a zeros.

Como poderei fazer o encerramento nesta situação.

Obrigado