collapse

Pesquisa



Controle de retenções na fonte

  • 29 Respostas
  • 11346 Visualizações
*

Offline Raquel Monteiro

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #15 em: Outubro 01, 2014, 04:49:27 pm »
Muito obrigada pela partilha dos vossos métodos.
Sempre que eu recebo uma fatura com retenção, insiro o valor num quadro de excel, no campo correspondente (ex: 101/102/etc) e na linha correpondente à empresa que deve pagar a retenção.

O meu problema, é que a retenção deve ser paga apenas quando é feito o pagamento da fatura, e não pela data da fatura.



Ajuda Imenso,
Obrigada
Raquel


«Artigo 98.ºRetenção na fonte - regras gerais CIRS
1 - Nos casos previstos nos artigos 99.º a 101.º e noutros estabelecidos na lei, a entidade
devedora dos rendimentos sujeitos a retenção na fonte, as entidades registadoras ou
depositárias, consoante o caso, são obrigadas, no acto do pagamento, do vencimento,
ainda que presumido, da sua colocação à disposição, da sua liquidação ou do apuramento
do respectivo quantitativo, consoante os casos, a deduzir-lhes as importâncias
correspondente s à aplicação das taxas neles previstas por conta do imposto respeitante ao
ano em que esses actos ocorrem. (Redacção dada pela Lei n.º 32-B/2002, de 30 de dezembro)»

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #16 em: Outubro 01, 2014, 06:17:30 pm »
Boa Tarde Colega,

Eu faço sempre a retenção na fonte pela fatura.

Se ficar à espera do recibo entao nunca faço retenção nenhuma... ou entao fazia-as todas no final do ano. :)

Cumps.

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #17 em: Outubro 01, 2014, 06:31:43 pm »

Faz mal.... mto mal!



Boa Tarde Colega,

Eu faço sempre a retenção na fonte pela fatura.

Se ficar à espera do recibo entao nunca faço retenção nenhuma... ou entao fazia-as todas no final do ano. :)

Cumps.
Saudações
Paulo Braga

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #18 em: Outubro 01, 2014, 06:47:56 pm »
Faz mal.... mto mal!



Boa Tarde Colega,

Eu faço sempre a retenção na fonte pela fatura.

Se ficar à espera do recibo entao nunca faço retenção nenhuma... ou entao fazia-as todas no final do ano. :)

Cumps.

Então qual é a sugestão do colega?


*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #19 em: Outubro 02, 2014, 09:17:33 am »
É verdade que fazemos mal, concordo. Mas não vejo outra alternativa. Pelo que tenho falado com outras colegas da área, todas fazem assim pelos mesmos motivos....

Boa Tarde Colega,

Eu faço sempre a retenção na fonte pela fatura.

Se ficar à espera do recibo entao nunca faço retenção nenhuma... ou entao fazia-as todas no final do ano. :)

Cumps.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Nubiz

  • ****
  • 211
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #20 em: Outubro 02, 2014, 11:21:06 am »
E no caso da fatura-recibo ser emitida 5 meses depois após o pagamento e a mesma indicar a prestação do serviço à 5 meses atrás???
Como fazem o lançamento do custo: pela data da fatura-recibo ou pela data da prestação do serviço?

*

Offline JRMSILVA

  • **
  • 34
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #21 em: Outubro 02, 2014, 12:16:06 pm »

Concordo que com a implementação do SAFT e a sua entrega até ao dia 25 de cada mês, contribuiu para uma maior organização documental.

Mas para muitas empresas a contabilidade organizada só de nome porque na prática, vejo coisas de fugir a léguas. Compra e venda de activos sem dar qualquer conhecimento à contabilidade, pagamentos sem qualquer justificação, facturas com data de 6 meses ou mesmo um ano anteriores ao período que estamos a contabilizar.

Quanto às retenções, pode não ser o procedimento mais correcto, mas procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da factura.

Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!!

Com respostas destas ...

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #22 em: Outubro 02, 2014, 12:20:03 pm »
 ;D Alguém que compreende o que eu passo.... LOL

Concordo que com a implementação do SAFT e a sua entrega até ao dia 25 de cada mês, contribuiu para uma maior organização documental.

Mas para muitas empresas a contabilidade organizada só de nome porque na prática, vejo coisas de fugir a léguas. Compra e venda de activos sem dar qualquer conhecimento à contabilidade, pagamentos sem qualquer justificação, facturas com data de 6 meses ou mesmo um ano anteriores ao período que estamos a contabilizar.Concordo plenamente

Quanto às retenções, pode não ser o procedimento mais correcto, mas procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da factura. Também eu

Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!! Tenho um cliente (IRS, cat B) que eu já desisti de pedir extratos, lanço tudo pela 513. Ele nunca vai entender que eu preciso deles....

Com respostas destas ...
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #23 em: Outubro 02, 2014, 02:08:38 pm »
;D Alguém que compreende o que eu passo.... LOL


Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!! Tenho um cliente (IRS, cat B) que eu já desisti de pedir extratos, lanço tudo pela 513. Ele nunca vai entender que eu preciso deles....

Com respostas destas ...


http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/87CAB3CA-4ED1-411A-9BDE-3E9725C24F21/0/LGT_01_2014.pdf

«Artigo 63.º-C LGT

Contas bancárias exclusivamente afectas à actividade empresarial
1 - Os sujeitos passivos de IRC, bem como os sujeitos passivos de IRS que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada, estão obrigados a possuir, pelo menos, uma conta bancária através da qual devem ser, exclusivamente, movimentados os pagamentos e recebimentos respeitantes à actividade empresarial desenvolvida.
2 - Devem, ainda, ser efectuados através da conta ou contas referidas no n.º 1 todos os movimentos relativos a suprimentos, outras formas de empréstimos e adiantamentos de sócios, bem como quaisquer outros movimentos de ou a favor dos sujeitos passivos.
3 - Os pagamentos respeitantes a faturas ou documentos equivalentes de valor igual ou superior a (euro) 1000 devem ser efetuados através de meio de pagamento que permita a identificação do respetivo destinatário, designadamente transferência bancária, cheque nominativo ou débito direto. (Redacção da Lei n.º 20/2012, de 14 de Maio)
4 - A administração tributária pode aceder a todas as informações ou documentos bancários relativos à conta ou contas referidas no n.º 1 sem dependência do consentimento dos respectivos titulares. (Aditado pela Lei n.º 37/2010, de 2 de Setembro)
5 - A possibilidade prevista no número anterior é estabelecida nos mesmos termos e circunstâncias do artigo 63.º-B (Aditado pela Lei n.º 37/2010, de 2 de Setembro)»

Só um a parte no meu entendimento e tendo em conta o artigo 63º C da LGT,  cliente (IRS, cat B) sem contabilidade organizada não está obrigado a possuir uma conta bancária exclusivamente afeta à atividade empresarial.

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #24 em: Outubro 02, 2014, 02:16:07 pm »
Sim colega Rosinda, concordo. Mas ele foi avisado vezes sem conta....
 >:(

Obrigada na mesma pela informação.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline paulalage

  • *****
  • 1195
  • 49
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #25 em: Outubro 02, 2014, 03:15:18 pm »
Concordo que com a implementação do SAFT e a sua entrega até ao dia 25 de cada mês, contribuiu para uma maior organização documental.

Mas para muitas empresas a contabilidade organizada só de nome porque na prática, vejo coisas de fugir a léguas. Compra e venda de activos sem dar qualquer conhecimento à contabilidade, pagamentos sem qualquer justificação, facturas com data de 6 meses ou mesmo um ano anteriores ao período que estamos a contabilizar.

Quanto às retenções, pode não ser o procedimento mais correcto, mas procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da factura.

Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!!

Com respostas destas ...


Concordo...... Também eu procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da fatura......

Cumprimentos,
Paula Lage
Cumprimentos,
Paula Lage

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #26 em: Outubro 02, 2014, 03:27:08 pm »
Mas a contabilidade é efetuado em função do “tipo” de cliente!!
Ou será que deve ser efetuada em função das normas!
Concordo que se deve simplificar…. Mas “simplificar” tem limites!
Este “para além de muitos outros” é o mal de muitos colegas, pois a contabilidade ainda é vista por muitos empresários como uma obrigação e não como um apoio á gestão da empresa.
E assim não vamos lá.


Concordo que com a implementação do SAFT e a sua entrega até ao dia 25 de cada mês, contribuiu para uma maior organização documental.

Mas para muitas empresas a contabilidade organizada só de nome porque na prática, vejo coisas de fugir a léguas. Compra e venda de activos sem dar qualquer conhecimento à contabilidade, pagamentos sem qualquer justificação, facturas com data de 6 meses ou mesmo um ano anteriores ao período que estamos a contabilizar.

Quanto às retenções, pode não ser o procedimento mais correcto, mas procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da factura.

Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!!

Com respostas destas ...


Concordo...... Também eu procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da fatura......

Cumprimentos,
Paula Lage
Saudações
Paulo Braga

*

Offline joaoftd

  • ****
  • 252
  • 3
  • Sexo: Masculino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #27 em: Outubro 02, 2014, 04:09:06 pm »
Sei bem o que a colega debsousa diz. Como costumo dizer " do dizer ao fazer vai uma grande distância".
É muito fácil falar mas aplicar... já são outros 500. Até para comunicar facturas dentro do prazo tenho clientes que telefonar para as virem trazer é um "bico d'obra".. Haja saldo no telefone/telemóvel.  >:( e mesmo assim é gasto em vão.

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #28 em: Outubro 02, 2014, 04:54:44 pm »
Colega, sei que o procedimento não é correto (já o admiti anteriormente), mas será assim tão gravoso? Estamos a pagar a retenção antes da data em que ela é devida, e não tardiamente. Não lesamos o estado em nada com esta "simplificação". Não o faço para simplificar, mas apenas porque não vejo como o poderia fazer de outra forma (daí ter aberto o tópico para me ajudarem indicando como fazem, para ver se eu conseguia melhorar e fazer de forma correta).
Diga-me como faço para entregar na data certa??
É verdade que os clientes vêm a contabilidade como uma obrigação, mas mudar essa forma de ver, implica uma mudança drástica de mentalidades (para lá caminhámos, mas demora....).

Mas a contabilidade é efetuado em função do “tipo” de cliente!!
Ou será que deve ser efetuada em função das normas!
Concordo que se deve simplificar…. Mas “simplificar” tem limites!
Este “para além de muitos outros” é o mal de muitos colegas, pois a contabilidade ainda é vista por muitos empresários como uma obrigação e não como um apoio á gestão da empresa.
E assim não vamos lá.


Concordo que com a implementação do SAFT e a sua entrega até ao dia 25 de cada mês, contribuiu para uma maior organização documental.

Mas para muitas empresas a contabilidade organizada só de nome porque na prática, vejo coisas de fugir a léguas. Compra e venda de activos sem dar qualquer conhecimento à contabilidade, pagamentos sem qualquer justificação, facturas com data de 6 meses ou mesmo um ano anteriores ao período que estamos a contabilizar.

Quanto às retenções, pode não ser o procedimento mais correcto, mas procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da factura.

Há clientes que não enviam os extractos, temos que ser nós a solicitá-los. Há uns anos atrás, um colega meu pediu os extractos bancários ao seu cliente e este respondeu-lhe para o quê que ele os queria !!!

Com respostas destas ...


Concordo...... Também eu procedo à emissão da guia de pagamento no mês a seguir à data da emissão da fatura......

Cumprimentos,
Paula Lage
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #29 em: Outubro 02, 2014, 04:56:06 pm »
Quanto ao SAF-T já consegui "educá-los" mais ou menos... Com alguns lembretes pelo caminho, lá consigo que me enviei o ficheiro atempadamente. Mas quando dá erros nos ficheiro é que são elas.....
 :D
Sei bem o que a colega debsousa diz. Como costumo dizer " do dizer ao fazer vai uma grande distância".
É muito fácil falar mas aplicar... já são outros 500. Até para comunicar facturas dentro do prazo tenho clientes que telefonar para as virem trazer é um "bico d'obra".. Haja saldo no telefone/telemóvel.  >:( e mesmo assim é gasto em vão.
Cumprimentos,
Débora Sousa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
3343 Visualizações
Última mensagem Setembro 16, 2010, 02:33:08 pm
por CNT
6 Respostas
3449 Visualizações
Última mensagem Setembro 12, 2013, 10:23:56 pm
por ENunes
4 Respostas
11047 Visualizações
Última mensagem Novembro 13, 2013, 03:32:03 pm
por AndreiaM
4 Respostas
2655 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 20, 2014, 02:17:32 pm
por manu.9
3 Respostas
2401 Visualizações
Última mensagem Maio 06, 2014, 04:28:18 pm
por Vasco

Mensagens recentes

Deduçao do IVA - Aquisiçao de um Tuk Tuk Electrico por mariajoao
[Maio 08, 2024, 07:35:03 pm]


Re: cálculo de férias por dulcinia
[Maio 08, 2024, 06:14:21 pm]


Formulário W-8BEN-E por Marolive
[Maio 08, 2024, 05:12:27 pm]


Modelo 30 - IRS por Ema
[Maio 08, 2024, 05:08:50 pm]


IES: O que é, quem entrega e prazo de envio? por CentralGest
[Maio 08, 2024, 12:43:39 pm]


UNIPESSOAL - Transparência Fiscal por ccdiana
[Maio 07, 2024, 04:32:18 pm]


Re: "Recibos Verdes" por AndreiaM
[Maio 07, 2024, 02:33:11 pm]


Re: cálculo de férias por AndreiaM
[Maio 07, 2024, 02:19:25 pm]


Re: Mobilização do saldo do Fundo de Compensação por AndreiaM
[Maio 07, 2024, 02:17:33 pm]


Re: Como funciona o processamento de salários em empresa em insolvência por AndreiaM
[Maio 07, 2024, 02:16:39 pm]


Como funciona o processamento de salários em empresa em insolvência por Joo
[Maio 07, 2024, 02:10:10 pm]


Mobilização do saldo do Fundo de Compensação por MCMSC
[Maio 07, 2024, 11:13:22 am]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 [9] 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.