Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Amortizações não contabilizadas

7 Respostas    6.205 Visualizações

Iniciado por gilfas, Outubro 18, 2014, 12:55:40 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

gilfas

Boa tarde a todos,

Peço a vossa ajuda para uma situação que não sei o que fazer. é o seguinte:
Uma sociedade que iniciou a actividade em 2010, nunca contabilizou as amortizações, isto é, existe mapa do imobilizado e os bens constam na contabilidade, na conta 43 mas a 438 esta a zero.
O que fazer? O colega anterior propôs contabilizar na 438 neste ano o valor total que não foi amortizado, acham isto correcto?

Desde já o meu agradecimento.

gilfas

AndreiaM

Pode registar todas as amortizações que não foram registadas até ao momento.
Não esquecer que terá que fazer o ajustamento a nível fiscal, uma vez que essas amortizações serão consideradas como perdidas (artigo 18º nº 1 - DR 25/2009).

Espero ter ajudado

almeida santos

Está correcto tem que reflectir o valor total das amortizações na conta 438!No entanto, as amortizações relacionadas com anos anteriores não serão aceites fiscalmente

gilfas

Muito Obrigado pelas vossas respostas.

Tiraram-me um peso de cima.

gilfas

Já agora colegas e não querendo abusar, e se por exemplo as amortizações só do ano 2010 forem contabilizadas agora em 2014? O TOC anterior está nas disposição de substituir a modelo 22 de 2013, mas a solução tinha que passar pelas substituição de todas as modelos 22, desde de 2010 correcto?

Muito obrigado

AndreiaM

O valor é assim tão relevante, que justifique a substituição das declarações?

Citação de: gilfas em Outubro 20, 2014, 02:30:53 PM
Já agora colegas e não querendo abusar, e se por exemplo as amortizações só do ano 2010 forem contabilizadas agora em 2014? O TOC anterior está nas disposição de substituir a modelo 22 de 2013, mas a solução tinha que passar pelas substituição de todas as modelos 22, desde de 2010 correcto?

Muito obrigado

gilfas

Entre os anos 2010 ( ano inicio actividade) e 2013, estamos a falar em um valor superior a 10.000€ de amortizações que não foram contabilizadas.