Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

nota de credito

23 Respostas    14.918 Visualizações

Iniciado por sonia, Outubro 24, 2014, 12:16:59 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

sonia

ola a todos

alguem me sabe dizer quais sao os problemas de passar um nota de credito?

o contabilista da empresa esta-me sempre a dar na cabeça a dizer que nao se podem fazer NC e que ate devem ser evitadas.

mas se tenho de corrigir alguma factura nao tenho outra hipotese a nao ser NC ou anular a factura que penso que seja pior, pois esta ja pode ter sido comunicada as finanças.

existe algum quadro de resumo com os motivos de passar uma NC?

obrigada

Cumprimentos

SM

ricardof.silva

Por aquilo que eu sei não há impedimento nenhum. A nota de crédito tem que mencionar a fatura que está a corrigir/anular, esta tem que ser assinada e carimbada pela entidade a que é emitida. E sim é muito pior anular faturas    quando estas já foram comunicadas nas finanças.

Cmpts

RS

sonia

mas existe algum quadro com possiveis justificaçoes da NC? é o que o contabilista diz-me que estas têm de ser fundamentadas com uma declaraçao do cliente.

debsousa

Não se trata de uma declaração do cliente.
Na nota de crédito deve escrever:
"De acordo com o artigo .... (não consigo ver agora qual é), declaro que tomei conhecimento da regularização de Iva"
E o cliente assina.
Cumprimentos,
Débora Sousa

sonia

sim, isso tenho.

mas o problema é o cliente assinar. porque na maioria sao Espanhois e nao aceitam as nossa regras de Portugal.

njaneiro

Se são espanhóis, não há regularização de IVA pelo que a parte da assinatura como prova de conhecimento da liquidação de IVA não tem significado.
Cumprimentos,
Nuno Janeiro

nunomv

Boa tarde,
Não existe problema nenhum, mas o ideal é sempre que faças uma Nota de Credito para correção de valores ou devolução de mercadoria, etc... coloques em anexo um comprovativo do porquê que foi feita... tipo e-mail enviado pelo cliente a pedir a retificaçao, guia de transporte do cliente a devolver a mercadoria etc... e sempre com a assinatura e carimbo do cliente como prova de que tomou conhecimento da N.Credito.
(As notas de credito são muito utilizadas para "maroscas" e assim deixam de existir dúvidas...)
Cumprimentos,
Nunomvs

sonia

obrigada pela ajuda colegas

quanto à descriçao existe alguma coisa que nao se deva colocar na NC?

preciozu

Boa tarde,

Espero que isto ajude
Cumprimentos,
Marcos Proença

nunomv

A Nota de crédito deve sempre reportar a que fatura se refere, um programa bem configurado e atualizado já obriga...
Na descrição só deve colocar os artigos que retifica e o motivo da retificação ou da devolução.
Citação de: sonia em Outubro 24, 2014, 02:55:43 PM
obrigada pela ajuda colegas

quanto à descriçao existe alguma coisa que nao se deva colocar na NC?
Cumprimentos,
Nunomvs

sonia

sonia

passar uma nota de credito da totalidade de uma factura com a designaçao de desconto de quantidade é correcto? a factura em questao ja foi comunicada à alguns meses

AndreiaM

Então vende um produto e depois passado uns meses faz um desconto de quantidade desse mesmo produto pela valor total da fatura???
Parece-me algo no mínimo estranho...

Citação de: sonia em Outubro 24, 2014, 03:42:52 PM
passar uma nota de credito da totalidade de uma factura com a designaçao de desconto de quantidade é correcto? a factura em questao ja foi comunicada à alguns meses

sonia

que descriçao poderia ser aceite para anular essa factura?

debsousa

Num hotel que emite faturas a agentes de diferentes nacionalidades, é liquidado iva e regularizado quando emitida a NC. Está incorreto?? Sempre foi feito desta forma e nunca houve nenhuma comunicação das finanças a indicar que estivesse mal....

Citação de: njaneiro em Outubro 24, 2014, 02:29:32 PM
Se são espanhóis, não há regularização de IVA pelo que a parte da assinatura como prova de conhecimento da liquidação de IVA não tem significado.
Cumprimentos,
Débora Sousa