Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

2 Estabelecimentos

10 Respostas    4.946 Visualizações

Iniciado por debsousa, Novembro 07, 2014, 05:09:31 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

debsousa

Boa tarde,

Quando uma empresa tem 2 estabelecimentos, e a contabilidade tem centros de custo para cada um, como fazem a afetação dos custos inerentes a ambos os estabelecimentos (exemplo de custos bancários)?
Fazem 50% para cada um ou encontram uma certa % com base nas vendas e/ou outro critério?

Obrigada!
Cumprimentos,
Débora Sousa

Shrek

Uma das coisas que diferencia a contabilidade analítica da financeira é a criatividade, terá que adotar o método que mais lhe parecer correcto.
Os 50%/50% provavelmente não consegue justificar mas com base nas vendas, no espaço,
etc consegue.
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]

debsousa

Pois acho que faz mais sentido com base nas vendas ou no n.º de quartos....
Obrigada pela opinião.

Citação de: Shrek em Novembro 07, 2014, 05:13:58 PM
Uma das coisas que diferencia a contabilidade analítica da financeira é a criatividade, terá que adotar o método que mais lhe parecer correcto.
Os 50%/50% provavelmente não consegue justificar mas com base nas vendas, no espaço,
etc consegue.
Cumprimentos,
Débora Sousa

brnosousa

Boa tarde,

A mim parece-me sensato pelo volume de negócios, uma vez que definirá de forma mais precisa a repartição.
Uma forma que também poderia ser ajustada seria a divisão pela afetação dos trabalhadores, mas como pode haver trabalhadores que contribuem para os dois, parece-me mais ajustado o volume de negócios.

Cumps,
Bruno

debsousa

Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

A mim parece-me mais ajustado 50% / 50%, pois pelo volume de negocios pode ser irreal em função dos custos para cada volume de negocios (o volume de negocios mais alto pode ter custos mais altos ou mais baixos e não serem proporcionais ao outro)...
Cumprimentos,
Nunomvs

debsousa

Acha colega?
Eu penso que o estabelecimento maior, terá mais funcionários, mais luz, mais água, e mais vendas....
Agora fiquei indecisa...  :-\
O novo estabelecimento ainda não abriu mas já tem custos, desde licenças de obras custos com construção etc...
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

O melhor é falar com o empresário e que ele tente evitar os custos comuns, separando sempre a faturação de custos por estabelecimento até mesmo contas bancárias separadas.
Nesta fase inicial é importante saber os custos do 2º estabelecimento para que o empresário saiba que tem de ser esse estabelecimento a cobrir esse "prejuizo" ao longo do tempo, e saber mesmo se valeu a pena...
Cumprimentos,
Nunomvs

debsousa

Quando o estabelecimento abrir, a separação será mais fácil de fazer. O problema é agora, em que não existe ainda uma conta bancária para o novo...
Tenho de debruçar-me sobre isto...
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

Eu já tive uma situação idêntica, não abri centro de custos (pois era muito pequeno o 2º estabelecimento), mas abri subcontas no SNC para distinguir por exemplo "Guimarães" e "Taipas". Através do balancete analitico sabia os custos de cada um (somando as subcontas).
Para enviar o IES fazia um excel para cada estabelecimento com base no analitico...
Cumprimentos,
Nunomvs

debsousa

Também tenho uma caso em que fiz dessa forma, com 4 estabelecimentos.... ;)
Dá muito trabalho estar a subdividir tantas contas, acho que o centro de custo será mais viável.
Cumprimentos,
Débora Sousa