Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

IPSS-compra equipamento em espanha

1 Respostas    3.135 Visualizações

Iniciado por 112233, Novembro 17, 2014, 03:16:08 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

112233

Boa tarde colegas,
Trabalho numa instituição IPSS, que está isenta de impostos.
Ao nível de IVA, é uma instituição mista, porque tem uma piscina a funcionar e aberta ao público, logo essa parte ´comercial é sujeito passivo de iva, todas as outras valências são isentas de iva.
Recentemente comprou-se a Espanha um retificador de energia, para controlar o consumo da mesma.
Como este aparelho não foi para a parte comercial, tenho que fazer a Inversão do IVA? Penso que não, será que estou certa. A própria fatura do fornecedor espanhol também não tem iva, mesmo sendo á taxa espanhola, penso que isso para nós também não tem influencia. Estarei certa?
Caso este equipamento pertencesse ao edifício onde se encontra a parte comercial, teria então que fazer a inversão da % a que dizia respeito?

AndreiaM

Pelo que percebo o aparelho está relacionado com a atividade isenta de IVA.
Nesse caso, terá que fazer autoliquidação do imposto na mesma, mas só o liquida porque não pode exercer o direito à dedução do mesmo.

Espero ter ajudado

Citação de: 112233 em Novembro 17, 2014, 03:16:08 PM
Boa tarde colegas,
Trabalho numa instituição IPSS, que está isenta de impostos.
Ao nível de IVA, é uma instituição mista, porque tem uma piscina a funcionar e aberta ao público, logo essa parte ´comercial é sujeito passivo de iva, todas as outras valências são isentas de iva.
Recentemente comprou-se a Espanha um retificador de energia, para controlar o consumo da mesma.
Como este aparelho não foi para a parte comercial, tenho que fazer a Inversão do IVA? Penso que não, será que estou certa. A própria fatura do fornecedor espanhol também não tem iva, mesmo sendo á taxa espanhola, penso que isso para nós também não tem influencia. Estarei certa?
Caso este equipamento pertencesse ao edifício onde se encontra a parte comercial, teria então que fazer a inversão da % a que dizia respeito?